A Mecânica Dos Solos
Por: Chapuletei • 28/8/2019 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1]
Teor de Umidade do Solo
Mecânica dos Solos l
Grupo:
Bruno Camara
Universidade Católica de Pernambuco - Unicap
Recife
2019
1.Introdução e Objetivos
O objetivo do ensaio realizado no laboratório da UNICA, sob a supervisão do professor Wellington Amorim foi a determinação do teor de umidade de amostras de solo, pelo método da estufa.
Os volumes de solo em ocorrência natural consistem em 3 fases: Sólida (partículas), líquida (água) e gasosa (ar). Cada uma das fases ocupa uma parte do volume total do solo e contribui com uma parcela de seu peso total.
A soma dos volumes ocupados pelas fases líquida e gasosa é chamada de volume de vazios. Se não houver água neste espaço vazio, é um solo seco.
Se 100% do volume de vazios for composto por água, é chamado de solo saturado. No entanto, se o espaço for parcialmente preenchido com água, condição comum na natureza, chama-se solo natural (ou solo úmido)
Existem muitos índices que podem ser obtidos de uma amostra de solo.
O mais comum, e que serve de base para quase toda a mecânica dos solos, é o Teor de Umidade (w), que determina o percentual de água presente nos vazios do solo.
Este trabalho teve como objetivo a determinação dos teores de umidade de diversas amostras de um mesmo solo, utilizando também diferentes métodos de determinação. Desta forma, pôde-se comparar os resultados para se analisar fatores como qualidade e precisão de cada método
2.Revisão Bibliográfica
4
Dentre os diversos índices físicos dos solos que podemos ter com as relações de volume, um dos mais básicos e importantes é o Teor de Umidade (w), que é definido como o índice entre o peso da água e o peso de sólidos, em determinado volume de solos.
Sua determinação é muito simples. Basta determinar o peso da amostra de solo no estado natural, e o peso após completa secagem de água, o que corresponde ao peso de sólidos.
A literatura contém diversos métodos experimentais para determinação do teor de Umidade, tais como o método da Estufa descrita pelo Anexo A da
Norma “NBR 6457:2016 - Amostras de solo - Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização”. Já a “ NBR16097:2012 -
Determinação do teor de umidade”, apresenta os métodos Speedy e o método da frigideira, que não foi usado experimentalmente neste trabalho.
Além disso, foi feito o uso de medidores de umidade, como o encontrado no laboratório de mecânica dos solos da Engenharia Civil, Unicamp.
3.Procedimentos
Na aula de laboratório de mecânica dos solos realizada em 07/08/2018, foram apresentadas 4 amostras de solos e utilizado 1 método de determinação de teor de Umidade:
Método da Estufa:
Para cada amostra de solo (1, 2, 3 e 4), foi colocado pequenas quantidades de solo em 3 cápsulas, cujas “taras” já haviam sido determinadas.
Cada cápsula foi pesada e determinou -se os Pesos Brutos Úmidos. Em seguida, as cápsulas foram colocadas em uma estufa padrão, a uma temperatura de aproximadamente 105ºC.
...