A Madeira Laminada Cruzada - Wood Frame” e “Cross Laminated Timber” (CLT)
Por: rodrigo.mmreis • 31/10/2017 • Projeto de pesquisa • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 882 Visualizações
TRABALHO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UMA
“Wood Frame” e “Cross Laminated
Timber” (CLT) ou Madeira Laminada Cruzada
Curso: Engenharia Civil/ 9º período
Professora: Sérgio Miranda
Cristiano Madeira, Leticia Alves, Phillipe Roniq e Rodrigo Max Mendes Reis.
[pic 1][pic 2]
Resumo: Devido as grandes preocupações ambientais e de sustentabilidade, vem crescendo no país o uso de materiais provenientes de fontes renováveis, tal qual a madeira, o aumento de sua utilização no mercado da construção civil coincide com desenvolvimentos de novos produtos possibilitando uma construção econômica, rápida e sustentável.
- Introdução
O Brasil tem um enorme potencial florestal, de acordo com informações divulgadas pelo Serviço Florestal Brasileiro, o único que possui extensa área de florestas tropicais e tem a segunda maior cobertura florestal do mundo, perdendo apenas para a Rússia. A estimativa do Ministério do Meio Ambiente é que 69% dessa cobertura tenham potencial produtivo.
A madeira por ser um material renovável apresenta inúmeras propriedades que a torna atraente frente a outros materiais. Podemos citar sua alta resistência, consumo baixo de energia para seu processamento, bom isolante térmico e elétrico, além de ser um material de fácil manuseio entre os trabalhadores. A madeira se destaca dos outros materiais por apresentar a possibilidade de reflorestamento permitindo alterar sua matéria prima para cada tipo de uso desejável.
Na construção civil a madeira é usada de forma temporária no canteiro de obra, sendo utilizada como escoramentos, andaimes e formas. Porem com a busca por reduções de custos e desperdícios nas obras o uso da madeira está se tornando algo que vem crescendo muito nos últimos anos com a aplicação da madeira em outras áreas da construção civil, como por exemplo, uso em painéis para vedação, pisos e coberturas.
O seguinte trabalho tem como objetivo descrever e apresentar sobre dois sistemas construtivos que começa a demonstrar importância no mercado brasileiro, sendo eles “Wood Frame” e “Cross Laminated Timber” (CLT) ou Madeira Laminada Cruzada.
- Sistemas Construtivos
- Wood Frame
É um sistema construtivo que tem o diferencial de painéis de madeira. Esses painéis são feitos em perfis de madeira de reflorestamento chamados o pinus, contra ventados com chapas estruturais de madeira transformada tipo OSB (Oriented Strand Board), constituídas de tiras de madeira, orientadas em três camadas cruzadas, perpendiculares entre si. Essas tiras de madeira são unidas com resinas e prensadas. A espessura da placa LP OSB a ser utilizada é determinada conforme espaçamento entre montantes e tipo de revestimento. O mais comum é a utilização de painéis de 11,1 mm nas paredes e telhados e painéis de 18,3 mm para pisos e lajes.
A principal função das chapas de OSB é contraventar estruturas de paredes, de construções de até dois pavimentos, e auxiliar na rigidez da estrutura, compondo diafragmas horizontais na laje de piso. A madeira deve estar seca, reta, livre de grandes nós e receber tratamento contra insetos.
Utilizada praticamente em 100% das moradias na Europa, Canadá e nos Estados Unidos, onde a sua principal vantagem está na redução de 50%, em média, na quantidade de mão-de-obra necessária à execução de uma moradia. Apesar disso, o custo sobe porque a mão de obra é qualificada, porém com a redução no número de pessoas a trabalhar, a redução no desperdício com materiais e a agilidade no tempo de construção reduzem os custos entre 15% a 20%, quando comparada com o sistema convencional, além de economia no custo com energia elétrica no uso da casa, redução nas emissões de Co2, e redução dos resíduos gerados na construção civil, conforme mostrado na Figura 01.
[pic 3]
Figura 01- Utilização Wood Frame- Fonte CONSTRUINDODECOR
- Cross Laminated Timber” (CLT) ou Madeira Laminada Cruzada
Além das vantagens ambientais, o uso da madeira no cenário da construção civil destaca-se pela facilidade da pré-fabricação, diminuindo desperdícios no canteiro de obras e aumentando a produtividade. A utilização do sistema construtivo Cross Laminated Timber (CLT) ou Madeira Laminada Colada Cruzada vem aumentado por suas características de industrialização e de sustentabilidade, como pelo grande representatividade de madeira no país.
Os painéis CLT são constituídos por três, cinco ou sete camadas de pranchas de madeira, onde é colada por adesivos estruturais a base de poliuretano e prensadas a quente, essa combinação das camadas, o adesivo e a sobreposição cruzada das chapas aumenta a resistência do material onde possibilita uma rigidez bem semelhante às placas de concreto armado, assim podendo ser utilizada tanto em paredes dando sustentação à estrutura quando em lajes fornecendo maior capacidade de carga, conforme as Figura 02 e 03, a seguir.
...