A Logística Trabalho do Marquinho
Por: Raul Dias • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.278 Palavras (10 Páginas) • 115 Visualizações
Universidade Paulista - UNIP
Artur Matheus da Gama Vasconcelos – RA: N17561-3
Eric dos Santos Vieira – RA: N126FJ-1
Miriele Aparecida Almeida Rosa – RA: 38869-0
Milton Almeida Dias – RA: D4516D-1
Pedro Paulo dos Santos – RA: D513699
Roselaine dos Santos Cruz – RA: D3891E-6
[pic 1]
Fundamentos da Logística
Fibria
São José dos Campos – SP
2017
ÍNDICE
Pag.
RESUMO.............................................................................................................3
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
1. LOGÍSTICA E SERVIÇO AO CLIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA.....................................................................................................4
2. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES...........................5
3. CONCEITOS E CONSIDERAÇÕES................................................................5
4. A TECNOLOGIA TRANSFORMA EFICIÊNCIA EM LUCRATIVIDADE..........6
5. AS ESTRATÉGIAS PARA A LOGÍSTICA........................................................7
6. EMPRESAS QUE ADOTAM A LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL DE COMPETITIVIDADE............................................................................................8
7. QUAL A FUNÇÃO DA LOGÍSTICA NO PROCESSO JUST IN TIME.............8
8. VISÃO DO CLIENTE.......................................................................................9
CONCLUSÃO......................................................................................................9
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................11
RESUMO
Este artigo tem por objetivo mostrar como a logística pode ser a principal ferramenta para as empresas se manterem competitiva no mercado. Em especial buscamos manter o foco sobre a logística da Fibria, que é a nossa empresa de estudo para o PIM do 2º semestre.
INTRODUÇÃO
O objetivo da logística é atender a expectativa do cliente com o menor custo e tempo possível, gerenciando o fluxo de informações e materiais em todas as vertentes que compõem a logística, desde o fornecedor até o consumidor.
A logística pode ser um grande aliado de qualquer empresa, á colocando a frente de seus concorrentes das seguintes formas:
- Agregando valor ao produto, como entrega mais rápida ou programada, linha de montagem de produtos, etc... Agregando valor não somente ao produto como também ao cliente.
- Diminuindo valor de custo, realizando parcerias com fornecedores e clientes empresariais, fazendo com que os processos e procedimentos sejam agilizados os tornando mais eficientes, ocasionando um custo logístico menor, consequentemente reduzindo o custo de compra para o consumidor.
A Fibria como a maior produtora de celulose do mundo, possui uma grande tecnologia logística, onde a auxilia qual o melhor ponto da fazenda para carregar seus caminhões com o eucalipto, assim diminuindo o tempo de espera dos caminhões e mantendo seu processo 100% ativo, não ocorrendo ociosidade por falta de matéria prima. Este sistema a indica o trajeto do caminhão, relatório de paradas, de carregamento e descarregamento. Por este motivo sua logística a mantém na frente de seus concorrentes, pois ela tem total controle sobre o transito de seus caminhões.
- LOGÍSTICA E SERVIÇO AO CLIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Das muitas mudanças que ocorreram no pensamento gerencial nos últimos dez anos, talvez a mais significativa tenha sido a ênfase dada à procura de estratégias que proporcionassem um valor superior aos olhos do cliente.
A vantagem competitiva não pode ser compreendida olhando-se para uma firma como um todo. Ela deriva das muitas atividades discretas que uma firma desempenha projetando, produzindo, comercializando, entregando e apoiando seu produto. Cada uma dessas atividades pode contribuir para a posição de custo relativo da firma e criar a base para a diferenciação... A cadeia de valor desdobra a firma em suas atividades estrategicamente relevantes, para compreender o comportamento dos custos e as fontes de diferenciação existentes ou potenciais. Uma firma ganha vantagem competitiva executando estas atividades estrategicamente importantes de maneira mais barata ou melhor do que seus concorrentes.
Desta forma, nota-se que para posicionar-se no ambiente competitivo, é necessária a integração da empresa com clientes e fornecedores. Para isso, os fornecedores tornam-se parceiros, passando a assumir um papel importante no relacionamento da empresa com seus clientes. Essa integração agrega valor ao produto, formando uma cadeia de valor.
É neste contexto, na interação das atividades da cadeia de valor, que a logística empresarial pode ser considerada como uma estratégia para empresa, pois representa um instrumento de ligação entre suas atividades internas, e entre estas com seus fornecedores e consumidores.
- A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES
A logística representa o controle de processos gerenciais, desde a entrada de matéria prima até a entrega do produto final ao cliente. Hoje a logística faz parte da alta administração das organizações incluindo toda a supply chain.
A princpal preocupação da Fibria se dá com a redução dos custos para manter os níveis de logística ideais dentro da empresa. Algumas das alternativas adotada pela Fibria para evitar o aumento dos custos no transporte da madeira, estão redução no consumo de combustível e ganho em produtividade. O uso de defletores de ar nos caminhões, por exemplo, está entre as ações que diminuem o consumo de combustível, além do monitoramento dos caminhões (controlando-se o tempo do veículo parado com motor ligado) e do treinamento dos motoristas. O ganho em produtividade, por sua vez, inclui ações focadas em operações regionalizadas de carregamento e transporte por empresa contratada, sistema de rastreamento dos caminhões e uso de implementos mais leves, de modo a permitir o aumento de volume por viagem sem exceder o limite da Lei da Balança.
...