A Mecânica dos Fluidos
Por: Nicole Coutinho • 11/7/2020 • Trabalho acadêmico • 285 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
NICOLE COUTINHO
MECÂNICA DOS FLUIDOS
[pic 1]
Pirassununga
2020
A maioria das pessoas que já estudou física na escola ouviu falar de Arquimedes, um dos grandes inventores e matemáticos que se conheceu. Conta à lenda que enquanto tomava banho ele percebeu que um corpo imerso na água da banheira tende a ficar mais “leve”. Então, a partir daí este começou seus estudos na procura de uma força contrária ao peso, a qual fosse exercida pelo líquido, conhecida como Empuxo (E).
Deste modo, quando um corpo encontra-se imerso sobre um líquido existem duas forças atuantes sobre o mesmo, a força peso que, normalmente, “empurra” o corpo para baixo e o empuxo, contrária a outra.
Quando um corpo flutua em um fluido, o módulo FE da força de empuxo que age sobre o corpo é igual ao módulo FG da força gravitacional a que o corpo está sujeito: FE = mf x g.
Isso significa que quando um corpo flutua em um fluido, o módulo FG da força gravitacional que age sobre o corpo é igual ao peso mf X g do fluido deslocado pelo corpo, onde mf é a massa do fluido deslocado: FG = mf x g.
Em outras palavras, um corpo que flutua desloca um volume de fluido igual ao seu peso.
O peso aparente de um objeto em um fluido é menor que o peso real do corpo e é igual à diferença entre o peso real e a força de empuxo que o fluido exerce sobre o corpo: (peso aparente) = (peso real – módulo da força de empuxo) (HALLIDAY).
É possível obter também através da massa a densidade dos objetos através da equação: d = m / v.
[pic 2][pic 3][pic 4]
...