A REATIVIDADE DOS METAIS
Por: Caciana Ayres • 29/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 883 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
CACIANA AYRES
LUIZ FELIPE LIMA ACRE
STHEFANY JITICOVSKI
WALDOMIRO CARNEIRO NETTO
REATIVIDADE DOS METAIS
GUARAPUAVA
2019
- INTRODUÇÃO
O metal é uma substância que é caracterizado pela sua boa condutividade térmica e elétrica, pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerados de átomos com caráter metálico.
A reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, quanto mais eletropositivo for o elemento mais reativo é o metal, os metais mais reativos são aqueles que possuem tendência de perder elétrons formando íons positivos com mais facilidade (PERUZZO,1998).
Os metais constituem a maior parte dos elementos que existem e correspondem a 87 elementos, em temperatura ambiente são sólidos com exceção do mercúrio que é liquido também é caracterizado por sua maleabilidade (capacidade de ser modelado) e sua ductilidade (capacidade de formar fios).
- OBJETIVO
Determinar a ordem de reatividade dos metais.
- MATERIAIS E MÉTODOS
- MATERIAIS.
- Béqueres de 100 mL;
- Provetas de 10mL;
- Tubos de ensaio;
- Estantes para tubos de ensaio;
- Pipetas de 10 mL;
- Magnésio metálico;
- Alumínio metálico;
- Zinco metálico;
- Ferro metálico;
- 500 mL de ácido clorídrico 10% V/V;
- 500 mL de sulfato de cobre pentahidratado10% m/V;
- Nitrato de prata 2% m/V;
- Sulfato de zinco 5% m/V;
- Cloreto de sódio 5% m/V;
- Sulfato de magnésio 5%;
- Ácido nítrico 50%.
- MÉTODOS
Reação de Metais Com Ácidos:
Adicionar HCl 10% em 5 tubos de ensaio até 1/3 do volume de cada um, em cada um dos cinco tubos adicionar, as seguintes aparas de metais: magnésio, alumínio, zinco, ferro e cobre. Esperar alguns minutos e observar as reações.
Reação do Ácido Nítrico Com o Cobre:
Colocar HNO3 50% em um tubo de ensaio até ¼ do seu volume e adicionar aparas de cobre, observar a reação.
Reação Entre Metais:
Em um tubo de ensaio adicionar a solução de sulfato de cobre até 1/3 do seu volume, em seguida sobrepor aparas de zinco, aguardar 2 minutos, agitar e observar.
Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de zinco até 1/3 do seu volume, adicionar aparas de cobre, agitar e observar.
Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de cobre até 1/3 do seu volume, adicionar aparas de magnésio, aguardar 2 minutos, agitar e observar.
Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de magnésio até 1/3 do seu volume, adicionar aparas de cobre, agitar e observar.
Em três tubos de ensaio colocar cloreto de sódio até 1/3 do seu volume, em cada um dos tubos adicionar as seguintes aparas de metais: cobre, zinco, alumínio.
Em um tubo de ensaio colocar solução de nitrato de prata até 1/3 do seu volume, adicionar aparas de magnésio, agitar e observar.
Adicionar aparas de alumínio a um tubo de ensaio contendo em 1/3 do seu volume solução de nitrato de prata. Agitar e observar.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Mg (s) + 2HCl (aq) = MgCl2 (aq) + H2 (g)
O magnésio ao ser colocado em contato com ácido se dissolveu
Instantaneamente com liberação de gás (H2) de coloração amarelada, formando o aparecimento da solução de cloreto de magnésio.A reação é exotérmica, pois houve liberação de calor.
Cu (s) + HCl (aq) = Não reage
O cobre ao ser colocado em contato com o ácido não teve reação e permaneceu instável.
2Al + 6HCl (aq) = 2HCl3 (aq) + 3H2 (g)
O alumínio ao ser colocado em contato com o ácido se dissolveu de modo moderado, com liberação de gás (H2).
...