A Ponte rolante
Por: danilo_lemes • 26/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
Ponte rolante com içamento a vácuo
Danilo Lemes1; Gabriel Grigorio2
Hebert Cássio3 Marcelo Romulo4 Marcos Patrick5 Marilardo Filho6 Rafael Gonsanves7 (Benedito)
Magali Maria de Araújo Barroso4 ou Miriam Lourenço Maia4 (Coorientadora)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1e-mail do Aluno1; 2e-mail do Aluno2; 3e-mail do orientador; 4magali.barroso@prof.unibh.br ou 4miriam.maia@prof.unibh.br
Resumo: Neste trabalho apresentam-se o desenvolvimento da sequência, modelos e procedimentos que possibilitam o projeto básico de um equipamento de manuseio e transporte de cargas - Ponte Rolante aplicação não siderúrgica.
Neste equipamento temos com função de transportar pequenas cargas com utilização de sistema a vácuo através de ventosas.
A partir deste modelo, desenvolveu-se uma sequência objetiva do ponto de vista de engenharia para a configuração do equipamento.
A tecnologia do vácuo é uma realidade em diversos ramos da engenharia mecânica, na qual destacamos os sistemas fabricação sobre atmosfera controlada e sistemas de fixação de peças. Na indústria, a tecnologia do vácuo garante, através do uso de dispositivos de sucção, a fixação de peças, evitando assim os fixadores com parafusos e grampos. A atmosfera controlada proporciona efeitos de maior exatidão em medição utilizados pela engenharia de precisão. Contribui, também, na eficiência de uma gama de outras aplicações que podem sofrer influências da atmosfera padrão.
Palavras-chave: Tecnologia do vácuo, Aplicações do vácuo, Fixação a Vácuo. Ponte Rolante
Abstract: In this work is being presented the development and procedures that enable the basic design of an Electric Overhead Traveling Crane.
With this equipment we have with function of transporting small loads with use of vacuum system by means of suction cups.
Based on this model, an objective formulation of the project engineering point of view is used for choosing the configuration of basic design.
Vacuum technology is a reality in various branches of mechanical engineering, in which we highlight the manufacturing systems on controlled atmosphere and workholding systems. In the industry, vacuum technology ensures, through the use of suction devices, fixing parts, thereby avoiding the fasteners with bolts and clamps. The controlled atmosphere provides greater accuracy in measuring effects used for precision engineering. Contributes, too, on the efficiency of a range of other applications that can undergo standard atmosphere influences.
Keywords: Vacuum technology, vacuum Applications, vacuum fixing. Overhead Crane
____________________________________________________________________________
1 Objetivos Gerais
A fabricação de uma ponte rolante com içamento a vácuo tem como objetivo facilitar o transporte de cargas frágeis com segurança e praticidade, reduzindo o tempo de manuseio e custo de mão de obra, trazendo um maior faturamento a empresa.
As aplicações da tecnologia do vácuo podem ser citadas, como em uma linha de montagem de uma indústria sendo beneficiado da mobilidade e rapidez que a tecnologia do vácuo garante através do uso de dispositivos de sucção para a fixação de peças e ferramentas, evitando os fixadores com parafusos e grampos.
1.1 Objetivos Específicos
Fundamentos da tecnologia a vácuo: A tarefa de um sistema de vácuo é produzir e garantir baixas pressões no interior de uma câmara de vácuo. A Figura (1) ilustra um sistema genérico formado por câmara, tubulação e bomba de vácuo.
Figura 1. Configuração genérica de sistemas de vácuo
Fonte: Degasperi, Modelagem e Análise Detalhada de Sistema de Vácuo, 2002, p. 17
Desenvolvimento proposto: Pretende-se neste trabalho desenvolver procedimentos básicos que possibilitem determinar a sequência, bem como a análise, de partes mecânicas e estruturais principais de uma máquina de elevação e transporte de cargas
(MET) - Ponte Rolante não-siderúrgica.
As normas que regem os projetos de equipamentos de manuseio de cargas nas siderurgias impõem critérios técnicos mínimos a serem observados pelos projetistas, como por exemplo, espessura mínima para as chapas estruturais, diâmetro mínimo do cabo de aço, etc...
Aplicações da tecnologia do vácuo:
Fixação e movimentação de cargas.
Manipulação de peças pequenas e frágeis.
Operações que requerem condições de atmosfera limpa.
Controle de partículas sob o processo.
Deformações mecânicas.
Secagem.
Termoformagem a vácuo: De acordo com Moraes (2004), a termoformagem a vácuo consiste na conformação de placas e filmes de material poliméricos submetidos ao calor e vácuo através de uma máquina termoformadora. As etapas de conformação compreendem primeiramente pelo amolecimento do material plástico através de resistências elétricas presentes no interior de uma pequena câmara de vácuo. Em seguida, através da diferença de pressão criada no interior da câmara de vácuo pelos furos contidos na matriz, o material amolecido preenche os espaços evacuados conformando-se na matriz e dando origem a forma final do objeto. A Figura (3) apresenta as etapas de termoformagem.
Figura 2. Distribuição de pressões em uma ventosa
Figura 3. Etapas da termoformagem a vácuo
Fonte:http://www.custompartnet.com/wu/images/thermoforming/vacuum-forming.png
Este tipo de conformação é utilizado em diversas aplicações onde requer melhor acabamento superficial e controle rigoroso de espessura, além de ser o mais indicado em comparação aos outros tipos de técnicas de injeção e sopro na produção de peças pequenas e complexas
...