A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO PARA REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NA CIDADE DE MOSSORÓ
Por: Lucas Freitas • 22/11/2019 • Ensaio • 5.307 Palavras (22 Páginas) • 217 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CENTRO DE ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ADNA HELLEN DA SILVA
A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO PARA REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN.
MOSSORÓ
2019
ADNA HELLEN DA SILVA
A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO PARA REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN.
Projeto de trabalho de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Produção, do Departamento de Engenharias e Ciências Ambientais do Centro de Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I.
Orientador: Thomas Edson Espindola Gonçalo
MOSSORÓ
2019
CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR (A)
Eu, _____________________________________, professor(a) lotado(a) no Centro de _____________________ do Departamento__________________, declaro que aceito o compromisso de orientar o(a) acadêmico(a) ____________________________________________________ vinculado ao Curso de __________________________na elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso II.
Mossoró, ______ de ________________ de _________.
__________________________________________
Assinatura do(a) Orientador(a)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 7
2.1 O conceito da manutenção 7
2.2 Histórico da manutenção 8
2.3 Tipos de Manutenção 12
2.3.2 Manutenção Preventiva 14
2.3.3 Manutenção Preditiva 15
2.3.4 Manutenção Detectiva 15
2.3.5 Engenharia de Manutenção 16
3 METODOLOGIA 18
4 RESULTADOS ESPERADOS 19
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 20
REFERÊNCIAS 21
ANEXO A - Conteúdo.................................................................................................22
APÊNDICE A - Conteúdo..........................................................................................23
1 INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnológica e aumento da economia mundial cresce cada vez mais a competitividade entre as organizações e aumentando assim a busca para entregar ao cliente serviço/produto com maior qualidade e menor custo. Diante disso, para alcançar a efetiva satisfação e fidelização dos clientes e se manter viva no mercado competitivo, as organizações utilizam ferramentas para gerenciar seus resultados e desempenho através de indicadores que medem a produtividade, lucratividade, qualidade, competitividade, disponibilidade de máquinas e clientes (LIMA, 2014).
Neste cenário, a gestão da manutenção contribui efetivamente para a redução de custos contribuindo para o aumento tanto da lucratividade como da competitividade. Para Costa (2013), a manutenção como função estratégica, corresponde a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e qualidade da entrega, identificando a importância do mesmo para os resultados financeiros da empresa.
De acordo com Barros, Ferraz e Reis (2018) , quando a manutenção é bem elaborada possibilita o uso pleno dos equipamentos, aumento sua vida útil, visto que há acompanhamento mais rígido nas peças com maior quebra, permitindo maior durabilidade da máquina, pois a mesma não forçará a quebra de outro componente ligado a ela. Segundo Xenos (p. 21, 1998), “o objetivo da manutenção não é somente o de manter ou restaurar as condições físicas do equipamento, mas também de manter suas capacidades funcionais”. Na verdade, a manutenção da condição física do equipamento tem por finalidade a manutenção da sua capacidade funcional, além da qualidade do produto, da segurança e da integridade do meio ambiente.
A manutenção em muitas empresas é realizada para “apagar incêndios”, ou seja, o conserto é feito no momento ou após a quebra, sem a devida preocupação de fazer ajustes e análises periódicas, o recomendável para a constante otimização do maquinário disponível (LIMA, 2014). A organização que será estudada apresenta alto índice de indisponibilidade dos equipamentos, a maioria destes causados pela baixa prática de manutenção preventiva causando o maior uso da corretiva, gerando maior custo e indisponibilidade de equipamentos. Desta forma, serão apresentados a seguir o objetivo geral e os objetivos específicos desse estudo.
- Objetivos
- Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância de se aplicar de forma efetiva na gestão da manutenção de uma empresa de transporte de carga de fluidos na cidade de Mossoró, RN.
- Objetivo Específico
a) Apresentar os conceitos e ferramentas de manutenção que são utilizados na organização;
b) Analisar a realidade identificada na gestão da manutenção desta empresa;
c) Detectar as necessidades da gestão da manutenção na empresa;
d) Identificar as melhores práticas para aumentar o índice de disponibilidade dos equipamentos e reduzir os custos para torna-la mais competitiva;
...