A Perda de Carga Distribuída
Por: Renato Junior • 24/10/2017 • Ensaio • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
Relatório Experimento Perda de Carga Distribuída
Integrante:
Nome: Bianca C. de Carvalho
Nome: Gabriel H. dos Santos Salgado
Nome: Guilherme Aparecido P. Soares
Nome: Jhonattan W. Souza e Silva
Nome: Michel L. Freire
Nome: Renato S. Dias Junior
Nome: Rodrigo K Novoa
SUMÁRIO
- OBJETIVO;
- INTRODUÇÃO;
- MATERIAIS E MÉTODOS;
- RESULTADOS E ÁNALISES;
- CONCLUSÃO;
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;
- OBJETIVO
O principal objetivo deste experimento é verificar a dependência da perda de carga distribuída (hf) com a vazão (Q), e estudar o comportamento do fator de atrito (f) em função do número de Reynolds (Re).
RELATÓRIO 1
[pic 2]
- INTRODUÇÃO
O experimento realizado exercido pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica – Mecatrônica da Universidade Paulista – UNIP que basicamente volta sua atenção para os princípios da engenharia, como, concepção, análise, fabricação, projeção e manutenção de sistemas de controles mecânicos.
No âmbito do experimento no laboratório de Mecânica dos Fluídos, ministrada pela Professora Aurea, com o objetivo determinar a perda de carga distribuída, aonde um fluido escoa ao longo de condutos, criando-se atrito gerado pelo movimento do fluido.
Com isto, pode-se calcular a carga em das seções de um conduto de seção constante, na posição horizontal, onde será observado uma diminuição de carga ao longo do escoamento. Essa diminuição, é devido ao atrito ao longo de condutos, podendo ser chamado de “perda de carga distribuída”.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Os equipamentos utilizados no experimento da perda de carga, foram necessárias a utilização de uma cuba de acrílico graduado (Figura 1) para a medição de vazão – manômetro digital para medir a diferença de pressão (P2-P1) - (Figura 2), e tubos (com mola, diâmetro maior e menor) – (figura 3).
[pic 3]
Figura 1 – Cuba de acrílico graduado.
[pic 4][pic 5]
Figura 2 – Manômetro digital. Figura 3 – Tubos utilizados no experimento.
- RESULTADOS E ANÁLISES
Para a realização do experimento, tínhamos que coletar 3 amostras pelo manômetro digital para a medição de pressão do fluido, coletamos também amostras do volume em metro cúbico, o tempo em segundos e a vazão real em metros cúbico por segundo a partir dos dados coletados
Após o término da coleta de dados, utilizando os conceitos e equipamentos, citadas acima, obtivemos amostras utilizadas para calcular a velocidade em m/s, a vazão real (m3/s), perda de carga fluida (m), fator de atrito e o número de Reynolds, com o propósito de observar o comportamento através dos equipamentos usados.
Após determinar os valores a partir dos calculos, foi possivel criar um grafico apresentando o comportamento, da relaçao entre carga distribuida (hf) com a vazao (Q), e a relaçao entre fator de atrito (f) em funçao do numero de Reynolds (Re).
...