A Massa Especifica
Por: wallacyd • 8/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.868 Palavras (8 Páginas) • 313 Visualizações
UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO
GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE FÍSICA
DOCENTE: Me. JOEL FERNANDO MAGRI ARANTES
DOCENTE: Ms. VALDIRENE VILANI
Massa especifica – Caracterização de materiais.
Várzea Grande, 2015/2
UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO
GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE FÍSICA
DOCENTE: Me. JOEL FERNANDO MAGRI ARANTES
DOCENTE: Ms. VALDIRENE VILANI
Massa especifica – Caracterização de materiais.
Relatório técnico-científico apresentado como instrumento avaliativo para composição da nota parcial da disciplina de laboratório de física.
Discentes: Leonardo de Oliveira Fiori
Lucas Dias de Abreu
Lucas Molina de Almeida
Matheus Vinicius Volpato
Murilo Soletti Sartori
Vinicius Santiago Pinheiro Pereira
Wallacy Dellatesta
Turma: ENC141AM
Várzea Grande, 2015/2
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentação de experimento com equipamentos de medição que facilitam a determinação da densidade. Para tal feito foi necessário observar condições físicas e químicas de corpos de provas tais como suas normas do SI. Tal processo é feito em laboratórios de ensino assim permitindo comparações, tirando dúvidas e incertezas.
SUMÁRIO
I. Introdução
II. Objetivos
II.1 – Objetivo Geral
II.2 – Objetivos Específicos
III. Experimental
III.1 – Materiais e Métodos
III.2 – Procedimento Experimental
IV. Resultados e Discussões
V. Considerações Finais
VI. Referências Bibliográficas
I. Introdução
Arquimedes foi um filósofo grego que viveu em Siracusa, de 287 a 212 A.C. Foi um grande metrologista que criou maneiras de se medir “coisas” difíceis e uma das formas mais conhecidas é relatada na anedota da coroa de ouro. O rei Hierão II de Siracusa mandou fazer uma coroa totalmente de ouro, porém, com a coroa pronta ele desconfiava que o artesão havia substituído parte do ouro por prata e foi assim que se designou a Arquimedes descobrir tal mistério. A anedota diz que ele estava numa banheira quando chegou à conclusão, percebeu que o volume da água deslocado era proporcional ao volume de seu corpo e com isto ele poderia sim resolver o problema de seu rei. Então foi assim que Arquimedes mergulhou a coroa do rei na água e mediu qual foi o volume deslocado, percebendo que se houvesse somente ouro em sua composição ela teria um volume menor para o seu peso, portanto, havia prata na coroa. [1]
Realmente é muito difícil dar tanta certeza ao acontecimento citado acima, mas foi atribuído a Arquimedes o método de obtenção da densidade dos corpos pelo deslocamento de líquido e por isso podemos dizer que ele foi um importante matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo, ou seja, um cientista completo. [1]
Atualmente é utilizada com grande frequência nos ramos matemáticos, físicos e áreas de engenharia, o estudo aprofundado da densidade de substâncias e corpos colaboram para economia, melhoramento de resistências, perícias civis, estudos laboratoriais e descobertas que possam facilitar atividades domesticas, industriais e astronômicas.
As propriedades para calcular a densidade foram estudadas por grandes físicos como Roger A. Freedman e Hugh D. Young, sendo a maior dela a razão entre a massa pelo volume determinando a densidade, representada pela letra grega ρ (pronuncia-se “rô”), dada a sua fórmula na equação 01.
Equação 1.
[pic 1]
Essa relação explica porque dois materiais de mesma composição possuem mesma densidade, mesmo que suas massas e volumes sejam diferentes. Alguns fenômenos como a altitude e profundidade, que estão relacionados a menor e maior pressão respectivamente, a temperatura, aspectos ambientais, tem grande influência sobre a determinação de ρ.
O termo densidade relativa é um termo muito usado nas áreas teóricas e experimentais, portanto é de suma importância o estudo da mesma.
“A densidade relativa de um material ou massa específica relativa é a razão entre a densidade do material e a densidade da água a 4,0°C, 1000 kg/m3; trata-se de um número puro, sem unidades. Por exemplo, a densidade relativa do alumínio é 2,7” [2]
Refere-se de uma grandeza adimensional consistindo sempre em função da temperatura. Em materiais de formas abstratas onde possuem poros, utiliza-se o processo citado[2].
Tabela 1. Grandezas, símbolos e unidades.
Nome da Grandeza | Símbolo | Nome da unidade | Símbolo |
Densidade Densidade relativa Massa Volume Temperatura Pressão | ρ d m V T P | Quilo grama por metro cúbico Adimensional Quilo grama Metro cúbico Kelvin Pascal | kg m-3 ---------- kg m3 K Pa |
Fonte: UNICAMP
Outro método utilizado para determinação da densidade quando se obtém um material de forma irregular impossibilitando de calcular o volume requer utilização de instrumentos como balança de precisão e uma proveta composta de água, pois necessita-se pesar o corpo de prova e analisar o método do deslocamento introduzindo o objeto na proveta.
...