A Mecânica dos Fluidos
Por: Caiobobato • 24/4/2021 • Relatório de pesquisa • 1.772 Palavras (8 Páginas) • 115 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
CAIO HENRIQUE RA:D9584I5 TURMA:
GABRIEL SARTORI RA: F01GEB7 TURMA:
BRUNO LUIS RA: N482028 TURMA:
HUGO FRIOSSI RA: F02795F7 TURMA:
BOLA DE DEMOLIÇÃO
CAMPINAS
2021
“O futuro dependerá daquilo
que fazemos no presente”.
Mahatma Gandhi
RESUMO
CARVALHO, Caio Henrique B. de; SARTORI, Gabriel; LUIS, Bruno; FRIOSSI, Hugo.
O Trabalho desenvolvido tem como objetivo construir um protótipo de um carrinho movido a motor elétrico junto a um guindaste com uma bola de demolição capaz de quebrar uma telha de cerâmica, aplicando os conhecimentos já adquiridos durante estes semestres.
Palavras-chave: Carro elétrico, Demolição, Engenharia.
INDICE
- INTRODUÇÃO.......................................................................................página 5
- Objetivo................................................................................página 5
2- DESENVOLVIMENTO............................................................................página 6
2.1- História da Bola Demolidora.....................................................página 6
2.2- Atualmente................................................................................página 6
2.3- Vantagens do Prototipo............................................................página 10
2.4- Programacao............................................................................página 10
2.5- Materiais...................................................................................página 11
2.6- Funcionamento ........................................................................página 11
2.7- Fluxograma...............................................................................página 12
3- CONCLUSÃO..........................................................................................página 14
4- REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.............................................................página 15
- INTRODUÇÃO
O trabalho é abordado sobre um projeto que vem para botar em pratica alguns dos nossos conhecimentos já adquiridos ao longo do tempo na instituição de ensino.
Por meio de micro controladores e motores, procuramos desenvolver este protótipo mostrando a união da tecnologia e os estudos abordados.
1.1 Objetivo
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um carro elétrico acoplado a um guindaste ou um braço articulado com uma minibola de demolição capaz de quebrar uma telha de cerâmica, desenvolvendo o idealizando um protótipo construído através do nosso grupo. O projeto deverá conseguir quebrar uma telha de cerâmica do tipo romana sem interferência humana, fazendo um deslocamento retilíneo de 1,0 metro antes de atingir a telha.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. História Bola de Demolição
Bola de demolição, também conhecida como bola rompedora, foi popular nas décadas de 50 e 60, mas o que é uma bola de demolição? Com o nome autoexplicativo, é uma pesada bola de aço ou ferro que pesam entre 450 a 5 mil quilos usada em demolições de grandes edifícios, na indústria da demolição é um clássico, porém nos anos 2000 já não são tão usadas, e pensando que é algo que fica pendurado sob a ponta de um cabo em um guindaste, o que deixa sua precisão menor e o desgaste do equipamento constante, o que justifica ela ter sido popular durante as décadas de 50 e 60 como dito anteriormente, foi isso o que deu entrada para a invenção de escavadores hidráulicos e outros maquinários, o que se dava mais alcance, mesmo sendo o meio mais eficaz demolir uma estrutura armada de concreto com uma bola de demolição.
2.2. Atualmente
Bolas de demolição mais recentes passaram por algumas modificações para melhor performance, com a esfera de metal mudada para o formato de uma pera com a parte de cima cortada, o que permite ser facilmente puxada através de coberturas e paredes grossas após ter atravessado.
Para a demolição de superfícies como paredes, a bola é suspensa até a altura desejada já que está suspensa sob um cabo controlado pelo guindaste, a bola irá agir como um pêndulo, puxando para o lado oposto da estrutura, e solto, usando da energia cinética da bola sob a estrutura, massa vezes a aceleração da bola gera a energia do impacto, considerando que é uma bola em média de 2 mil quilos, a energia é imensa sob a superfície.
Porém devido a desvantagens como:
- Alta produção de ruido;
- Alta produção de poeiras;
- Vibrações incomodas e contínuas;
- Necessidade de retrabalho após a demolição (retirada de fragmentos da demolição);
- Somente utilizável em trabalhos de longa extensão, pois a máquina ocupa um grande espaço, além de ser extremamente pesada.
Deixou de ser frequentemente usada mesmo que as vezes mais eficiente e substituída por escavadeiras hidráulicas e afins.
2.2. Motores elétricos
Em máquinas elétricas, motor elétrico é qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo. Em muitos casos os dois dispositivos diferem somente em sua aplicação e detalhes menores de construção. Os motores de tração usados em locomotivas executam frequentemente ambas as tarefas se a locomotiva for equipada com os freios dinâmicos. Normalmente também está aplicação se dá a caminhões fora de estrada, chamados eletrodiesel.\2.5.
...