TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO PARA REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NA CIDADE DE MOSSORÓ

Por:   •  22/11/2019  •  Ensaio  •  5.307 Palavras (22 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 22

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CENTRO DE ENGENHARIAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS AMBIENTAIS

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ADNA HELLEN DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO PARA REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN.

MOSSORÓ

2019


ADNA HELLEN DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO PARA REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN.

Projeto de trabalho de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Produção, do Departamento de Engenharias e Ciências Ambientais do Centro de Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientador: Thomas Edson Espindola Gonçalo

MOSSORÓ

2019

CARTA DE ACEITE DO ORIENTADOR (A)

        Eu, _____________________________________, professor(a) lotado(a) no Centro de _____________________ do Departamento__________________, declaro que aceito o compromisso de orientar o(a) acadêmico(a) ____________________________________________________ vinculado ao Curso de __________________________na elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso II.

Mossoró, ______ de ________________ de _________.

__________________________________________

Assinatura do(a) Orientador(a)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO        7

2.1        O conceito da manutenção        7

2.2        Histórico da manutenção        8

2.3        Tipos de Manutenção        12

2.3.2        Manutenção Preventiva        14

2.3.3        Manutenção Preditiva        15

2.3.4        Manutenção Detectiva        15

2.3.5        Engenharia de Manutenção        16

3        METODOLOGIA        18

4        RESULTADOS ESPERADOS        19

5        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        20

REFERÊNCIAS        21

ANEXO A - Conteúdo.................................................................................................22

APÊNDICE A - Conteúdo..........................................................................................23

1 INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnológica e aumento da economia mundial cresce cada vez mais a competitividade entre as organizações e aumentando assim a busca para entregar ao cliente serviço/produto com maior qualidade e menor custo. Diante disso, para alcançar a efetiva satisfação e fidelização dos clientes e se manter viva no mercado competitivo, as organizações utilizam ferramentas para gerenciar seus resultados e desempenho através de indicadores que medem a produtividade, lucratividade, qualidade, competitividade, disponibilidade de máquinas e clientes (LIMA, 2014).

Neste cenário, a gestão da manutenção contribui efetivamente para a redução de custos contribuindo para o aumento tanto da lucratividade como da competitividade.  Para Costa (2013), a manutenção como função estratégica, corresponde a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e qualidade da entrega, identificando a importância do mesmo para os resultados financeiros da empresa.

De acordo com Barros, Ferraz e Reis (2018) , quando a manutenção é bem elaborada possibilita o uso pleno dos equipamentos, aumento sua vida útil, visto que há acompanhamento mais rígido nas peças com maior quebra, permitindo maior durabilidade da máquina, pois a mesma não forçará a quebra de outro componente ligado a ela. Segundo Xenos (p. 21, 1998), “o objetivo da manutenção não é somente o de manter ou restaurar as condições físicas do equipamento, mas também de manter suas capacidades funcionais”. Na verdade, a manutenção da condição física do equipamento tem por finalidade a manutenção da sua capacidade funcional, além da qualidade do produto, da segurança e da integridade do meio ambiente.

A manutenção em muitas empresas é realizada para “apagar incêndios”, ou seja, o conserto é feito no momento ou após a quebra, sem a devida preocupação de fazer ajustes e análises periódicas, o recomendável para a constante otimização do maquinário disponível (LIMA, 2014). A organização que será estudada apresenta alto índice de indisponibilidade dos equipamentos, a maioria destes causados pela baixa prática de manutenção preventiva causando o maior uso da corretiva, gerando maior custo e indisponibilidade de equipamentos. Desta forma, serão apresentados a seguir o objetivo geral e os objetivos específicos desse estudo.

  1. Objetivos
  1. Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância de se aplicar de forma efetiva na gestão da manutenção de uma empresa de transporte de carga de fluidos na cidade de Mossoró, RN.

  1. Objetivo Específico

a) Apresentar os conceitos e ferramentas de manutenção que são utilizados na organização;

b) Analisar a realidade identificada na gestão da manutenção desta empresa;

c) Detectar as necessidades da gestão da manutenção na empresa;

d) Identificar as melhores práticas para aumentar o índice de disponibilidade dos equipamentos e reduzir os custos para torna-la mais competitiva;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (263.4 Kb)   docx (611 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com