A Mecânica dos Fluidos
Por: Eise Eise • 2/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPUS ANCHIETA
Marcio Alexandre Martins Machado – C5137F-7
Raphael Ferreira dos Reis – C70528-4
Robson Gomes da Silva Lourenço – C68ABH-0
Ruan dos Santos Vieira – C451DI-0
Wagner Alexandre de Souza Melo – C53974-0
Yasmin Grangeiro Cavalcante – T1260J-0
Ykaro Gomes de Oliveira – C68788-0
TUBO DE PITOT
São Paulo/SP
2017
Marcio Alexandre Martins Machado – C5137F-7
Raphael Ferreira dos Reis – C70528-4
Robson Gomes da Silva Lourenço – C68ABH-0
Ruan dos Santos Vieira – C451DI-0
Wagner Alexandre de Souza Melo – C53974-0
Yasmin Grangeiro Cavalcante – T1260J-0
Ykaro Gomes de Oliveira – C68788-0
TUBO DE PITOT
Trabalho relacionado às Atividades da matéria Mecânica dos Fluídos Laboratório apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
São Paulo/SP
2017
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 4
2.1. Tubo de Pitot 4
2.2. Pitot 5
3. EXPERIMENTO 6
3.1. Materiais e métodos 6
3.2. Procedimento Experimental 7
3.3. Resultados e análises 10
3.4. Cálculos 10
3.5. Gráfico 11
4. CONCLUSÃO 12
5. BIBLIOGRAFIA 13
OBJETIVOS
A experiência tem como objetivo a apresentação do diagrama de velocidades em uma seção transversal do tubo de escoamento como o fluxo de energia cinética e seu respectivo coeficiente de correção.
INTRODUÇÃO
Tubo de Pitot
O tubo de pitot é um sensor de pressão que possibilita o funcionamento de um dos mais importantes instrumentos de uma aeronave, o velocímetro.
[pic 1]
Figura 1 - Tubo de Pitot empregado em medições de água.
Basicamente, é um tubo instalado paralelamente ao vento relativo e com um orifício voltado diretamente para o fluxo de ar resultante da velocidade aerodinâmica da aeronave. Esse orifício se comunica com o interior de uma cápsula aneroide, instalada no velocímetro da aeronave. A caixa do instrumento recebe a pressão estática do ar de uma fonte estática, que não é afetada pela variação de velocidade da aeronave.
Quando a aeronave está estacionária e não há vento relativo, nem real, a pressão que entra pelo orifício do pitot é somente a pressão atmosférica estática. A cápsula aneroide permanece então em uma posição neutra e a velocidade indicada é zero. Quando a aeronave se desloca na massa de ar, o vento relativo causa um aumento na pressão de ar admitida pelo orifício do tubo de pitot, em relação à pressão estática, e essa "pressão de impacto", somada à pressão estática, faz a cápsula aneroide expandir. O movimento de expansão da cápsula é transmitido aos ponteiros do velocímetro por hastes e engrenagens, do tipo setor e pinhão, o que faz o ponteiro se movimentar, indicando ao piloto a velocidade da aeronave.
A equação abaixo explica matematicamente o funcionamento do tubo de pitot:
[pic 2]
Então, temos para a velocidade:
[pic 3]
Sendo:
- Pt: pressão total ou de estagnação;
- Ps: pressão estática;
- V: velocidade aerodinâmica;
- ρ: densidade do ar.
Pitot
Físico e engenheiro naval francês de Aramon, na região francesa de Gard, sudoeste do país, especialista em drenagens, construção de aquedutos como o que projetou e construiu em Montpelier (1760), canais abertos etc e criador do medidor hidrodinâmico tubo de Pitot (1732). A partir dos doze anos tornou-se um incansável estudante de matemática e de ciências físicas, em Paris. Iniciou a carreira como matemático e astrônomo e ingressou na Academia de Ciências (1724). Tornou-se engenheiro chefe dos estados de Languedoc (1740), participou na construção de um grande número de obras públicas, como o aqueduto de Saint-Clément, em Montpellier ((1753-1786). Também foi diretor da construção do canal de Midi, conhecido naquela época como canal de Languedoc. Tornou-se membro da Royal Society of London e da Académie des Sciences, onde publicou vários trabalhos sobre hidráulica, estruturas, geodesia, astronomia, matemática, saneamento, etc. Desenvolveu investigações científicas sobre as bombas e o rendimento das máquinas hidráulicas que trouxeram grandes contribuições para a termodinâmica e a hidrodinâmica. Usando o rio Sena como seu principal campo de pesquisa, realizou uma série de experimentos para a medição da velocidade de escoamento da água em diferentes partes da seção transversal de um rio. Inventou o famoso tubo de Pitot, instrumento para determinação da velocidade de escoamento de um fluido através da diferença de pressões estática e dinâmica no ponto. Este dispositivo se emprega amiúde em aeronáutica para determinação da velocidade de avanço de um avião em relação ao ar. Publicou também várias memórias sobre geometria e morreu em sua cidade natal, Aramon, França Cem anos após sua morte o governo francês adotou sua teoria sobre a manobra dos navios.
...