A Prensa Pneumatica
Por: Yan Arêas • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 4.533 Palavras (19 Páginas) • 688 Visualizações
[pic 1]
PRENSA PNEUMÁTICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADE NORDESTE
FORTALEZA,CE 2018
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADE NORDESTE
PRENSA PNEUMÁTICA
Projeto apresentado ao curso de Engenharia Mecânica, da Unifanor – Centro Universitário UnifanorWyden, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Mecânica
Orientador: Prof. Dr. Roberto Lima de Albuquerque.
Equipe:
Carlos Bruno Nunes Mesquita 151013769
Jorge Luis Pereira 152013561
Luccas Emmanuel Gomes Lima 151011807
Micael Barroso Batista 141012173
Otaisa Moreira Frota 151015211
Yan Machado Arêas 151012559
FORTALEZA,CE 2018
Dedicatória
Aos amigos de equipe que em conjunto tornaram real este projeto, em meios a obstáculos como falta de tempo, pois todos trabalham. Pela dedicação e compromisso de cada membro, dedico-lhes essa conquista como forma de gratidão.
Resumo
A prensa é capaz de amassar, deformar ou reduzir o volume inicial de latas de 12,4 cm de altura e aproximadamente 6,5 cm de diâmetro. O diâmetro da parte superior é de 5,3 cm e da base 5,2 cm. Destaca-se que o desenvolvimento do projeto é viável no quesito custo/benefício quando comparado com as prensas existentes no mercado. No geral, este estudo contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio de reciclagem, destacando importância da automação na prática. Este estudo tem por objetivo projetar uma prensa pneumática para o processo de reciclagem de latas de alumínio. Além disso, analisar a viabilidade econômica da produção da prensa pneumática. Uma das principais contribuições científicas é o desenvolvimento de uma prensa que seja eficaz, eficiente e economicamente viável. Em termos operacionais, introduzir um mecanismo de produção e melhorias nas condições de trabalho em pequenos centros urbanos ou associações de reciclagem.
Sumário
1.Introdução................................................................................5
2.Objetivos...................................................................................
2.1. Objetivo geral.........................................................................
2.2. Objetivo específico.................................................................
3. Justificativa da escolha do projeto.......................................
4.FundamentaçãoTeórica...........................................................
5.Metodologia..............................................................................
6.Equipamentos..........................................................................
7.Resultados................................................................................
8.Conclusão.................................................................................
9.Referências Bibliográficas.....................................................
10.Planilha de Custo ..................................................................
11.Cronograma............................................................................
1.Introdução
A reciclagem de alumínio é um ato sustentável, portanto são enormes os benefícios sociais, econômicos e ambientais. O mercado de reciclagem cresce à medida que aumenta a conscientização e a participação de diversas classes sociais. A lata de alumínio no meio ambiente, leva mais de cem anos para se decompor. Para minimizar os problemas causados pelos resíduos, pode-se reduzir, reutilizar ou reciclar toda espécie de resíduo. Estes três itens são diferentes, pois a redução consiste em diminuir a quantidade de lixo produzido. A reutilização do resíduo consiste em encontrar uma nova utilidade para o material que, a princípio, e considerado inútil. E reciclagem, por sua vez, consiste em dar uma nova vida ao material, transformando-o novamente em matéria-prima para, a partir dele, fabricar novos produtos. Um dos casos em que a reciclagem proporciona grande economia de energia é no reaproveitamento do alumínio.
Em tempos em que a ameaça de escassez de energia elétrica compromete a crescimento do pais e exige uma mudança de hábitos da população com o objetivo de evitar o pior, é importante destacar o papel da reciclagem que, além de evitar o acumulo de resíduos no meio ambiente, de contribuir para a preservação dos recursos naturais e de gerar oportunidades de trabalho, também possibilita a economia de energia. Segundo a Associação Brasileira de Alumínio, somente com a reciclagem de uma lata economiza-se energia que poderia manter uma televisão ligada por três horas. Estima-se que a sucata de alumínio promova ganho financeiro sustentável para um milhão de brasileiros de baixa renda. A prensa comprime objetos com a finalidade de reduzi-los em forma e tamanhos. Este projeto, poupa tempo e esforço humano, além de proteger contra possíveis lesões causadas ao amassar as latas. Contribui também para a redução de espaço necessário para armazenamento e transporte do material. Baseando-se na introdução da pneumática nos processos de automação, e, considerando suas características, vantagens e desvantagens, esse projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar e demonstrar, a aplicação de uma prensa em um processo de reciclagem de latas de alumínio com a utilização de atuadores pneumáticos. Uma das principais contribuições científicas que se espera desse trabalho é o desenvolvimento de uma prensa que seja eficaz, eficiente e economicamente viável.
Neste contexto, este trabalho busca responder a seguinte pergunta: Qual o impacto da aplicação da metodologia estudada em sala de aula, para a otimização no processo de reciclagem do lixo. Destaca-se ainda que Informações sobre especificações do produto e processo, nome da empresa, valores dos custos do produto e demais informações consideradas estratégicas e sigilosas para o negócio não serão abordadas neste trabalho.
Na Idade Média, surgiram os primeiros serviços de coleta de lixo. No começo, eram empresas particulares, mas quando fracassavam, o serviço era público – atividade dos carrascos, seus auxiliares e muitas vezes, com a ajuda das prostitutas. Na segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial, houve um aumento significativo na produção de lixo e com isso, medidas também foram tomadas. No século XX, a questão do lixo se agravou com o aumento das indústrias. Logo, o lixo orgânico passou a ser o menor dos problemas e surgiu a necessidade de criar um processo que pudesse evitar o acúmulo nos entulhos de lixo sólido.
...