A Hidrologia Lista
Por: kellenncristina • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 213 Visualizações
1) Conceitue hidrologia aplicada e quais suas aplicações práticas, principalmente na Engenharia Civil
Hidrologia é a ciência que trata da terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações com o meio ambiente, incluindo suas relações com a vida. É uma ciência aplicada. Ela usa princípios hidrológicos na solução de problemas de engenharia provenientes da exploração dos recursos hídricos, na sua aplicação estrutural em cálculos de drenagens superficiais, drenagem urbana, controle das bacias hidrográficas, drenagem subterrânea, rebaixamento do lençol freático e bacias de infiltração (recarga), como também na construção civil em Projetos e execução de sistemas de drenagens.
2) Quais são as variáveis meteorológicas envolvidas no ciclo hidrológico e descreva como cada uma destas influenciam este ciclo.
As variáveis meteorológicas são: precipitação, evaporação e transpiração, radiação solar, temperatura do ar, ventos, umidade relativa do ar e pressão de vapor.
A agua dos oceanos evapora ao absorver energia do sol, o que aumenta o vapor da agua na massa de ar sobrejacente. A condensação e a precipitação ocorrem quando essa massa de ar carregada de vapor esfria, em geral porque sobe na atmosfera. Se a precipitação ocorrer na terra, a agua pode tomar uma serie de percursos. Parte dela é absorvida por edifícios, arvores e outras vegetações (interceptação)
3) Escolha uma aplicação descrita no exercício 1 e faça um pesquisa sobre um problema real que se enquadre no uso das atribuições da hidrologia. Mostre os termos da equação de balanço hídrico, reproduzindo o esquema do ciclo hidrológico.
Drenagem Urbana: cerca de 75% da população vive em área urbana. Enchentes, produção de sedimentos e problemas de qualidade da água.
Através do intenso processo de urbanização das cidades brasileiras, principalmente na formação de regiões metropolitanas, tem gerado muitos problemas de infraestrutura urbana, especialmente em relação à drenagem de águas pluviais. A causa dos problemas está na impermeabilização do solo, desmatamento da vegetação, ocupação das várzeas, estruturação do sistema viário em vias de fundo de vale, erosão e assoreamento, lixo, poluição, retificação e canalização de rios, agravados ainda pela ausência de planos urbanísticos específicos, e que tem como consequência enchentes que geram impactos econômicos e sociais, em todas as atividades e funções da cidade, e praticamente a vida dos habitantes. Os sistemas de drenagem urbana são essencialmente sistemas preventivos de inundações, principalmente nas áreas mais baixas das comunidades sujeitas a alagamentos ou marginais de cursos naturais de água. É evidente que no campo da drenagem, os problemas agravam-se em função da urbanização desordenada. Quando um sistema de drenagem não é considerado desde o início da formação do planejamento urbano, é bastante provável que esse sistema, ao ser projetado, revele-se, ao mesmo tempo, de alto custo e deficiente. É conveniente, para a comunidade, que a área urbana seja planejada de forma integrada.
4) O que você entende por recarga de aquífero?
Os aquíferos são reservatórios naturais de grande importância para o abastecimento humano em todo o mundo, e sua má exploração pode causar danos irreversíveis ao mesmo. É de formação geológica do subsolo que armazena agua em seus. Recarga de aquífero é tudo aquilo que reabastece os aquíferos através de infiltração pela agua da chuva ou a partir de fontes subterrâneas. A recarga ocorre de forma direta ou indireta
5) Desenhe uma bacia hidrográfica de forma elíptica, de ordem 5, identificando a nascente e a desembocadura.
6) De que forma podemos delimitar os divisores de água de uma bacia hidrográfica, ou determinar a declividade média da área, do álveo, das encostas.
Os divisores de água de uma bacia formam uma linha fechada, a qual é ortogonal às curvas de nível do mapa e desenhada a partir da seção fluvial do exutório, em direção às maiores cotas ou elevações.
Quanto maior a declividade de um terreno, maior a velocidade de escoamento, menor Tc e maior as perspectivas de picos de enchentes. A magnitude desses picos de enchente e a infiltração da água, trazendo como consequência, maior ou menor grau de erosão, dependem da declividade média da bacia (determina a maior ou menor velocidade do escoamento superficial), associada à cobertura vegetal, tipo de solo e tipo de uso da terra.
...