A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CAUSA RAIZ (ROOT CAUSE ANALYSIS)
Por: Sayara Leite • 4/3/2016 • Dissertação • 534 Palavras (3 Páginas) • 755 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CAUSA RAIZ (ROOT CAUSE ANALYSIS) NA MELHORIA DO DESEMPENHO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
A análise de causa raiz ou Root Cause Analysis (RCA) é uma metodologia usada para identificar falhas em processos de manutenção industrial. A RCA torna-se importante devido ao fato de investigar e eliminar a reincidência de falhas, principalmente para a manutenção industrial.
Deve-se ressaltar que não existe uma única definição de consenso de Análise de Causa Raiz no âmbito industrial; as sociedades técnicas, corporações e empresas possuem suas próprias definições e é raro encontrar duas definições iguais. (Batista, s/d)
A RCA é utilizada para retirada da empresa do modo reativo, que seria uma sobrecarga da equipe de manutenção, comprometendo o setor operacional.
Para uma melhor compreensão do processo de análise o autor fez uma analogia entre o processo de RCA e os métodos de investigação do famoso personagem de ficção detetive Sherlock Holmes do escritor Sir Arthur Conan Doyle. O paralelo entre o método investigado de Sherlock Holmes, com o processo RCA, tem a idéia de que para se obter sucesso numa RCA, é preciso primeiramente definir o problema, e a partir daí organizar os rumos da análise. Essa definição deve ser sucinta e objetiva. Precisa-se responder as seguintes perguntas: “1-Qual é o problema? 2-Quando aconteceu? 3-Onde aconteceu? 4-Qual meta que foi impactada pelo problema?”.
Para a caracterização do problema, utilizam-se os conceitos:
1-Partes: Considera-se geralmente algo tangível, como exemplo amostras, peças ou componentes.
2-Posição: O espaço físico e o tempo, ou seja, o local da ocorrência.
3-Pessoas: Pessoas que observaram o evento que será submetido á perguntas.
4-Papel: Documentação que alguma forma envolve a ocorrência.
5-Paradigma: Visão do mundo e reação das pessoas perante a ocorrência.
Após a definição do problema é necessário determinar as possíveis causas de suas ocorrências, sendo necessário fazer uma análise de falhas para se tomar conhecimento do que realmente aconteceu. Uma análise de falhas é extremamente importante e pode apresentar como fator causal a fadiga; sobrecarga; falhas influenciadas por corrosão ou desgaste. O autor do artigo destaca que a manutenção é sempre vista como a grande vilã que impede a operação de cumprir seu programa.
Depois de concluído a análise de falhas, é indispensável à identificação das possíveis causas, sendo que, após descartadas as hipóteses que não foram comprovadas, as que restarem devem ser as reais causas do evento ocorrido; como dito por Sherlock Holmes: “Quando você eliminar o improvável, o que resta, não importa o quanto improvável, deve ser verdade.”
Para que a solução do RCA seja bem sucedida, é necessário propor soluções para cada causa que foi encontrada, e a realização de um planejamento com todas as ações, definido prazos, recursos, responsáveis e distribuindo as ações de forma simples. Cada solução deve ser analisada
...