A Plataforma Logísticas
Por: digosnoop • 29/3/2020 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
Página 1 de 2
Plataformas Logísticas
Acadêmicos: Emerson RODRIGO Cantovick, Maicon Alves, Robson Arnold, Rodrigo Holocheski, Willian Veber Gerardi
Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva
ConceiTOS
Plataforma logística é um conceito dado a centros logísticos que operam agregando algum valor ao produto.
Plataformas logísticas são pontos ou áreas de rupturas das cadeias de transporte e logística, nos quais se concentram atividades e funções técnicas e de valor adicionado.
TRÊS TIPOS DE ANÁLISES
Sub-Zona de serviços gerais;
Sub-Zona de transportes;
Sub-Zona destinada aos operadores logísticos;
MODELOS DE PLATAFORMAS
Plataforma de Commodities
Este tipo de plataforma deve contar com grandes áreas de armazenagem específica (como silos, armazéns de carga geral e armazéns frigoríficos) e, a depender da disponibilidade dos modos de transporte, terminais de transbordo. Em geral, localizam-se no entorno das áreas produtivas e próximas aos principais eixos de transporte, uma vez que as cargas normalmente são transportadas pelos modos ferroviário e rodoviário.
MODELOS DE PLATAFORMAS
Plataforma Industrial
Dedica-se à articulação dos fluxos de produtos entre produtores e fabricantes na cadeia, antes que as mercadorias cheguem aos clientes finais. Pode-se utilizar transporte multimodal ou não, dependendo da infraestrutura disponível. Estas plataformas podem contar com instalações industriais próximas, ou até mesmo dentro da própria plataforma.
MODELOS DE PLATAFORMAS
Plataforma Portuária
Essas instalações estão geralmente relacionadas com o comércio exterior, embora possam também tratar de cargas oriundas do comércio doméstico, transportadas por cabotagem ou ferrovias, por exemplo. Nesses casos, a entrada e/ou saída de produtos é feita na forma de carga fechada, seja conteinerizada ou a granel.
MODELOS DE PLATAFORMAS
Plataforma de Distribuição
Trata do manuseio de cargas destinadas a atender os consumidores finais das cadeias de suprimentos, através de atacadistas e varejistas. Devido a esta característica, utilizam principalmente o modo de transporte rodoviário.
MODELOS DE PLATAFORMAS
Plataforma de Logística Reversa
A implantação de plataformas reversas segue a tendência atual de se pensar na economia de forma circular. A economia circular busca a reconstrução de capital, seja ele financeiro, manufaturado, humano, social ou natural. Neste modelo econômico, além do fluxo usual de produtos aos consumidores, existe também um fluxo reverso de materiais após o seu consumo, de forma que estes sejam destinados à manutenção, reuso ou redistribuição, manufatura ou reciclagem.
USUÁRIOS TÍPICOS DAS PLATAFORMAS LOGÍSTICAS
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com