TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perda de Carga Distribuída

Por:   •  24/10/2017  •  Ensaio  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Relatório Experimento Perda de Carga Distribuída

Integrante:              

Nome:  Bianca C. de Carvalho                

Nome: Gabriel H. dos Santos Salgado    

Nome: Guilherme Aparecido P. Soares        

Nome: Jhonattan W. Souza e Silva      

Nome: Michel L. Freire                          

Nome: Renato S. Dias Junior                      

Nome: Rodrigo K Novoa                            

SUMÁRIO

  1. OBJETIVO;
  2. INTRODUÇÃO;
  3. MATERIAIS E MÉTODOS;
  4. RESULTADOS E ÁNALISES;
  5. CONCLUSÃO;
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;

  1. OBJETIVO

O principal objetivo deste experimento é verificar a dependência da perda de carga distribuída (hf) com a vazão (Q), e estudar o comportamento do fator de atrito (f) em função do número de Reynolds (Re).

RELATÓRIO 1

[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

O experimento realizado exercido pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica – Mecatrônica da Universidade Paulista – UNIP que basicamente volta sua atenção para os princípios da engenharia, como, concepção, análise, fabricação, projeção e manutenção de sistemas de controles mecânicos.

No âmbito do experimento no laboratório de Mecânica dos Fluídos, ministrada pela Professora Aurea, com o objetivo determinar a perda de carga distribuída, aonde um fluido escoa ao longo de condutos, criando-se atrito gerado pelo movimento do fluido.

Com isto, pode-se calcular a carga em das seções de um conduto de seção constante, na posição horizontal, onde será observado uma diminuição de carga ao longo do escoamento. Essa diminuição, é devido ao atrito ao longo de condutos, podendo ser chamado de “perda de carga distribuída”.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Os equipamentos utilizados no experimento da perda de carga, foram necessárias a utilização de uma cuba de acrílico graduado (Figura 1) para a medição de vazão – manômetro digital para medir a diferença de pressão (P2-P1) - (Figura 2), e tubos (com mola, diâmetro maior e menor) – (figura 3).

[pic 3]

                             

                                               

                                 

Figura 1 – Cuba de acrílico graduado.

[pic 4][pic 5]

Figura 2 – Manômetro digital.                             Figura 3 – Tubos utilizados no experimento.

  1. RESULTADOS E ANÁLISES

        Para a realização do experimento, tínhamos que coletar 3 amostras pelo manômetro digital para a medição de pressão do fluido, coletamos também amostras do volume em metro cúbico, o tempo em segundos e a vazão real em metros cúbico por segundo a partir dos dados coletados

        Após o término da coleta de dados, utilizando os conceitos e equipamentos, citadas acima, obtivemos amostras utilizadas para calcular a velocidade em m/s, a vazão real (m3/s), perda de carga fluida (m), fator de atrito e o número de Reynolds, com o propósito de observar o comportamento através dos equipamentos usados.

Após determinar os valores a partir dos calculos, foi possivel criar um grafico apresentando o comportamento, da relaçao entre carga distribuida (hf) com a vazao (Q), e a relaçao entre fator de atrito (f) em funçao do numero de Reynolds (Re).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (310 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com