A Ponte Akashi Kaikyo .
Por: acunha • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 772 Palavras (4 Páginas) • 673 Visualizações
Ponte Akashi Kaikyo
Ficha técnica
- Nome: Ponte do Estreito de Akashi.
- Sistema estrutural: Ponte Pênsil.
- Função: Ponte Rodoviária.
- Localização: Sobre o Estreito de Akashi entre as ilhas de Honshu e Awaji, próximo a Kobe, Japão.
- Época da construção: 1988-1998.
- Projeto: Hanshu Shikoku Bridge Authority.
- Execução: Matsuo Bridge Corporation.
- Dimensões: Comprimento total: 3,9 Km.
- Vão central: 1911 m.
- Altura das torres: 282.8 m.
- Altura da treliça do tabuleiro: 14 m.
- Material: Aço.
LOCAL DA CONSTRUÇÃO
Localizada no estreito de Akashi (Japão) entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji. A ponte faz parte da rede nacional de estrada, o local onde a ponte foi construída tem 60 metros de profundidade e correntes de 14 Km/h
A ponte Akashi Kaikyo tem 4 km de largura no local da ponte com profundidades do mar de 100 metros e correntes de média 14 km/h. O Estreito é uma das vias mais movimentadas do mar no mundo, mais de mil navios navegam por suas águas todos os dias. Além disso, a ponte fica em uma região de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h.
INÍCIO DA CONSTRUÇÃO
No ano de 1988 iniciou-se a primeira etapa da execução da base da ponte com dois caixões betão, foram 1.4 milhões de metros cúbicos de betão, cuja função é transmitir ao solo 120.000 toneladas. Com formas circular os caixões foram instalados por meio de escavações.
Depois de posicionados os caixões são inundados com água e afundados. Nesta etapa foram utilizados 250 mil m³ de concreto. A construção da ponte durou 10 anos (1988-1998).
COMPRIMENTO E VÃO
Com 3.911 m de comprimento total e 1.991 m de vão central, a Akashi-Kaikyo tornou-se a ponte com o maior vão do mundo, superando a também inaugurada em 1998 Ponte Great Belt East na Dinamarca, seu tabuleiro suspenso mede 1.624 m.
ALTURA DAS TORRES E MATERIAL UTILIZADO
As torres medem cada uma 282.8 m cada uma.
Para tal estrutura foram utilizadas placas de aço com mais de 1.500 parafusos, formando um pilar mais leve do que o aço maciço, tornando-as mais flexíveis por serem ocas. Foram utilizados no total 3.00000 Km de aço.
FUNDAÇÕES
A fundação das torres são do tipo diretas e são construídas por caixões de betão armado com 80 m de largura em forma circular e 70 m de altura.
Estes caixões foram pré-fabricados e transportados até o local de implantação, os mesmos foram submergidos a uma profundidade de 60 m.
Os caixões foram protegidos com pedras arredondadas e filtros para protege-los do desgaste provocados pela areia e pedregulhos que são arrastados pelas correntes de água.
AMORTECEDORES
Com ajuda da tecnologia foi possível desenvolver mecanismos que suportassem as turbulências climáticas da região.
Foram projetados 20 enormes amortecedores de 10 toneladas cada um. Estes amortecedores foram instalados dentro das torres de aço.
Os amortecedores inclinam a torre para o lado oposto dos tremores contrabalançando o movimento evitando assim, o tombamento da ponte.
LEVANTAMENTO DA PONTE
Em 1992 com ajuda de guindastes a fase de levantamento das torres em estrutura de aço, sendo cada uma formada por 30 seguimentos pré-fabricados. A seção transversal em forma de cruz deve-se à elevada altura das torres (282.8 m).
Foram utilizados ainda 20 atenuadores dinâmicos sincronizados, para neutralizar as vibrações provocadas pelo vento.
CABOS
O primeiro cabo, o cabo guia de poliaramida com 10 mm de diâmetro foi feito por meio de helicóptero.
Os cabos que suspendem o tabuleiro são formados por 290 feixes, cada um com 127 fios de aço galvanizados de elevada resistência à tração mais concretamente 180 Kgf/mm2.
...