A QUIMICA TECNOLÓGICA
Por: Eduardo Gómez Francia • 28/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 460 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Nome: Eduardo Gómez Francia RGM: 11161102149
Pesquisa – Química Tecnológica
Ponto de fulgor
O ponto de fulgor, também conhecido como flash point, é a menor temperatura do fluido na qual há a liberação de vapores suficientes para que em contato com o oxigênio do ar atmosférico forme-se uma mistura que exposta a uma fonte de ignição se inflame sem a sustentação do fogo, ou seja, em uma visão superficial o ponto de fulgor mede a volatilidade, a tendência à evaporação do fluido, quanto mais baixo for o ponto de fulgor, maior é a formação de vapores e maior será o risco de incêndio e explosão no sistema.
O ponto de combustão (fire point) e a Temperatura de Autoignição (AIT) são propriedades do fluido relacionadas com o ponto de fulgor. O ponto de combustão de um fluido é a temperatura em que a combustão de vapores resulta numa queima continuada, ou seja, há a manutenção de chama.
Já a Temperatura de Autoignição é a temperatura mínima na qual o fluido se auto inflama na presença de oxigênio.
Ponto de Combustão
É a temperatura mínima necessária para que um combustível desprenda vapores e/ou gases combustíveis que, combinados com o oxigênio do ar e em contato com uma fonte externa de ignição, inflamem-se e sustentem uma combustão, mesmo depois de retirada a fonte externa de ignição.
Ponto de Ignição ou Autoignição
É a temperatura mínima em que ocorre uma combustão sem uma fonte externa de ignição, somente pela alta temperatura aplicada, quando o simples contato dos vapores com o oxigênio do ar já é suficiente para estabelecer a combustão.
Diferença entre os pontos
Temos que ponto de fulgor é menor que o ponto de combustão, e estes dois são menores que ponto de autoignição, podemos exemplificar com os respectivos valores: 200°C, 240°C e 350°C para um Fluido Térmico Orgânico mineral novo. A queda no ponto de fulgor leva também a queda no ponto de combustão e no ponto de autoignição. Para ocorrência de incêndio em um sistema de fluido térmico é necessária a formação do tetraedro do fogo composto pelo calor, combustível, oxigênio e a reação em cadeia.
O calor já é inerente do processo de aquecimento, o combustível é o Fluido Térmico Orgânico, o oxigênio está presente no ar atmosférico e para que o fogo continue deve ocorrer a reação em cadeia (sequência de reações provocadas, que acontecem durante o fogo). Assim, uma forma de evitar um incêndio é evitar o contato do fluido quente (formação com temperaturas acima de 130°C) com o ar atmosférico, ou seja, evitar vazamentos e retiradas de fluido térmico do sistema quente (definição de modos de operação da planta como rotina de parada /descomissionamento, desligamento emergencial entre outras).
REFERÊNCIAS
https://www.alsglobal.com/pt-br/news/artigos/2020/07/ponto-de-fulgor
https://polychem.com.br/curtas-boas/12-esclarecendo-os-pontos/
...