A Gestão de Projeto de Engenharia
Por: Marcus Fernandes • 29/9/2018 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA De PRODUÇÃO
Marcus Januário Fernandes
Código de Ética e Conduta Profissional – PMI
O documento elaborado pelo PMI se aplica a todos os membros da instituição e a não membros que possuam ou estejam em processo de certificação, e outros que prestam serviços ao PMI como voluntários. O código é composto por cinco capítulos e possui estrutura em que é dividido em seções que contêm padrões de conduta em linha com os quatro valores tidos como os mais importantes para a comunidade de gerenciamento de projetos, sendo eles: responsabilidade, respeito, justiça e honestidade. Tais preceitos estão presentes na visão e nos objetivos da instituição, sendo que este código estabelece entendimento do comportamento adequado na profissão e propõe que o mesmo seja utilizado no desenvolvimento e evolução do ofício.
O principal aspecto trazido pelo código de ética do PMI é o comportamento humano, destaca-se a importância dada a conduta desejável e obrigatória e como de fato as condições estão interligadas. Os padrões obrigatórios definem requisitos firmes e podem limitar ou proibir certos comportamentos no exercício da profissão, um exemplo é apresentado de forma enfática de responsabilidade e como deve-se conhecer e apoiar normas e leis, comunicando condutas antiéticas ou ilegais se necessário à gerência apropriada. A falta desses requisitos pode causar suspensões ou a expulsão do membro junto ao PMI.
Na continuidade do código de ética do PMI, é trazida novamente a questão comportamental como peça principal para questões como respeito e justiça, é notório que em um mundo cada vez mais globalizado temos contato com uma crescente diversidade e multiculturas, as quais podemos obter informações com o intuito de evitar comportamentos que possam ser considerados desrespeitosos. Associado ao respeito, o código apresenta as relações de justiça no qual o PMI exige que as negociações se deem de boa-fé e que se pratique a transparência para que possamos, por exemplo, revelar conflitos de interesses reais ou potenciais, de forma proativa e total. Na conclusão deste capítulo, o documento traz as obrigatoriedades quanto ao favoritismo e a descriminação, é vedada a prática dessa conduta em contratações e demissões.
No encerramento do documento, o código de conduta do PMI apresenta questões relacionadas a um tema caro a todos nós, a honestidade. É desejável que se tenha boa-fé nas ações e que sejam padrões obrigatórios a consciência de que não participamos de comportamento desonesto, seja em projetos com a intenção de ganho pessoal ou às custas de terceiros. É vedada também ações como declarações enganosas ou falsas com o intuito de omitir informações.
Por fim, podemos concluir que o código se baseia no comportamento humano e expressa boas práticas de conduta para o desenvolvimento do ofício de gerenciamento de projetos. Resumimos o código de conduta do PMI quando agimos de forma profissional, mesmo quando não há reciprocidade.
...