A História do Linux
Relatório de pesquisa: A História do Linux. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leahsilva • 21/5/2014 • Relatório de pesquisa • 3.051 Palavras (13 Páginas) • 389 Visualizações
Índice
O que é Linux?
A História do Linux
Qual a ligação do Linux com um Pinguim?
Por que o Linux tem tantos nomes?
Como obter o GNU/Linux
Ubuntu GNU/Linux
openSUSE GNU/Linux
Debian GNU/Linux
Slackware GNU/Linux
Kurumin GNU/Linux
Fedora GNU/Linux
CentOs GNU/Linux
LinuxMint
Aplicativos para GNU /Linux
OpenOffice.org
AbiWord
Gumeric
Comandos do GNU/Linux
Jogos para GNU/Linux
Referências
O que é Linux?
O Linux é um sistema operacional, criado pelo finlandês Linus Torvalds em 1991. Inspirando no sistema Minix, contém, código fonte livre, sob a licença GPL, que pode ser utilizado e distribuído por qualquer pessoa. Aliado a diversos softwares livres KDEM, GNOME, Apache e Firefox, Sistema GNU e o OpenOffice.org. Atualmente é administrado por uma comunidade de desenvolvedores, entre programadores individuais e grandes empresas como IBM, Hitachi e HP.
A história do Linux
Tudo começou com o Unix, que foi criado por Ken Thompson nos laboratórios da Bell AT&T, nos EUA, em 1965, sistema para ser multitarefa e compartilhado, porém o Unix era arrojado para a época, mas somente em 1983 foi lançado o Unix System IV, utilizado por empresas em mainframes.
Em 1985, o professor holandês Andrew Tannenbaum desenvolveu um sistema de exploração mínimo baseado no Unix para ensinar programação a seus alunos. Ele o chamou de Minix. Sistema gratuito e com o código fonte disponível. Ou seja, qualquer programador poderia fazer alterações neste sistema.
Qual a ligação do LINUX com um pinguim?
O mascote oficial do Sistema Operacional LINUX e o TUX, a ideia veio do Linus Torvalds e criado por Larry Ewing em 1996, é um pinguim gorducho que tem ar de satisfeito e saciado. O nome TUX deriva de Torvalds UniX, sugerido pelo James Hughes.
Por que o LINUX tem tantos nomes?
O Linux tem uma estrutura com o núcleo Kernel. O núcleo do sistema é o responsável pela integração dos dispositivos de hardware do computador com os programas (softwares).
Existem muitas distribuições Linux. Cada uma delas tem finalidades específicas. A maioria é gratuita, mas também existem as pagas (normalmente usadas em empresas). As mais populares são as distribuições de companhias como a Red Hat (também criadora do Fedora), a SuSE, a Mandriva (união da Mandrake com a Conectiva) e a Canonical (Ubuntu), além de projetos de comunidades como o Debian ou o Gentoo.
Também houve distribuições criadas no Brasil, mas quase nenhuma teve grande reconhecimento. A mais popular foi o Conectiva (que virou Mandriva) e o Kurumin, mas conta-se mais 23 distribuições nacionais. Algumas já conhecidas são: DreamLinux, Kalango, BigLinux, FenIx, Litrix, Dual O/S, Muriqui, ProLinux, ResuLinux, Ekaaty, Tupiserver, Famelix, Poseidon, Dizinha, GoblinX, GoboLinux, Libertas, Satux, Tutoo, Mothux e Linux Mint. Além disso, existem diversas comunidades online de apoio a usuários.
Como obter o GNU/Linux
Uma vez escolhida à distribuição Linux que você utilizará, o próximo passo é fazer o download de uma imagem ISO para gravação e instalação em seu computador. É extremamente recomendável optar por uma distribuição Linux popular, bem testada e na qual você encontrará documentação abundante na internet caso precise de ajuda. A seguir temos uma lista compilada com artigos que lhe auxiliarão na instalação do Linux.
Ubuntu GNU/Linux
Ubuntu é uma das distribuições Linux mais popular da atualidade e isso se devem ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Originalmente baseada no Debian Linux, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.
openSUSE GNU/Linux
openSUSE Linux é a versão livre do sistema operacional Novell SuSE. Além de se comportar de forma muito estável e robusta como servidor, também é muito poderoso quando o assunto é desktop.
Seu diferencial é o famoso YaST (Yeah Another Setup Tool), um software que centraliza todo o processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux. Podemos dizer que esta é uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows.
Sobre o YaST:
Inicio em 1995, escrito em C++ com um ncurses GUI por Thoamas Fehr e Michael Andres a YaST talvez seja a mais poderosa ferramenta de gestão do ambiente Linux. É um projeto open source patrocinado pela Novell e ativamente em desenvolvimento.
É a ferramenta de instalação e configuração para openSUSE, SUSE Linux Enterprise e o antigo SuSE Linux. Possui uma atraente interface gráfica capaz de personalizar o seu sistema rapidamente durante e após a instalação, podendo também ser utilizada em modo texto, podendo ser usado para configurar o sistema inteiro, como por exemplo configurar periféricos como: placa de vídeo, placas de som, rede, configurar serviços do sistema, firewall, usuários, boot, repositórios, idiomas, instalar e remover softwares etc.
Debian GNU/Linux
Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin. Segue as suas características:
Sistema de empacotamento, deb;
Apt-get, que é um sistema
...