A Padronização do Processo de Implantação de Software ERP
Por: Anderson Becker • 8/9/2018 • Artigo • 2.390 Palavras (10 Páginas) • 458 Visualizações
Padronização do Processo de Implantação de Software ERP
Acadêmicos
Alessandro Polli
Anderson Ribeiro Becker
Cleide Mara Krueger
Flavia Ferreira
Leandro Kopsch
Marcos Vinicius Zucco
Professor: Bruno Alberto Tribess
EPR18 – Projeto Integrado Multidisciplinar IV
04/04/2018
- Introdução
No cenário atual o lucro de uma empresa de software ERP( Enterprise Resource Planning) está diretamente ligado a uma implantação bem sucedida, já que a maior parte dos custos está relacionada a prestação de serviço realizada para a implantação da ferramenta no cliente. Pode haver também customizações envolvidas neste processo, e estas devem ser bem mensuradas a fim de prever um valor que possa ser repassado ao cliente e não gere custos não previstos a empresa de software.
Sendo assim este trabalho tem como objetivo buscar resultados mais satisfatórios de forma a obter um melhor gerenciamento dos processos de implantação, buscando ferramentas que auxiliem no acompanhamento de todas etapas. Com estes registros obter um histórico que possa auxiliar em futuras propostas, melhorando a negociação entre cliente e fornecedor fortalecendo a relação entre eles, aumentando a credibilidade da empresa.
- Problema
Falta de acerto na sugestão das horas de implantação do Sistema ERP(Enterprise Resource Planning) JJW XP está causando custos adicionais, os quais não estavam previstos na proposta comercial formulada ao cliente, fazendo com que a JJW tenha que absorver estes valores adicionais.
- Justificativa
A falta de acompanhamento e monitoramento das implantações passadas faz com que o custo ultrapasse o valor de horas contratadas estipuladas em contrato, pois como não há um registro do histórico não há uma base que sirva de referência para elaborar novas propostas comerciais. Isso gera custos adicionais, causando desconforto entre a empresa contratante e a JJW.
- Objetivos
Criar uma padronização para o processo de implantação do software para que seja possível acompanhar todas a etapas do projeto aumentando índice de acerto das horas estimadas repassadas ao contratante.
- Hipóteses
Desenvolver uma metodologia para a implantação do software;
Criar um modelo de Cronograma para definir prazos;
Utilizar o Grafico de Gantt para o acompanhamento das etapas em que ambas as empresas possam acompanhar o processo de implantação.
- Bases teóricas fundamentais
- MASP
MASP – Método de análise e soluções de problemas, feito para desenvolver uma melhoria de processo em um ambiente organizacional, solucionando problemas e obtendo resultados esperados.
Um problema pode ser caracterizado como um resultado indesejado, e segundo Campos(1992) as pessoas acreditam que podem resolver os problemas apenas com duas experiencias, onde ele mesmo cita que os fatos e os dados são os únicos critérios do conhecimento verdadeiro.
Por esse e vários outros motivos, fazer uma análise de processo é de extrema importância para se dar inicio a uma solução de problemas dentro da empresa, com isso também se cria uma expectativa que é quase certa de que o problema será solucionado.
Segundo Matos, (2011), a aplicação de um método para a solução de problemas pode ser entendida como a “obtenção de um conjunto de princípios estipulados para a execução de processos de trabalho ou atividades”.
Com a complexidade desse estudo de métodos, eles se tornam ideais para analisar, solucionar e reduzir efeitos indesejados, causados pelos problemas.
Etapas:
- Identificação do problema
- Observação
- Análise
- Plano de ação
- Ação
- Verificação
- Padronização
- Conclusão
Ferramentas
- Histograma
- Diagrama de Pareto
- Estratificação
- Folha de verificação
- Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)
- Gráfico de Dispersão
- Carta de Controle
- ISHIKAWA
Segundo Miguel (2006) o Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, consiste em uma forma gráfica, usada como metodologia de análise para representar fatores de influencia (causas) sobre determinados problemas (efeitos).
O nome, Diagrama de Ishikawa também é devido ao ser criador, e Espinha de Peixe pelo seu formato.
Passos para elaboração:
- Determinar o problema a ser estudado (identificação do efeito)
- Relatar sobre as possíveis causas e registrá-las no diagrama.
- Construir o diagrama agrupando as causas em “M” (mão de obra, máquina, método matéria-prima, medida e meio ambiente)
- Analisar o diagrama, a fim de identificar as causas verdadeiras.
- Correção do problema.
Basicamente, o resultado do diagrama é fruto de um Brainstorming.
Figura 1 – Diagrama de Ishikawa
[pic 1]
Fonte: Elaborada pelo autor
- 5W2H
O 5W2H se trada de um checklist de determinadas etapas que necessitam ser desenvolvidas com o máximo que clareza possível. Ele serve como um mapeamento das atividades, a qual será definido o que será feito, o responsável que irá executar, qual será o tempo estimado para executar, qual será o setor da empresa e todos os motivos de estar sendo executado o projeto. Em uma segunda etapa, deverá ser difinido como será feita a atividade e o quanto custará o processo.
...