A IMPORTÂNCIA DO GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: fabio941625 • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.911 Palavras (12 Páginas) • 1.156 Visualizações
Centro Universitário Augusto Motta
Curso de Engenharia Civil
Projeto de pesquisa em engenharia civil
A importância do gesso na construção civil
Elaborado Por:
Michelle Adelino do Nascimento
07100920
Rio de Janeiro
(Novembro/2012)
Centro Universitário Augusto Motta
Curso de Engenharia Civil
Projeto de pesquisa em engenharia civil
A importância do gesso na construção civil
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Civil da UNISUAM, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Por:
Michelle Adelino do Nascimento
07100920
Professor-Orientador: Jorge Luis Leonardo
Rio de Janeiro
(Novembro/2012)
SUMÁRIO
1.ESCOLHADOTEMA........................................................................................................4
2. JUSTIFICATIVA DOTEMA.............................................................................................5
3. OBJETIVOS...................................................................................................................6
3.1 Objetivos Gerais...................................................................................................... 6
3.2 Objetivos Específicos ...............................................................................................6
4. RELEVÂNCIA DO TEMA ...............................................................................................6
5. METODOLOGIA.......................................................................................................... . 6
6. DESENVOLVIMENTO DO TEMA................................................................................ ..7
7. REVISÃO BIBLIOGRAFICA........................................................................................ ..11
8. CONCLUSÃO.............................................................................................................. ..12
- Escolha do Tema
Os fortes investimentos dos setores público e privado visando atender a crescente demanda brasileira por habitação nos últimos anos, tem aumentado a utilização do gesso como material de construção devido as suas vantagens de aplicação e acabamento. No entanto, os resíduos gerados a partir da utilização desse material durante o processo construtivo não tem recebido uma destinação adequada e, na maioria dos centros urbanos, esses resíduos são dispostos em aterros, lixões ou em áreas impróprias.
A legislação brasileira classifica o resíduo de gesso como material para o qual ainda não se dispõe de tecnologia para sua reciclagem, e proíbe o descarte em áreas expostas ao ar livre.
Nas diversas edificações que estão sendo construídas atualmente nas cidades, tanto residenciais quanto comerciais, shopping centers, escolas, lojas, prédios residenciais ou comerciais etc., tem sido empregados no revestimento interno das alvenarias diversos materiais, cada um exigindo detalhes técnicos de aplicação de forma a garantir a qualidade e desempenho necessários e exigidos pelo mercado consumidor. Diante das grandes inovações tecnológicas e da busca incessante por otimização e redução dos custos nos processos construtivos, torna-se pertinente um conhecimento melhor do material.
Tema proposto, de modo a alcançar um aumento mais eficiente nos trabalhos e operações que envolvam o gesso como revestimento interno.
Ultimamente, houve uma grande busca pela disseminação e conhecimento do uso de novas tecnologias para o setor da construção civil.
Como a construção civil é um mercado altamente exigente e competitivo, o uso de novos métodos construtivos tem que demonstrar significativas reduções nos custos do material, do prazo da obra e da mão de obra, para ser utilizado em larga escala.
O revestimento interno com gesso projetado, designado no presente trabalho por RIGP, é uma dessas novas tecnologias que estão sendo empregadas com sucesso nas construções.
O RIGP incorporou suas qualidades intrínsecas do gesso de ótimo isolante térmico e acústico, ph alcalino, fácil trabalhabilidade, grande capacidade de combate à propagação do fogo e endurecimento rápido.
Das argamassas o RIGP incorporou as características como, maior estabilidade dimensional, baixo módulo de elasticidade, boa resistência mecânica.
- Justificativa
Com o grande crescimento da construção civil o mercado esta exigindo a implantação de métodos mais eficazes e produtivos, a fim de acelerar o processo construtivo. Seguindo estes conceitos, acredita-se que a utilização do gesso acartonado para execução de vedações internas tem importância dentro deste quadro.
O gesso apresenta várias vantagens em relação ao sistema convencional de vedação interna. Este material é um excelente isolante termo acústico, além de apresentar outras características como: durabilidade, versatilidade de formas, rápida montagem, aceita qualquer tipo de revestimento, economia no custo da estrutura e facilita a execução das instalações elétricas e hidráulicas. À racionalização das vedações verticais tem um papel fundamental dentro do processo construtivo,que interfere no custo global da obra.
Uma vez que possui interfaces com vários subsistemas de estrutura, impermeabilização, instalações prediais,esquadrias e revestimentos.
Devido a esta interligação com outros subsistemas, além da viabilidade financeira existem os benefícios físicos, na visão de Franco (1988) apud Gomes;l. Alberto; Simão,2006, muitos outros benefícios são obtidos através de sua racionalização, destacando-se o aumento da produtividade, à redução das espessuras dos revestimentos e dos problemas patológicos, desta forma, obtém-se uma produção otimizada, o que reduz a quantidade de material, utilizada e resíduos no canteiro
...