A MANUTENÇÃO EM PLATAFORMA AÉREA
Por: tigabner • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.356 Palavras (10 Páginas) • 202 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 7° SEMESTRE
MANUTENÇÃO EM PLATAFORMA AÉREA
Tiago Viana RA: 1099246347
Campinas
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS -UNIDADE 3[pic 1][pic 2]
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 7° SEMESTRE
MANUTENÇÃO EM PLATAFORMA AÉREA
Relatório de Estágio apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas como exigência da disciplina Estágio Supervisionado Curricular
Orientador: Prof. Celso Piovesana.
Tiago Viana RA: 1099246347
Campinas
2014
SUMÁRIO[pic 3]
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - A INSTITUIÇÃO 4
2.1 - DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO 4
2.2 - DESCRIÇÃO DA UNIDADE/SETOR 4
3 - ATIVIDADES DO ESTÁGIO 5
3.1 – ANÁLISE DE GERAÇÃO DE ENERGIA 5
3.1.1 - Limpeza 5
3.1.2 - Conexões 5
3.1.1 - Oxidação 5
3.1.1 - Medição de tensão 5
3.1.1 - Densidade 6
3.1.1 - Nível do eletrólito 6
3.2 - INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO 7
3.3 – AJUSTE DE TENSÃO 9
3.4 – CALCULO DE POTENCIA 10
4 - PROCEDIMENTOS E RECURSOS UTILIZADOS ........................................ 18
4.1 - PROCEDIMENTOS E METODOLOGIAS 18
4.2 - MATERIAIS, EQUIPAMENTOS OU FERRAMENTAS 20
5 - CONCLUSÃO 20
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
1 - INTRODUÇÃO
Esta primeira etapa do Estágio Supervisionado, tem por objetivo relatar atividades de estágio do curso de Engenharia elétrica, realizado na empresa Orguel Organização Guerra Lages, foi abordada normas e procedimentos de manutenção de Plataforma aérea modelo Z45/25 DC, com demonstrações esquemas procedimentos e execução de serviço na prática, onde se aplicou grande parte de conhecimento aprendido ao longo do curso.
2 – A INSTITUIÇÃO
2.1 – DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Fundada em 16 de Julho de 1963, a Orguel. – Organização Guerra Lages CNPJ 17216508/0013-68 Dedica-se à distribuição e locação de máquinas para construção, infra-estrutura, mineração, saneamento, gasoduto, linhas de transmissão e indústria.
O Grupo mantém uma política de Recursos Humanos que integra remuneração competitiva, perspectivas de desenvolvimento profissional e benefícios voltados à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e de seus familiares. Atualmente o Grupo Orguel mantém mais de 2.000 colaboradores em suas empresas e filiais.
Produtos comercializados:Plataformas, Geradores, Torres de Iluminação, Bombas Submersíveis e Compressores
Desde a sua fundação, o Grupo Orguel atua com base nos princípios da valorização das pessoas, garantia da saúde e segurança de seus colaboradores, patrocina dezenas de projetos sociais, educativos e ambientais. Seus Produtos e serviços são certificados e premiados pelos maiores órgãos de controle de qualidade do Brasil e do mundo.
2.2 – DESCRIÇÕES DA UNIDADE/SETOR
Filial Campinas, Situado na rua dos Gráficos 445, Setor de manutenção de Plataformas para elevação em Altura de 6 a 43 metros, Manutenção preventivas e corretivas, serviço pós venda, entrega técnica com treinamento do equipamento.
3 – ATIVIDADES DO ESTÁGIO
3.1 – ANÁLISE DE GERAÇÃO DE ENERGIA
Um gerador de energia é uma máquina acoplada a um motor à combustão e através da rotação do eixo do motor acoplado no gerador (alternador), obtém-se tensão alternada e consequentemente energia elétrica. Esta energia é obtida através da rotação do rotor entre as bobinas do estator que estão defasadas em 120º produzindo um campo eletromagnético e gerando energia corrente alternada.
[pic 4]
Figura x grupo gerador
Conforme ALBUQUERQUE (pag. 205)
“Em um gerador trifásico existem três enrolamentos separados fisicamente 120º entre si, resultando em três tensões induzidas defazadas de 120º.”
[pic 5]Figura x conjunto de três fatores balanceados de tensões de fazes simétricas
Para manter constante a tensão, a rotação do motor é controlada por um módulo com sistema de realimentação, ou seja quando a carga aumenta no gerador o sistema controla a rotação enviando sinal para o módulo do motor injetar mais combustível mantendo a rotação sempre na mesma frequência.
Este processo inicia-se pela tensão residual no estator e bobina auxiliar do gerador que é garantida pelos imãs permanentes inseridos nos pólos do estator da excitatriz principal. O valor da tensão varia conforme a máquina. A bobina auxiliar é responsável pelo fornecimento de potência para o regulador de tensão, independentemente da tensão dos bornes do gerador ou de variações de carga que possam ocorrer. O regulador de tensão, alimentado pela bobina auxiliar, fornece potência para a excitatriz principal da máquina. Faz a comparação entre um valor teórico e a tensão de referência, controlando a excitação do gerador e mantendo a tensão estável.
Conforme NISE(pag 10)
“Os Sistema a malha fechada compensa perturbações medindo a resposta da saída, retornando esta medição através de um canal de retroação e comparando essa resposta com a entrada na junção de adição. Se existir alguma diferença entre duas resposta, o sistema age sobre a planta, por meio de sinal atuante, para fazer a correção. Se não existir diferença, o sistema não age sobre o processo, uma vez que a resposta da planta é a desejada
[pic 6]
Figura x sistema de realimentação gerador
...