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Revisão INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR

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Por:   •  21/10/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

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1. O que é Design ?

É um processo com três atividades básicas:

• análise da situação atual: estudar e interpretar a situação atual;

• síntese de uma intervenção: planejar e executar uma intervenção na situação atual;

• avaliação da nova situação: verificar o efeito da intervenção, comparando a situação analisada anteriormente com a nova situação, atingida após a intervenção.

2. Quais as Perspectivas de design?

Racionalismo Técnico: Definida por Simon (1991), nessa perspectiva o designer pressupõe que, para um determinado problema, há soluções e métodos definidos para a resolução de um problema, soluções estas que empregam leis, princípios, geralmente com base nas ciências exatas.

Reflexão em Ação: Nessa segunda perspectiva, primeiramente há a identificação dos elementos presentes na situação atual, uma posterior análise dos envolvidos com o sistema e por fim as possibilidade de uso das tecnologias disponíveis. Não há, portanto, um método definido pois cada situação poderá ter características singulares.

3. O que são Conversa com Materiais?

O designer acaba “conversando” com a representação enquanto expressa nela as suas ideias. Em alguns momentos, o designer “fala” com a representação quando expressa suas ideias a respeito da solução sendo elaborada.

4. Quais os processos de design de IHC? Explique cada um.

• Ciclo de vida simples - Destaca a importancia do design baseado no usuário, de avaliações da proposta de solução usando versões interativas e da iteração entre as atividades.

• Ciclo de vida em estrela - Foi desenvolvido no início da década de 90, sendo um processo iterativo sem prescrever sequências. É composto por seis atividades, onde a atividade de avaliação deve estar presente após a conclusão de cada etapa.

• Engenharia de Usabilidade de Nielsen - Nielsen, no início da década 90, definiu a engenharia de usabilidade. Segundo o mesmo, é um conjunto de atividades que devem ocorrer durante todo o ciclo de vida do produto.

• Engenharia de Usabilidade de Mayhew - Propos um ciclo de vida para a engenharia da usabilidade. Com uma visão holistica, esse processo de design reúne e organiza diferentes atividaes na area de IHC.

• Design Contextual - Investigação minuciosa do contexto de uso

• Design Baseado em Cenários - é um processo que utiliza diferentes tipos de cenários como representação básica e fundamental durante todas as atividades envolvidas na concepção de uma solução de IHC.

• Design Dirigido por Objetivos - orienta o designer a projetar uma solução de IHC criativa que apoie os usuários que atingirem seus objetivos.

• Design Centrado na Comunicação - compreende um processo de comunicação entre o usuário e o designer do sistema, através da interface. O detalhe desse processo é a metacomunicação, ou seja, o designer informa as intenções do design e os princípios interativos.

5. Quais as principais abordagens de integração de IHC com Engenharia de Software?

As principais abordagens de integração são:

• definição de características de um processo de desenvolvimento que se preocupa com a qualidade de uso;

• definição de processos de IHC paralelos que devem ser incorporados aos processos propostos pela ES;

• indicação de pontos em processos propostos pela ES em que atividades e ƒmétodos de IHC podem ser inseridos.

6. Como integrar IHC em métodos ágeis?

• o designer de IHC deve ser responsável pelas decisões relacionadas com a qualidade de uso

• equilibrar o tempo necessário para entregar um sistema que funcione com a qualidade de uso oferecida

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