A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER AS PONTAS DOS VERGALHÕES QUE FICAM EXPOSTOS NA CONSTRUÇÃO
Por: ALAN139787 • 26/8/2019 • Monografia • 7.462 Palavras (30 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1] Universidade Candido Mendes
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ALAN LEONARDO DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER AS PONTAS DOS VERGALHÕES QUE FICAM EXPOSTOS NA CONSTRUÇÃO
São Simão, GO
2019
ALAN LEONARDO DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER AS PONTAS DOS VERGALHÕES QUE FICAM EXPOSTOS NA CONSTRUÇÃO
Monografia apresentada à Universidade Candido Mendes como exigência parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Orientador: Luiz Roberto Pires Domingues Junior
São Simão, GO
2019
Resumo
A Segurança do Trabalho é um tema de grande relevância, dentro da construção civil. A Indústria da Construção Civil mantém elevados índices de Acidentes de Trabalho e apresenta uma das piores condições de segurança do trabalho, em nível mundial, entre os riscos existentes, temos vergalhões com as pontas desprotegidas. A ausência de proteção e a desorganização e limpeza na obra, associada a falta de Euipamentos de Proteção Individual faz com que os índices de acidentes fiquem elevados.O objetivo deste estudo foi verificar o nível de conscientização dos proprietários de obras em São Simão – GO, 2019, em relação a importância de proteger as pontas de vergalhões que ficam expostas nas obras. Foi realizado uma revisão bibliográfica, utilizando livros, monografias, artigos, internet e realizado uma entrevista com os proprietários de construções, para mensurar os dados. Foram identificados três proprietários de obras da construção civil de pequeno porte na cidade de São Simão. Tais obras foram selecionadas entre as demais da cidade por estar em uma fase intermediária da obra, visto que neste estágio concentram-se diversas atividades relacionadas à construção civil, permitindo melhor avaliação do risco e comparação entre as obras estudadas. A avaliação final da cocnscientização por parte dos proprietáros das obras sob o ponto de vista do tema principal levantado na entrevista, foi insatisfatório, apesar que pudemos observar em duas das três empresas uma maior organização e limpeza na obra, mas a principal questão que foi o tema específico, que foi a proteção das pontas dos vergalhões desprotegidas, todas as obras visitadas estavam irregular.
Palavras-chave: Proteção das pontas de vergalhões; Conscientização; Construção Civil
Sumário
- INTRODUÇÃO 05
- OBJETIVOS 07
- OBJETIVO GERAL 07
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 07
- TEMA 07
- PROBLEMA DE PESQUISA 07
- JUSTIFICATIVA 08
- REVISÃO DE LITERATURA 09
- METODOLOGIA 10
- DESENVOLVIMENTO DO TEMA 12
- CUSTOS COM ACIDENTE DE TRABALHO 13
- CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRABALHO 15
- NORMAS REGULAMENTADORAS 18
- MUDANÇAS NO CENÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 19
- RESULTADOS E DISCUSSÃO 21
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
- INTRODUÇÃO
No Brasil, a preocupação com a Segurança do Trabalho ganhou ênfase a partir de 1970, quando o país passou a ser recordista mundial em número de acidentes, decorrentes das más condições do trabalho e da ausência de uma política preventiva eficiente. A partir daí, trabalhadores, empresários e governo passaram a reunir esforços para reverter tal quadro adverso (MICHEL, 2001).
A Indústria da Construção Civil possui grande destaque entre os diversos ramos da cadeia produtiva nacional. Pertence ao grupo dos setores que mais empregam no país, sendo de relevante importância para a economia.
Por outro lado, é um dos principais responsáveis pela geração de prejuízos ao Brasil, devido aos Acidentes de Trabalho gerados, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Ministério da Previdência e Assistência Social (DRAGONI, 2005).
A busca constante pelo aprimoramento das técnicas construtivas, visando à redução dos custos e maior lucro para as empresas e proprietários de obras, tem como conseqüência o aumento no índice de acidentes de trabalho. A saúde e a integridade física do trabalhador tendem a ficar em segundo plano, podendo ocasionar perdas de ordem econômica, social e familiar, além do risco de morte.
Outro fator importante se refere ao baixo grau de instrução de seus colaboradores, o que contribui para elevados índices de acidente de trabalho na área da Construção Civil. O processo de conscientização e treinamento para a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) torna-se uma árdua tarefa e assim, situações evitáveis podem gerar acidentes.
Deve-se levar em consideração a ausência de estabilidade no emprego dos profissionais que atuam no setor da construção civil. Em muitos casos, o tempo de duração do emprego corresponde à duração da execução da obra, gerando alta rotatividade dos funcionários de uma obra para outra, dificultando a adaptação, capacitação e treinamento destes.
...