Madeira Laminada Colada
Ensaios: Madeira Laminada Colada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosMacedo • 9/6/2014 • 767 Palavras (4 Páginas) • 600 Visualizações
Madeira Laminada Colada
I – Introdução
1 – Definição
A madeira Laminada Colada (MLC) em sua fabricação reuni duas técnicas antigas, ela é concebida através da técnicas de colagem e em seguida laminação, ou seja, da reconstituição da madeira a partir de lamelas. Portando defini-se MLC como sendo peças de madeira reconstituídas a partir de lâminas (tábuas), que são de dimensões relativamente reduzidas se comparadas às dimensões da peça final assim constituída. Essas lâminas, que são unidas por colagem, ficam dispostas de tal maneira que as suas fibras fiquem dispostas paralelas entre si. Formando peças grandes e resistentes sem as limitações de tamanho da madeira maciça, que é determinada pelas variações de formas de troncos.
2 – Breve histórico
No contexto histórico se tem conhecimento que sua aplicação concreta se iniciou no século XIX, destaca – se uma obra na França em que se fabricaram vigas compostas por lâminas (tábuas) sobrepostas, mantidas unidas por pregos e cintas metálicas. Porém a utilização dessa técnica com sucesso só foi possível depois de 1901 que foi quando o alemão Friedrich Otto Hetzer patenteou esse método de construção, que utilizava o adesivo caseína.
A partir daí o processo de evolução da MLC foi em paralelo com o das colas, que foram se tornando cada vez mais eficiente, mas foi em 1940 que o método se consagrou, que foi quando surgiu as colas sintéticas, passando a ser utilizado na construção de pontos e construções marinhas. No Brasil a primeira industria de madeira laminada colada foi fundada em 1934 em Curitiba/PR, porém no Brasil esse é um sistema construtivo muito caro, o que inviabiliza sua competitividade com as madeiras serradas tropicais e de reflorestamento.
II – Desenvolvimento do trabalho
1 – Composição da madeira laminada colada
É possível colar praticamente todas as madeiras, porém algumas exigem a utilização de colas especiais ou a modificação de colas que são normalmente comercializadas, isso se deve a algumas características físicas e químicas que variam de uma madeira para outra.
Normalmente as mais aconselhadas para o MLC são das espécies coníferas e algumas folhosas. Na maioria dos casos a escolha da cola depende da finalidade que será destinada a madeira, da condição do uso da estrutura, temperatura e umidade. No Brasil ainda é necessário fazer estudos sobre a variação das diversas espécies de árvores em diferentes regiões para saber qual a melhor composição para cada espécie. Abaixo segue a com posição de uma MLC de Eucalipto:
Composição:
Madeira laminada colada (cola estrutural - resistente à água);
S4S (plainado nas 4 faces);
Cantos retos;
Com aplicação de ISOLANTE TI-20;
Destoadas conforme solicitação;
Emendas com finger joint;
Madeira: Eucalipto Grandis;
Umidade: 10~14%.
2 – Vantagens
• É versátil, robusta e resistente, mas também leve e flexível: ideal para projetos inovadores.
• Apresenta excelentes características físicas e mecânicas, que permitem a realização de vãos livres notáveis.
• Contribui para um bom isolamento térmico e acústico.
• Sua resistência ao fogo natural é superior a de outros materiais de construção, mesmo sem um acabamento especial.
• É adequada para zonas sísmicas por sua relação vantajosa entre resistência e massa.
• A pré-montagem na fábrica reduz consideravelmente o tempo para a realização do projeto.
• Eco-friendly – feita com madeira de reflorestamento.
• Substitui a madeira nativa e outros materiais, mas também pode ser combinada a eles com excelentes resultados.
3 – Processo de Fabricação
O processo de fabricação consiste em alguns passos que são destacados
...