A Organização e planejamento da manutenção
Por: kellcarol • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.441 Palavras (14 Páginas) • 281 Visualizações
Organização e planejamento da manutenção
Lista 1 – Conceitos e Métodos de Manutenção
- Cite 3 exemplos de itens de manutenção e para cada, apresente duas funções e uma falha relacionada a cada função.
Item | Função 1 | Função 2 | Falha |
Palhetas de limpador de pará-brisa | Limpar o pará-brisa | Remover água de chuva | Desgaste na borracha |
Lâmpadas dos faróis | Iluminação | Indicar movimentos (freio, setas) | Queima |
Parafuso | Firmar | Juntar | Quebra/frouxidão |
- Explique como a manutenção deve atuar, indo além das atividades de reparo e de correção de falhas
O objetivo da manutenção não se resume apenas as atividades de reparo e de correção de falhas, mas de também manter suas capacidades funcionais.
É garantir sua capacidade funcional, além da qualidade do produto, da segurança e da integridade do meio-ambiente.
- Quais são as limitações das atividades de melhoria que a manutenção pode tentar implementar?
Se estiver ao alcance do orçamento e do conhecimento técnico das equipes do departamento de manutenção, as atividades de melhoria também poderão resultar numa atualização tecnológica dos equipamentos.
- Qual a ideia básica dos métodos de Manutenção Corretiva, Preventiva e Preditiva, conforme Harilaus Xenos?
- Manutenção corretiva: A manutenção corretiva sempre é feita depois que a falha ocorreu. Do ponto de vista do custo de manutenção, a manutenção corretiva é mais barata do que prevenir as falhas nos equipamentos. Em compensação, também pode causar grandes perdas por interrupção da produção;
- Manutenção preventiva: A manutenção preventiva, feita periodicamente e sistematicamente, deve ser a atividade principal de manutenção em qualquer empresa. Ela envolve algumas tarefas sistemáticas, tais como as inspeções, reformas e trocas de peças, principalmente;
- Manutenção preditiva: A manutenção preditiva permite otimizar a troca das peças ou reforma dos componentes e estender o intervalo de manutenção, pois permite prever quando a peça ou componente estarão próximos do seu limite de vida. A manutenção preditiva é um dos elementos da manutenção preventiva. Ao colocarmos em prática a manutenção preditiva, suas tarefas devem fazer parte do planejamento da manutenção preventiva. Afinal de contas, a manutenção preditiva é mais uma maneira de inspecionar os equipamentos.
- Se considerarmos apenas o custo da manutenção e das peças, por que a manutenção preventiva é, em geral, mais cara do que a corretiva?
Se comparada com a manutenção corretiva - somente do ponto de vista do custo de manutenção - a manutenção preventiva é mais cara pois as peças têm que ser trocadas e os componentes têm que ser reformados antes de atingirem seus limites de vida.
- Por que a Manutenção Preditiva pode ser considerada como um elemento da Preventiva?
A manutenção preditiva é um dos elementos da manutenção preventiva. Ao colocarmos em prática a manutenção preditiva, suas tarefas devem fazer parte do planejamento da manutenção preventiva. Afinal de contas, a manutenção preditiva é mais uma maneira de inspecionar os equipamentos.
- Como os intervalos da Manutenção Preditiva podem ser medidos, sem usar medidas de tempo? Cite exemplos.
A aplicação da Manutenção Preditiva é possível quando o componente apresenta um “sintoma” que pode caracterizar o seu processo de falha. Os principais fatores que determinam a falha dos componentes são: alteração do nível de vibração, calor, alteração de espessura, trinca e desgaste. Ex: monitorando a variação de vibração do equipamento prevemos o momento de trocar os rolamentos.
- Explique como a manutenção preditiva pode ser considerada como um dos elementos da manutenção preventiva. Cite exemplos.
A premissa comum da manutenção preditiva é que o monitoramento
regular da condição mecânica real, o rendimento operacional, e outros indicadores da condição operativa das máquinas e sistemas de processo fornecerão os dados necessários para assegurar o intervalo máximo entre os reparos. Ela também minimizaria o número e os custos de paradas não-programadas criadas por falhas da máquina.
Ex: a manutenção preventiva de inspeção dos vagões de um trem se torna preditiva ao analisar a temperatura dos eixos e, com elas, se define o tempo máximo de vida útil dos eixos (ou quanto tempo ele pode rodar).
- Em quais situações a manutenção corretiva pode ser adotada, ao invés da preventiva? Cite exemplos.
A manutenção corretiva pode ser adotada, quando o custo da falha é menor do que o custo da manutenção preventiva, ou seja, o custo ter disponível e trocar as peças periodicamente, antes mesmo de ter chegado ao fim de sua vida útil.
Exemplos: luz da sala de aula e parafusos de cadeira;
- Cite dois exemplos de parâmetros que podem ser monitorados pela Manutenção Preditiva e esboce um gráfico para cada, mostrando o conceito de limites de aviso e de alerta.
Temperatura dos eixos um vagão (tem um ponto limite antes da falha e quanto maior a temperatura, maior a possibilidade de haver falhas).
[pic 1]
Nível de lubrificação das rodas do eixo (tem um ponto limite antes da falha e quanto menos lubrificado, maior a possibilidade de haver falhas).
[pic 2]
- Explique o conceito de Manutenção Produtiva.
A manutenção produtiva pode ser entendida como a melhor aplicação dos diversos métodos de manutenção, visando a otimizar os fatores econômicos da produção, garantindo a melhor utilização e maior produtividade dos equipamentos com o custo mais baixo.
A manutenção produtiva é uma "maneira de pensar", ao invés de um método de manutenção. Podemos representar a manutenção produtiva como o conjunto de métodos de manutenção.
...