A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE SEMINÁRIO E QUESTÕES GERAIS
Por: Menyk Pontes • 6/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
Jhonatan Scaratti Hollewegwe
José Carlos Reig
Menyk Karolainy Cebalho Pontes
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE SEMINÁRIO E
QUESTÕES GERAIS – GRUPO
AÇO PATINÁVEL
Itajaí
2020
QUESTÕES SEMINÁRIO
- Por que se utiliza aço patinável em grandes estruturas como pontes e viadutos?
R: Porque o aço patinável é um aço estrutural de alta resistência, com o passar do tempo o aço patinavel desenvolve uma patina que aumenta sua durabilidade, protegendo o aço contra entrada de oxigênio e umidade.
- No que diz a respeito à resistência de corrosão, o que difere o aço comum do aço patinável?
R: Se tratando do processo corrosivo, este apresenta similaridade entres os dois aços, tendo como agentes a umidade e o ar, entretanto os aços patinável apresentam adições de elementos de liga, sendo Cobre, Cromo, níquel, na proporção de 1%, nas quais são responsáveis em produzir uma camada protetora ao núcleo da estrutura conhecida como pátina, nas quais aderente a estrutura, assim sendo responsável pela proteção e redução da taxa de corrosão do material.
Conforme a figura 1, demonstra que a corrosão da estrutura em aço patinável, após o início do processo, este fica aderente na estrutura e não ocorre a perda de massa ao longo do tempo, ao contrário do aço comum.
Figura 1: Comparação da perda de massa de aço patinável e um aço carbono estrutural.
[pic 2]
- Comparando o aço estrutural convencional e o aço patinável, qual tem maior vida útil?
R: A maior vida útil quando comparado as estruturas de modo geral se dá ao aço patinável, pela camada de corrosão apresentar aderência e servir como proteção do sistema. Porem destaca-se que a localização da edificação, o cuidado com projeto e execução são condições que podem alterar a estrutura dando maior vida ou não.
Conforme figura 02, em comparação entre as estruturas, ressaltam-se a importância da pátina na estrutura sendo servida como camada protetora, impedindo o avanço dos agentes agressivos que deterioram a estrutura.
Figura 2: Morfologia da película formada em aço patinável e aço estrutural.
[pic 3]
- Este tipo de aço por ter maior resistência a corrosão pode-se abdicar do processo de galvanização em alguns casos?
R: Sim o Aço patinável galvanizado pode ser utilizado em torres compactas monotubulares para linhas de transmissão urbanas.
- Cite um exemplo de aço patinável e qual sua vantagem diante do aço normal.
R: AS ações COR-TEN A e COR-TEN B são comumente utilizados, e recebem a designação respectivamente de ASTM A 242 e ASTM A 588. Como vantagem em comparação ao aço comum, ações patináveis podem desenvolver em sua superfície uma película de óxidos aderentes e protetores, chamada de “pátina, que atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio.
- A resistência à corrosão do aço patinável depende exclusivamente da sua composição química?
R: Não, a resistência á corrosão não depende apenas da composição química, sendo ainda mais influenciada pelas condições ambientais que determinam as características da camada de óxido protetor, sendo estas características o fator importante para a resistência à corrosão desses aços. Por exemplo, um aspecto importante para a formação de uma pátina protetora no aço, realmente eficaz, é a necessidade de que a água não fique empoçada no metal, e também a presença de sais dissolvidos no ar (atmosferas marítimas), pois prejudicam a formação da pátina, e acarreta uma corrosão semelhante ao dos aços comuns.
- Além da vantagem de alta resistência a corrosão, qual outra vantagem para utilizar o aço patinável?
R: Além da alta resistência a corrosão o aço patinável tem alta resistência mecânica, é sustentável, dispensa custos com manutenção devido à alta durabilidade e uma maior variedade de uso na arquitetura e na construção civil.
- O aço patinável, por ser um aço que tem uma melhoria na questão da corrosão, ele não precisa da adição de outros tipos de tratamento?
R: Os aços patináveis podem e em algumas circunstâncias recebem tratamentos anticorrosivos. Por exemplo, quando submetido a galvanização a camada de zinco se torna mais espessa em comparação ao aço comum, a presença de silício no aço patinável torna-o mais reativo, o que maximaliza o resultado.
- O que é aço patinavel? Compare a utilização do aço patinavel com o aço comum em âmbito residencial e industrial?
Conhecido como Corten, Cor-tem, Cosacor, aços patináveis são de baixa liga e alta resistência mecânica, também se destacam pela resistência a corrosão atmosférica, termos estes utilizados para destacar que apresentam resistência a corrosão melhorada, pois são mais resistentes ao enferrujamento quando comparado ao aço convencional (comum).
Quanto a sua utilização, orienta-se na utilização em ambientes expostos sendo estes com maior quantidade de agentes agressivos no meio, se tratando em comparação do âmbito residencial e industrial, destaca-se o cuidado de projeto no dimensionamento da estrutura a partir da classe de agressividade (figura abaixo), assim o cuidado a certo ponto se dá em ambientes industriais devido a contaminação, porém não se presume a ausência em utilização residencial, pois está atrelada a localização da obra.
Figura 3: Classes de agressividade x espessura de sacrifício.
[pic 4]
- Há alguma obra de porte parecido com as citadas no trabalho em SC, ou mais precisamente no litoral de Santa Catarina?
R: Sim
- A ponte Colombo Salles construída em 1974 em Florianópolis, apresenta o vão central em Aço corten “patinável” (Figura 04).
Figura 4: Ponte Colombo Salles, Florianópolis.
[pic 5]
- Outra obra se dá em postes utilizados na planta industrial da empresa de alimentos Parati Kellogg’s, em São Lourenço do Oeste (SC);
- Utilização em fachada (pequeno porte) de uma loja em Joinville;
Figura 5: Fachada demonstrando a utilização do aço corten.
[pic 6]
- Considerando a fragilidade do aço patinável em estruturas expostas, vale a pena usar o mesmo em estruturas que provavelmente não terão manutenção?
R: Aços patináveis, são aços estruturais com resistência à corrosão atmosférica melhorada, os quais apresentam maior resistência ao enferrujamento do que os aços estruturais comuns. Eles possuem monitoramento de manutenção em intervalos de 6 anos, com medições das espessuras de pontos críticos pré-identificados e quando necessário recebem manutenções com medidas corretivas. Não atendendo as circunstâncias de manutenção, pode-se considerar em projeto utilização de espessuras de sacrifício e utilização de tratamentos de superfície.
...