A Visualização Do Papel Da Matéria Org Nica Na Retenção De Água Do Solo
Por: mariahelenaastz • 16/4/2023 • Relatório de pesquisa • 674 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
VISUALIZAÇÃO DO PAPEL DA MATÉRIA ORG NICA NA RETENÇÃO DE ÁGUA DO SOLO
INTRODUÇÃO
Na aula prática realizada no laboratório de química no dia 24/05/2022, ministrada pelo professor Claudivan Costa de Lima na matéria de Agroecologia e Permacultura, fizemos a análise da importância da presença de matéria orgânica no solo com relação à retenção de água. Para seguirmos com a checagem, utilizamos dois tipos de solos. A eles foram aplicadas dosagens de água destilada e substância húmica a fim de obter-se a comparação dos níveis de retenção da água no solo desnudo de matéria orgânica e com a presença de matéria orgânica. No total, elaboramos três amostras com dois diferentes tipos de solos e um só para saber a capacidade de retenção do húmus utilizado.
OBJETIVO:
Obter os resultados percentuais dos níveis de retenção da água em solo desnudo de matéria orgânica e com matéria orgânica, a fim de comparar-se os efeitos e analisar-se a importância do papel da presença da matéria orgânica no solo e para a retenção de água no solo.
MATERIAIS E MÉTODOS
EXPERIMENTO 01- SOLO DE MUMBABA
Materiais usados na prática:
45g de solo de Mumbaba sem húmus;
5g de húmus
50 ml de água destilada;
2 provetas graduadas de 100 ml;
2 filtros de papel;
funil de vidro;
vidro de relógio;
balança de precisão;
Descrição:
Separamos 2 provetas de 100 ml e colocamos um filtro de papel em cada uma, acima do funil de vidro. Após, utilizando a balança de precisão, pesamos 25g de solo de Mumbaba sem húmus e dispomos sobre o filtro. Ao passo, repetimos o processo na outra proveta, a qual só usamos 20g de solo de Mumbaba para que se tenha 5g de húmus disponível. Diante disso, derramamos 25 ml de água destilada em cada proveta e esperamos a filtragem.
EXPERIMENTO 02- SOLO DE MARCOS MOURA
Materiais usados na prática:
45g de solo de Marcos Moura sem húmus (com características acinzentadas, provenientes da perda de óxido de ferro- hematita (responsável pela cor vermelha) advinda, supostamente, do excesso de água);
5g de húmus;
50 ml de água destilada;
2 provetas graduadas de 100 ml;
2 filtros de papel;
funil de vidro;
vidro de relógio;
balança de precisão;
Descrição:
Separamos 2 provetas de 100 ml e colocamos um filtro de papel em cada uma, acima do funil de vidro. Após, utilizando a balança de precisão, pesamos 25g de solo de Marcos Moura sem húmus e dispomos sobre o filtro. Ao passo, repetimos o processo na outra proveta, a qual só usamos 20g de solo de Marcos Moura para que se tenha 5g de húmus disponível. Diante disso, derramamos 25 ml de água destilada em cada proveta e esperamos a filtragem.
EXPERIMENTO 03- CAPACIDADE DE RETENÇÃO DO HÚMUS UTILIZADO
Materiais usados na prática:
25 g de húmus;
25 ml de água destilada;
proveta graduada de 100 ml;
filtro de papel;
funil de vidro;
...