A Investigação da casualidade MOL Comfort
Por: Nicole Jesus • 7/2/2022 • Seminário • 466 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
ESCOLA SUPEIOR NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE
Unidade Curricular: Fratura e Dano, Mestrado em EMM
Síntese: “Investigação da casualidade MOL Comfort”
Autor do Artigo: The Bahamas Maritime Authority
- Síntese da ocorrência:
A 17 de Junho de 2013, o navio de contentores MV MOL Comfort, transportava certa de 7 041 TEU dos 8 000 TEU de capacidade com destino a Jeddah, Arábia Saudita. O navio encontrava-se sobre mau tempo no Mar da Arábia, quando por volta das 07h45 da hora local, o navio foi atingido por duas grandes ondas na proa de bombordo, que de imediato infletiu o navio. Este impacto provocou a entrada imediata de água do mar no ducto de tubos, fazendo soar o alarme de bilge. Após uma breve investigação detetaram entrada de água do mar no porão da quilha nº6 e nos tanques de combustível, o que levou o Comandante a dar ordem de abandono do navio.
- Análise de Potências Causas:
A perda total do navio, não permitiu a oportunidade de realizar um exame detalhado e testar a estrutura na região da falha estrutural, por forma a determinar efetivamente o estabelecimento das verdadeiras causas. Estas dificuldades são agravadas pela perda de todos os registos a bordo e evidências objetivas que poderiam ser usadas na determinação de fatores causais. No entanto um estudo levado a cabo pelo Sociedade Classificadora Japonesa, Class NK, nos navios gémeos, por forma a determinar as condições de segurança das placas de fundo conclui que existia deformações côncava e convexa no fundo do casco, em quase todos eles.
Para a reprodução da fratura do casco, o Comité realizou simulação das cargas que atuavam no navio no momento do acidente, a partir dos dados de tempo, condições do mar, desvio do peso do contentor (lacuna entre o peso declarado e o peso real), a incerteza no mar e o desvio da tensão de escoamento do aço. A resistência estrutural do navio simulada pela modelagem da parte intermediária do navio foi comparada com as cargas que atuavam no navio, no momento do acidente, e concluíram que por simulação, o navio apresentava a possibilidade de fratura no momento do acidente. Além disso, foi descoberto, por simulação, que a deformação detetada nas placas do casco inferior dos navios irmãos poderia ocorrer pelo fornecimento de cargas ligeiramente mais baixas do que a resistência estrutural do navio e que a quantidade de deformação poderia aumentar por cargas repetidas.
- Conclusões:
Em conclusão, a Class NK observa que, para evitar incidentes futuros como o naufrágio do Mol Comfort, "é necessário avaliar a força final da viga do casco na devida consideração dos efeitos das cargas laterais e avaliar a resistência final da viga do casco".
- Bibliografia:
- Report of the investigation into the sinking of the “MOL Comfort” in the Indian Ocean, The Bahamas Maritime Authority.
- Final Report of Committee on Large Container Ship Safety
...