A Primeira lei de Newton
Por: Carol Miranda • 23/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 392 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 1
Turma nº1004
Experiência nº 9
Data 11/05/2015
Nome da experiência: Coeficiente de atrito
Professor: Gilberto Rufino
Alunos: ______________________
______________________
______________________
______________________
RESUMO
Foram feitos no laboratório testes afim de que possamos reconhecer a primeira lei de Newton. Com o objetivo de conseguir o coeficiente de atrito como resultado final , foi realizado mais de um teste , com diferentes forças e um bloco de madeira com duas superfícies de contato distintas.
INTRODUÇÃO
Antes de Newton formular suas leis da mecânica, pensava-se que era necessária alguma influência ou “força” para manter um corpo em movimento com velocidade constante. Julgava-se que um corpo em repouso estivesse em seu “estado natural”. De forma análoga, para que o corpo se movesse com velocidade constante, seria necessário que, de alguma forma, fosse impulsionado, caso contrário, ele pararia “naturalmente” (HALLIDAY, 2005).
A primeira lei newtoniana afirma que:
“Considere um corpo sobre o qual não atue força resultante alguma. Se o corpo está em repouso, ele permanece em repouso. Se o corpo está em movimento com velocidade constante, ele permanecerá assim indefinidamente.”(HALLIDAY, 2005).
A primeira lei de Newton também é conhecida como lei da inércia e os referenciais que ela define são chamados referenciais inerciais (HALLIDAY, 2005).
Para nos aprofundarmos no experimentos , consequentemente tomamos conhecimento da segunda lei . A lei da dinâmica:
Um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo (WIKIPÉDIA, 2010).
A força de atrito é o que faz um corpo deslizar sobre uma superfície , uma força é exercida pela superfície sobre o corpo em sentido contrario ao movimento , sendo denominada força de atrito .(Fₐt)
Existem duas forças de atrito :
O cinético e o estático
Quando a força aplicada não produz movimento , ela é denominada estática .
A força cinética produz movimento do corpo .
MATERIAL
1 bloco de madeira ( foi utilizado o lado esponjoso e o lado liso )
1 dinamômetro ;
PROCEDIMENTO
O corpo de prova foi posto sobre a superfície de contato e puxado inicialmente a uma força de 0,2 N,primeiro com a superfície esponjosa em contato com a superfície . aumentando gradualmente ( 0,2 em 0,2 ) a força .
Após isso foi trocado o lado de contato esponjoso pelo liso .
RESULTADOS
1.O corpo de prova se mobeu sob a ação de de 0,2 N ?
Não
2.qual foi o valor aproximado da menos força aplica capaz de iniciar o movimento entre as superfícies esponjosas e a superfície da mesa ? 0,6 N
3. qual foi o valor aproximado da menos força aplica capaz de iniciar o movimento entre as superfícies lisa e a superfície da mesa?0,2N
Não foi obtido movimento do lado esponjoso com a força inicial de 0,2 . O lado liso apresentou movimento .
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Foi confirmada a teoria de atrito que alega que superfícies rugosas( lado esponjoso) possui uma força de atrito maior que o lado liso (madeira).
Justifique o fato das forças externas iniciais , dentro de um certo limite , não terem conseguido movimentar o corpo de prova ?
Porque pra iniciar um movimento precisamos de uma força minina , que anule a força estática .O peso do bloco anula a força externa usada dentro do limite inicial (0,2), pois o coeficiente de atrito da superficie esponjosa(0.6) e superior a força exercida .
...