A Metrologia Industrial e Científica
Por: Hygor Garcia • 5/10/2021 • Abstract • 845 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
Metrologia Industrial e Científica
1ª Lista de Exercícios
Hygor Garcia
2021.2
1 – Defina os conceitos de Medição, Mensurando e Indicação.
Medição: procedimento experimental através do qual o valor momentâneo de uma grandeza física é determinado como um múltiplo e/ou fração de 1 unidade, estabelecida por um padrão, e reconhecida internacionalmente.
Mensurando: objeto da medição, grandeza específica submetida à medição.
Indicação: é o valor de uma grandeza fornecido por um sistema de medição;
2 – Quais são as razões que justificam nossa necessidade de medidas?
A metrologia engloba aspectos teóricos e práticos da medição. Medições são essenciais para todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são indispensáveis no controle da produção, na avaliação de processos de qualidade, saúde e segurança, materiais, comida e tantos outros produtos a fim de garantir ao consumidor práticas seguras de comércio entre as companhias. A necessidade de um sistema padronizado e universal de medidas veio da dificuldade humana de mensurar quantidades de qualquer natureza e de conversão entre uma medida e outra. O Sistema Internacional de Unidades é hoje a forma moderna do sistema métrico que utiliza um sistema de unidades de medida concebidos através de sete unidades básicas. É o sistema de medição mais usado do mundo, tanto no comércio quanto na ciência, sendo padronizado de definições de unidades de medida que visam uniformizar e facilitar medições e relações internacionais decorrentes. A busca de soluções para a necessidade de medir tornou a metrologia uma linguagem universal e aceita por todos, facilitando trocas comerciais e o cotidiano das pessoas.
3 – Cite os principais fatores que causam os erros de medição.
Má definição do mensurando, imperfeições no sistema de medição, condições ambientais, procedimento de medição e a influência do operador
4 – Explique porque metrologia é uma linguagem universal?
A necessidade de medir é muito antiga e acompanha as civilizações desde sua origem. Por muito tempo, cada país e/ou localidade possuía seu próprio método de medição baseado inicialmente em partes do corpo humano como o pé, palmo, braça, polegada e côncavo. Porém, este sistema de medição era impreciso visto as diferenças da anatomia que varia entre cada indivíduo. Este fato criou vários problemas para o comércio, pois as pessoas de determinados lugares não estavam familiarizadas com o modo de medir de outras regiões, além dos padrões serem altamente subjetivos. Quantidades de diversas naturezas eram expressas em unidades de medidas pouco confiáveis, diferentes entre si e enfrentavam a necessidade de conversão entre uma medida e outra. Levando em consideração toda esta problemática, viu-se a necessidade de padronização da medição para que em todas as localidades pudessem compreender e colocar em prática um sistema único de medidas.
5 – Cite um produto cuja fabricação prescinda de alguma medição.
O vidro é um exemplo de produto proveniente de medições. Isto se prova em sua composição composta por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes. A combinação destes ingredientes em contato com altas temperaturas formam o material tão utilizado em todo o mundo. Mas para que surja em si o vidro é necessário certa medida de cada um dos componentes distribuídos da seguinte forma: 70% areia, 14% barrilha, 11% calcário, 2% alumia e 1% de corantes e descorantes.
...