TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prospecção Geoquímica

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE ENGENHARIAS

ENGENHARIA GEOLÓGICA

DISCENTES: GABRIEL GIRARDI PAN, JONATAS G. SEBASTIÃO E TAINARA GODOY

Pesquisa Mineral

 A Pesquisa Mineral consiste no conjunto de métodos e técnicas apropriadas afim de se determinar um depósito mineral, além da sua quantificação e avaliação econômica, se o mesmo existir. Os trabalhos prospectivos iniciais obedecem a uma escala regional, delimitando possíveis alvos de acordo com o bem mineral a ser pesquisado. Nesta etapa utiliza-se do sensoriamento remoto, através da análise de imagens aéreas e/ou imagens de satélite, identificando-se elementos, feições e estruturas que podem vir a auxiliar na identificação de um bem mineral. É imprescindível, também, a pesquisa bibliográfica pré-existente, utilizando-se de trabalhos, mapas (geológicos, geofísicos, topográficos) e relatórios públicos, provenientes de órgão e instituições estatais, como por exemplo o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e universidades.

  Uma vez delimitada uma região com potencial para o bem mineral de interesse, a escala de trabalho aumenta, afim de se obter a maior quantidade possível de informações. Para esta etapa, além do sensoriamento remoto e pesquisa bibliográfica, se faz necessário o mapeamento geológico, com reconhecimento de campo sobre as litologias existentes. Adicionalmente aplicam-se outros métodos indiretos de investigação, que apesar de serem dispendiosos, fornecem informações valiosas sobre a geometria e continuidade espacial do bem mineral. Dentre estes a prospecção geoquímica, a qual utiliza dados de análises químicas em pontos estratégicos, obtendo-se teores de elementos de interesse que predizem a existência e quantidade de um depósito mineral.

 Outro método indireto amplamente empregado nos estudos de pesquisa mineral é a geofísica. Os levantamentos geofísicos baseiam-se nas propriedades físicas dos materiais geológicos em subsuperfície, sendo aplicados pulsos elétricos, magnéticos, sísmicos ou ondulatórios e realizadas medições do tempo de interação e propagação no meio analisado, de forma a inferir a composição e distribuição de estruturas, elementos químicos ou minerais.

 Caso se confirme a existência de um depósito mineral é necessário que se adense a malha de coleta para análises geoquímicas e geofísicas, bem como realizar furos de sondagem e eventualmente galerias de exploração de forma a fazer a quantificação e delimitação espacial do depósito. Com a compilação dos dados exploratórios gera-se um modelo metalogenético para a jazida. Juntamente com o modelo metalogenético e a avaliação das características do minério, denominada caracterização tecnológica, pode-se dar prosseguimento aos estudos de explotação do minério.

 

Tema do trabalho: Carvão, Mina Candiota, RS

 A Mina Candiota, localizada no município homônimo, no sul do estado do Rio Grande do Sul (fig. 1), é a maior mina de carvão mineral brasileira, com reservas estimadas em um bilhão de toneladas e produção anual em torno de três milhões de toneladas (CRM- Companhia Riograndense de Mineração). A mina é minerada pela CRM, empresa de capital misto, desde 1961, com a produção destinada a geração de energia na Usina Termoelétrica Presidente Médici, operante na região.

[pic 1]

Figura 1: Mapa de localização da Mina Candiota. Fonte: Süffert, 1997.

 Em 1801 foi o ano em que percorreu a primeira notícia da descoberta de carvão mineral nessa região, e na última metade do século dezenove inicia-se a sua exploração, de forma rudimentar, e executada nos afloramentos a meia encosta dos vales. O carvão era usado para o abastecimento das charqueadas na região e a mineração era feita sob forma de carvoeiras a céu aberto e sob forma de mineração subterrânea (Bunse, 1984).

 Na década de 1940 iniciou-se os trabalhos sistemáticos de pesquisa, que tinham como objetivo bloquear uma reserva de carvão compatível com o abastecimento de uma usina termelétrica, com uma potência inicial de 20 MW. As pesquisas realizas serviram de base para pesquisas posteriores. Em 1961 a CRM iniciou os trabalhos de lavra a céu aberto.

Em relação aos tipos de reserva o DNPM conceitua:

I - Reserva medida: a tonelagem de minério computado pelas dimensões reveladas em afloramentos, trincheiras, galerias, trabalhos subterrâneos e sondagens, e na qual o teor é determinado pelos resultados de amostragem pormenorizada, devendo os pontos de inspeção, amostragem e medida estar tão proximamente espacejados e o caráter geológico tão bem definido que as dimensões, a forma e o teor da substância mineral possam ser perfeitamente estabelecidos, a tonelagem e o teor computados devem ser rigorosamente determinados dentro dos limites estabelecidos, os quais não devem apresentar variação superior, ou inferior a 20% (vinte por cento) da quantidade verdadeira;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com