A SEGURANÇA DO TRABALHO EM SOLDAGEM
Por: joicele • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1]
SEGURANÇA DO TRABALHO EM SOLDAGEM
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. PROCESSO DE SOLDAGEM 4
1.1. Riscos 4
2. MÉTODOS DE CONTROLE 5
CONCLUSÃO 6
INTRODUÇÃO
Soldagem é o processo de fabricação no qual se dá a união de peças metálicas, tendo como princípio básico a transformação de superfícies em estado líquido, através do calor, pressão ou ambos, solidificando a peça fundida.
Dentro dos processos de soldagem existe a soldagem a arco elétrico que usa o arco como fonte de calor (temperaturas superiores a 3.000ºC), neste processo há o surgimento de espectro de radiação que podem causar danos ocupacionais aos trabalhadores. O artigo analisado para desenvolvimento deste trabalho trata sobre a geração de radiação no processo de soldagem a arco elétrico, riscos à saúde e métodos de controle.
PROCESSO DE SOLDAGEM
A soldagem a arco com eletrodos é um processo que coalescência entre metais pelo aquecimento destes através de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico revestido e a peça que está sendo soldada.
A possibilidade de inúmeras formulações para o revestimento explica a principal característica deste processo, que é sua grande versatilidade em termos de ligas soldáveis, características operacionais e características mecânicas e metalúrgicas do metal depositado. O custo relativamente baixo e a simplicidade do equipamento necessário, comparado com outros processos, e a possibilidade de uso em locais de difícil acesso ou abertos, são outras características importantes.
Nos processos de soldagem a arco elétrico, ocorre o fenômeno de ionização da coluna gasosa. Dessa forma, a radiação eletromagnética emitida pelo arco elétrico cobre os espectros das radiações ultravioleta (UV) e infravermelha (IV).
MÉTODOS DE CONTROLE
Com a utilização correta dos equipamentos de segurança podem ser evitados diversos problemas que surgem da exposição ao arco elétrico no processo de soldagem. Existem equipamentos individuais e coletivos para garantir a segurança do trabalhador. Abaixo segue descrição dos mesmos:
Individuais:
- Aventais raspa
- Máscaras de solda com Lentes na tonalidade correta
- Blusão de soldador
- Mangote de raspa
- Botas de proteção com solado isolante
- Luvas de vaqueta ou de raspa
- Perneiras
- Touca de soldador
- Máscara para fumos de solda
- Óculos de proteção
- Protetores auriculares
É considerado EPI todo equipamento de usos individual do trabalhador destinado à proteção contra riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Durante o processo de soldagem os EPI´s impedem que ocorram injurias principalmente na pele e olhos dos trabalhadores. Especificamente no processo de soldagem a arco elétrico, um dos EPIs mais lembrados é a máscara de soldagem, que, além de impedir que níveis prejudiciais de radiação entrem em contato com os olhos e o rosto do trabalhador, também não permitem que partículas que se desprendem do processo de soldagem atinjam o rosto do mesmo.
...