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A OpenGL: API (Application Programming Interface)

Artigo: A OpenGL: API (Application Programming Interface). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  Artigo  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

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Resumo. Este trabalho final, busca desenvolver conceitos pr´aticos estudados

na classe de teoria, da disciplina de Computac¸ ˜ao Gr´afica e Processamento Digital

de Imagens. Consiste especificamente, em desenvolver um jogo no qual o

objetivo ´e destruir um conjunto de tijolos que fica na parte superior da tela,

utilizando uma bolinha que circula pla janela do jogo. A implementac¸ ˜ao do

trabalho, ´e baseada na biblioteca OpenGL, uma importante ferramenta para

criac¸ ˜ao de aplicativos e jogos.

1. Introduc¸ ˜ao

A OpenGL ´e uma API(Application Programming Interface) ou seja uma biblioteca com

func¸ ˜oes espec´ıficas para criac¸ ˜ao e desenvolvimento de jogos e aplicativos. Ela foi desenvolvida

direcionada mais para as linguagens C e C++, por´em ela pode ser utilizada por

diversas outras liguagens, obtento um elevado n´ıvel de eficiˆencia.

Na ind´ustria de jogos, atualmente a API Direct3D est´a em maior uso, devido a

quantidade de opc¸ ˜oes para desenvolvimento de efeitos visuais, e tamb´em porque a maioria

dos jogadores utilizam o sistema operacional Windows. No que diz respeito a criac¸ ˜ao

de ambientes gr´aficos complexos, para gerar um grande efeito de realismo nos jogos, a

Direct3D tamb´em possui um grau de superioridade.

Por´em para adaptac¸ ˜ao de jogos de PC, para consoles de ultima gerac¸ ˜ao, a OpenGL

´e mais flex´ıvel nesse aspecto. Isso a colocou no cen´ario da ind´ustria de games novamente.

Portanto, ele ´e e sempre ser´a uma opc¸ ˜ao importante nesse mercado.

2. Linguagem e Compilador

A linguagem C++ foi definida como requisito para o desenvolvimento do programa, por

ser robusta e possuir ampla relac¸ ˜ao com OpenGL. Quanto ao compilador, o CodeBlocks

foi o escolhido por ser vers´atil, e de f´acil configurac¸ ˜ao, al´em de possuir uma interface

amig´avel.

3. Bibliotecas e Declarac¸ ˜ao de Vari´aveis

A principal biblioteca utilizada ´e a glut.h, que de acordo com (Manssour), nada mais ´e

do que um toolkit independente de plataforma que inclui elementos GUI (Graphical User

Interface).

Quanto as vari´aveis, as principais est˜ao comentadas no trecho de c´odigo abaixo.

1

2 #include <g l / g l u t . h>

3

4 / / Po s i c a o da b o l a

...

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