A MECÂNICA DOS SOLOS
Por: Diego Vipa • 9/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA
CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004
RECREDENCIAMENTO: Portaria MEC nº 517, de 09/05/2012
Mantenedora: Fundação Educacional Comunitária Formiguense – FUOM
Desenvolvimento dos métodos de Casagrande e cilindro em amostras de solos da Fazenda Laboratório do Centro Universitário de Formiga – MG.
————————————————————————————————————
RESUMO:
Sabendo - se da importância da determinação do limite de liquidez e plasticidade, neste trabalho utilizando os métodos de Casagrande e do cilindro. A metodologia foi desenvolvida em amostras provenientes do município de Formiga – MG, especificamente coletadas na Fazenda laboratório do Unifor – MG.
PALAVRAS CHAVES:
Limite de liquidez, plasticidade, Casagrande, Atterberg, LL e LP.
1 INTRODUÇÃO: por partículas solidas liquidas e gasosas portador também de elementos nutritivos às plantas. Sobre ele é aplicado forças provenientes da passagem de máquinas agrícolas, forças de tração dos tratores e à ação dos implementos.
A plasticidade é normalmente definida como uma propriedade dos solos, que consiste na maior ou menor capacidade deles serem moldados, sobre certas
condições de umidade sem variação de volume. Trata-se de uma das mais importantes propriedades das argilas. Caputo (1994) cita que o comportamento plástico do solo depende das características das forças de tensão-deformação a ele imposta, porém esse mesmo autor relata as dificuldades na determinação dessas propriedades.Em outras ciências da engenharia o comportamento plástico dos materiais fundamenta-se nas características tensão-deformação.
Assim que um corpo se diz elástico quando recupera a forma e volume primitivos ao cessar a ação das forças que o deformavam, ao contrario diz se plástico quando não recupera seu formato original ao cessar a ação deformante. Segundo suas características e propriedades físicas mais importantes os solos finos podem ser divididos em oito grupos: argilas inorgânicas de alta media e baixa plasticidade; solos siltosos inorgânicos de alta, media e baixa compressibilidade; argilas orgânicas e siltes orgânicos.
O índice de plasticidade se da pela equação:
IP = LL – LP
Ele define a zona em que o terreno se acha no estado plástico, e por ser maximo para as argilas e minino ou melhor, nulo para as areias, fornecem critérios para se definir do caráter argiloso de um solo, assim, quanto maior o IP mais plástico será o solo. Quando o material não tem plasticidade, a areia, por exemplo, considera-se o índice de plasticidade nulo, e se escreve IP = NP ( não plástico). Sabe-se que uma pequena porcentagem de matéria orgânica eleva o valor do LP, sem elevar simultaneamente o do LL. Tais solos apresentam baixos valores de IP. Segundo Jenkins, os solos podem ser classificados em:
Fracamente plásticos 1< IP < 7
Mediamente plásticos 7 < IP < 15
Altamente plásticos IP > 15
A classificação de um solo dentro desses grupos pode ser feita de maneira muito simples por meio de um gráfico de plasticidade(Fig1), as abscissas representam o limite de liquidez (LL) e as ordenadas o indice de plasticidade (IP)
[pic 2]
(Fig. 1).
O Limite de Liquidez (LL) é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico; é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande.
Materiais e métodos
Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Ciências da Terra do Centro Universitário de Formiga UNIFOR-MG, para a disciplina de Física do Solo ministrado no terceiro período do curso de Engenharia Agronômica nos quais se analisaram solos da Fazenda Laboratório da instituição.
A coleta foi realizada com a ferramenta chamada de trado, uma amostra foi retida de 0 a 20 cm de profundidade e a outra 20 a 40 cm. Assim cada amostra foi coletada em três pontos em duplicata.
COORDENADAS GEOGRAFICA:
Foi utilizado um instrumento GPS que colaborou para adquirir os pontos.
1º Ponto:
S 20º27’54,7’’.
W 045º28’13,2’’.
AL 821 m
2º Ponto:
S 20º27’54,1’’.
W 045º28’14,7’’.
AL 818 m
3º Ponto:
S 20º27’54,0’’.
W 045º28’17,3’’.
AL 816 m
LIMITE DE PLASTICIDADE (LP):
O limite de plasticidade (LP) é determinado pelo calculo da porcentagem de umidade para qual o solo começa a se fraturar quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3 mm de diâmetro e certa de 10mm de comprimento.
...