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A Interação Do Homem Com O Computador

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Por:   •  1/9/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

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O nosso estudo constata ser imprescindível considerar a semiótica e a psicologia na construção

de Interfaces, pois a Interação do Homem com o Computador se faz possível a partir da percepção

cognitiva de um usuário junto aos signos que, por sua vez, projetam-se na tela do computador: o que

vemos na tela de um computador são as suas representações simbólicas.

Entretanto, a natureza sígnica da Interface Homem-Computador é composta por ícones, índices

e símbolos que, como vimos, podem ser melhor compreendidos pelo estudo das obras de Ferdinand

Saussure e de Charles Sanders Pierce, já que buscam as explicações primeiras acerca da semiologia e

da semiótica.

A semiologia está para a IHC fornecendo elementos para a compreensão da representatividade

linguística dos signos de Interface em correlação com o sentido semântico dos objetos materiais, como

no caso do signo “botão” existente e interpretado na Interface, porém com o significado correlato ao

do “botão” físico-material, e independente dos fonemas que compõem as palavras que o representa.

Descobriu-se ainda que a semiótica de Charles sanders Pierce, embora ampla e complexa, pode

ser sintetizada nos três preceitos seguintes: o quali-signo, o sin-signo e o legi-signo. Sendo que o

quali-signo é uma representação geral de um ícone que, por sua vez se faz demonstrado sempre que a

sua imagem represente algo diferente de si mesmo na tela de um computador, como o “e’” do

explorer, por exemplo. O sin-signo, a seu modo, compreende o índice que, não obstante, representa o

indício de algo que está para acontecer e, tomando por base a IHC, é exemplo de índice o cursor

piscando na tela de um editor de textos indicando que o programa se encontra pronto para se escrever.

Já o legi-signo é o símbolo e se correlaciona com a IHC pois a ideia de forma aceita por nossa

percepção, quando na utilização de Interfaces, é a simbolização que é feita de algo; um exemplo é a

imagem da folha do editor de textos simbolizando uma folha de papel com formato, cor, etc.

Notou-se ainda que se for considerado o fator de ação e reação (Teoria dos Reflexos

Condicionados), quando na construção de interfaces repetitivas, oriundo das pesquisas behavioristas, a

interface pode se tornar mais amigável e facilitadora de assimilação por parte do usuário, pois o

construtor poderá condicioná-lo de forma positiva, como ocorre com as caixas de diálogo, por

exemplo,

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