A SOCIOLOGIA E COMUNICAÇÃO RURAL
Por: Andreana Lima • 1/9/2022 • Artigo • 569 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
AGRI0094- SOCIOLOGIA E COMUNICAÇÃO RURAL
ANDREANA LIMA DOS SANTOS E SANTOS
- Questões reflexivas:
- Investir nas famílias de agricultores familiares é um interessante para o Brasil? Por quê?
Sim. Uma vez que a agricultura familiar é a base econômica de cerca de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes e sua produção é bastante diversificada, com grãos, proteína animal e vegetal, frutas, verduras e legumes. Os agricultores familiares têm importância tanto para o abastecimento do mercado interno, trazendo segurança acimentar para população, quanto para o controle da inflação dos alimentos do Brasil, produzindo cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos. Vale destacar a sustentabilidade da produção e manejo de alimentos na agricultura familiar, respeitando a biodiversidade e os recursos naturais, sem o uso de agrotóxicos, proporcionando uma produção mais diversificada e de melhor qualidade. Também contribui para o fortalecimento das comunidades ao formar redes de produção solidária e agroecológica que, além de distribuir renda dentro do setor, garantem o abastecimento dos mercados locais.
- O governo de uma forma geral tem direcionado adequadamente políticas públicas para a agricultura familiar? Se não o que falta?
Não. Embora nas últimas décadas, tenha aumentado os esforços acadêmicos para apurar a extensão e a profundidade da agricultura familiar no meio rural e as tentativas de informar os produtores sobre as políticas públicas de apoio aos mesmos, ainda falta muito a ser feito, pois ao examinar a complexidade da agricultura familiar no Brasil, devemos ressaltar que ela faz parte de um senário no qual existem vários conflitos de interesses por parte de instituições, dificultando muito acesso a tecnologias mais avançadas, fazendo com que a maioria desses trabalhadores não têm qualificação formal e dependem apenas do aprendizado que ganham ao longo de sua vida. É muito importante que mais e mais produtores tenham acesso a instruções e apoio financeiro que lhe são direito para que possam assim aumentar e melhorar suas produções e lucros. E isso é possível os cursos de capacitação chegarem a maior quantidade de comunidades possível. Expandir
- A formação acadêmica contribui para formar profissionais aptos para lidar com a agricultura familiar?
Sim. Através de disciplinas, estudos e pesquisas acadêmicas que focam na diversidade do meio rural, além disso a promoção de recursos públicos específicos para as agências e instituições de ensino, pesquisa e extensão proporcionam o contato dos futuros profissionais com a realidade dos produtores rural familiar. Essa convivência facilita o entendimento dos profissionais, quanto as limitações do produtor no desenvolvimento dos projetos e na implementação novas técnicas, fazendo com que os profissionais busquem formas mais simples de se comunicar e tente superar os obstáculos encontrados na propriedade.
...