A Importância da exaustão de poeira sílica em uma unidade de britagem de basalto
Por: PABLOCOMPARIN • 12/8/2018 • Artigo • 4.098 Palavras (17 Páginas) • 326 Visualizações
A importância da exaustão de poeira sílica em uma unidade de britagem de basalto
Pablo Comparin[1] (UCS) pablo_comparin@hotmail.com
Prof. Dr. Paulo Roberto Wander[2]
Resumo
A exposição ocupacional à poeiras constituídas de sílica é bastante frequente, e seus efeitos na saúde humana são consideráveis, sendo necessários, portanto, avaliação e controle. O constante aumento da demanda por agregados da construção civil propõe proporcionalmente um aumento da exploração mineral. Com isso, jazidas surgem, muitas vezes inadequadas à saúde ocupacional, comprometendo a saúde de seus colaboradores. Com o projeto de um sistema de ventilação local exaustora, dimensionamento dos dutos, captores, especificações do ventilador e um mecanismo de segregação dos resíduos coletados, este trabalho aborda a viabilidade da implantação de um sistema VLE em pequenas unidades de britagem. Tomando como exemplo um sistema real e em funcionamento, avaliam-se os benefícios do sistema, tanto para a saúde ocupacional como para a saúde financeira da empresa.
Palavras-chave: Exaustão; Sílica; Basalto.
Abstract
Occupational exposure to silica dust is very common, and their effects on human health are significant and for this reason it requires evaluation and control. The constant demand’s increase for construction components proportionally proposes an increase on mineral exploration. Thus, mining industries arise, often with inadequate occupational health, compromising the health of their employees. With the project of a local exhaust ventilation system, the sizing of ducts, captors, fan specifications and a mechanism for segregation of the waste obtained, this paper discusses about the viability of implementing a LEV system in small units in a crushing industry. Taking as an example a real system and in operation, it has been evaluated the benefits of the system, both for the occupational health as for company’s financial healh.
Keywords: Exhaustion; Silica; Basalt.
1. Introdução
Para suprir a expansão imobiliária que o Brasil vem sofrendo nos últimos anos, a indústria da construção civil tem feito grandes investimentos em equipamentos para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos agregados considerados essenciais para o segmento. Mineradoras travam verdadeiras quedas de braço com órgãos ambientais para continuar a exploração sem prejudicar o meio ambiente, apresentando sistemas, gestões e planos para compensar a degradação de áreas de extração.
Com o aumento de demanda destes insumos, cresce a oportunidade de empresas expandirem, e a entrada no mercado de novos empresários no ramo da mineração, mais precisamente na extração de areia dos rios e unidades de britagem de rochas para carga no concreto. Porém, devido a falta de informações, empresários deste ramo expõe seus funcionários e a si mesmos a um risco grave de adquirirem uma doença pulmonar que a principio parece inofensiva, mas com o conhecimento de casos reais e estudos, percebe-se a gravidade da situação.
Este trabalho visa explanar e mostrar os benefícios da implantação de uma exaustão eficiente em uma unidade de britagem de basalto, a qual produz brita e areia artificial como agregados da construção civil. Visto que, os órgãos ambientais vigentes sugerem a implantação de aspersores de água para reduzir a emissão da poeira, porém, com a umidificação deste tipo de material, partículas de poeira muito finas aglomeram-se ao material de maior granulometria, contaminando-o e reduzindo a produção de finos.
Com a implantação de bocais exaustores em pontos de maior incidência de dispersão de poeiras, pretende-se reduzir a quantidade de poeira suspensa no perímetro da empresa e aumentar a produtividade de materiais finos (pó de brita), transferindo o material para o estoque e posterior venda.
2. Referencial teórico
2.1 Sílica
A sílica, representada pelo símbolo SiO2, é um mineral muito duro que aparece em grande quantidade na natureza, pois é encontrada nas areias e na maioria das rochas. A sílica pode ser encontrada em formas cristalinas, tais como o quartzo, a tridimita, a cristobalita e a trípoli, ou na forma amorfa como a sílica gel ou a sílica coloidal. A sílica livre cristalizada, cuja forma mais conhecida é o quartzo, e a sílica cristalina, não combinam com nenhum elemento químico. Ela e a principal causadora da doença denominada SILICOSE (FUNDACENTRO,1995).
A SILICOSE é uma doença incurável causada pelo acúmulo de poeira contendo sílica nos pulmões e a consequente reação dos tecidos pulmonares. Ela leva ao endurecimento dos pulmões, dificultando a respiração e podendo causar até a morte (LIMA,2009).
A poeira contendo sílica pode aparecer em vários processos ou operações de diversos ramos industriais, tais como: mineração, cerâmica, vidro, metalurgia, fundição, siderurgia e química.
A poeira pode ser definida como um grupo de partículas sólidas dispersas no ar medindo de 0,1 a 25 micrômetros de diâmetro, liberadas durante os processos de trituração, manejo, pulverização ou decomposição de materiais sólidos. As poeiras com diâmetros de 0,5 a 7 micrômetros penetram facilmente no organismo através da respiração, podendo permanecer nos alvéolos e bronquíolos após sua deposição no local. Quando a poeira é inalada, as partículas maiores encontram algumas defesas naturais do trato respiratório e ficam retidos nos pêlos do nariz, no muco existente na traqueia, brônquios e nos bronquíolos. Entretanto, é bem provável que as partículas menores atinjam as partes mais profundas dos pulmões. (Lima, C.A.M., 2011)
Para os estudos de Higiene Ocupacional as faixas de tamanho de maior interesse estão divididas de modo a relacioná-las com seu local de deposição, como:
- Inaláveis – partículas menores que 100 μm, capazes de penetrar pelo nariz e pela boca;
- Torácicas – partículas menores que 25 μm, capazes de penetrar além da laringe;
- Respiráveis – partículas menores que 10 μm, capazes de penetrar na região alveolar.
Para se recomendar medidas de controle a fim de reduzir o nível de perigo dos particulados aerodispersos, como por exemplo, a Sílica, é necessário conhecer a natureza de cada um deles, para, desta forma, limitar a exposição do trabalhador.
Segundo Lima (2011), uma das formas mais adequadas para se atingir este objetivo é a divulgação de dados sobre os malefícios resultantes da exposição a estes agentes. Assim, todos poderão avaliar o potencial do perigo existente em suas atividades. O corte e o lixamento em mármore, granito, ardósia, concreto etc. têm suas emissões substancialmente reduzidas, chegando-se até 95% (Manual de Referências – Marmorarias – Recomendações de Segurança e Saúde no Trabalho – Fundacentro), quando estes materiais são processados molhados. Nos casos em que não possam ser molhadas, as reduções dos particulados no ambiente devem ser feitas com a adoção de processos de exaustão.
...