A SOLDAGEM A GÁS
Por: Eduardo Menoli • 12/2/2021 • Trabalho acadêmico • 9.485 Palavras (38 Páginas) • 257 Visualizações
SOLDAGEM A GÁS
- O que é soldagem a gás? Como é o processo?
É um processo no qual a união dos metais é obtida pelo aquecimento destes até a fusão com uma chama de um gás combustível e oxigênio. O metal de adição, se usado, também é fundido durante a operação, e é adicionado separadamente com vareta. A operação normalmente é manual e o soldador movimenta a tocha (fusão uniforme e progressiva).
O calor da chama
- Quais as principais vantagens e desvantagens?
- Excelente controle que se pode exercer sobre a entrada de calor e a temperatura na peça devido ao controle independente da fonte de calor e da alimentação do metal de adição. Simplicidade de versatilidade.
- Baixa produtividade.
- Como é o equipamento usado?
Simples, de baixo custo e pode ser usado também para desempeno, pré e pós-aquecimento, brasagem, solda-brasagem e corte a gás. Cilindros de oxigênio e gás combustível, reguladores de pressão, mangueiras e maçarico ou tocha de soldagem.
- Como devem ser os gases usados?
Devem ter alta temperatura de chama, alta taxa de propagação de chama, alto potencial energético e mínima reação química com metais de base e de adição. O gás mais usado é o acetileno
- Qual a aplicação da soldagem a gás?
Para soldar chapas finas, tubos de pequeno diâmetro e muito usado na soldagem de reparo.
- Como o volume, velocidade e proporção dos gases influencia?
O volume determina o tamanho da chama e sua capacidade de aquecimento. A velocidade determina se a chama será violenta, intermediária ou suave. A proporção determina seu caráter oxidante, neutro ou carburante.
- Quais são os cuidados que devem ser tomados com o equipamento?
O cilindro deve ser armazenado em local fresco, ventilado, limpo e seco. Nunca deve ser deixado deitado e deve-se evitar choques mecânicos.
- Por que nunca se deve usar lubrificação nesse processo?
Porque o oxigênio individualmente não é combustível ou explosivo, mas pode reagir com óleos e graxas.
- O que são maçaricos? Quais os tipos?
São dispositivos que recebem o oxigênio e o gás combustível puros e fazem sua mistura na proporção, volume e velocidade adequados. Podem ser de baixa pressão (injetor, pressão do oxigênio é usada para aspirar o acetileno) e média pressão (misturador, mesmas pressões pro oxigênio e acetileno).
O ideal é que a velocidade de saída e de combustão dos gases sejam iguais, de forma que a queima se de logo após a ponta do bico.
- O que é o regulador de pressão e quais os tipos.
Dispositivo que permite diminuir a pressão interna de armazenagem dos gases no cilindro para a pressão de trabalho, mantendo-a aproximadamente constante.
Existe de um estágio e duplo estágio.
- Quais são os consumíveis usados?
Normalmente são os gases (acetileno e oxigênio), os metais de adição e os fluxos de soldagem, se usados.
- Como é obtido o oxigênio?
Reação química, eletrolise da água ou liquefação do ar (mais usado).
- O que são os fluxos de soldagem?
São materiais fusíveis, em pó ou pasta, tem a função de reagirem quimicamente com óxidos metálicos e formar escórias, além de melhorar a molhabilidade e fluidez da poça de fusão. Protegem a superfície. É usado na soldagem do ferro fundido, aço inox, metais não ferrosos (alumínio, sobre e suas ligas). Na soldagem dos aços, não há necessidade.
- Quais são as técnicas para a execução da soldagem a gás?
Soldagem a ré: produz cordão de solda estreito e com maior penetração, permitindo o uso de maiores velocidades de deslocamento e soldagem de peças de maior espessura.
Soldagem para frente: Cordão mais raso, adequado para chapas finas, até 3 mm de espessura.
- Quais são os tipos de chamas?
Chama acetilênica: amarelo-brilhante, fuliginosa (para evitar a fuligem, abrir ligeiramente o registro de oxigênio do maçarico antes do acendimento)
Chama redutora: apresenta cone interno e o envoltório externo e o penacho ou cone intermediário, onde a reação primária é completada com oxigênio da atmosfera, quando a quantidade de oxigênio é insuficiente para reagir com todo o acetileno da mistura do maçarico.
Chama neutra: apresenta ruído característico suave, enquanto a chama oxidante apresenta um chiado mais estridente
- Qual é o processo da soldagem a gás?
Abertura do cilindro de faz e regulador de pressão, acendimento e regulagem da chama, formação da poça de fusão, deslocamento da chama e realização do cordão de solda, interrupção da solda e extinção da chama
CORTE A GÁS
- O que é o corte a gás?
É um processo no qual o corte dos metais é obtido pela reação do oxigênio puro com o metal, a alta temperatura, conseguida inicialmente com o uso de uma chama oxigênio-gás combustível. O corte de metais resistentes à oxidação é auxiliado pela adição de fluxos e pós metálicos.
O metal a ser cortado é aquecido por uma chama até uma temperatura em que ocorre a reação do metal com o oxigênio (temperatura de ignição) e depois é exposto a um jato de oxigênio de alta pureza. A reação de oxidação do metal produz uma quantidade de calor suficiente para fundir o óxido que é formado, que é expulso pelo jato de oxigênio, e também para manter a peça aquecida, permitindo assim a continuidade da operação. Depois de iniciado o corte, a princípio, a chama não é mais necessária, mas geralmente é mantida acesa.
- Para que serve a chama de pré-aquecimento?
Facilita a reação com o oxigênio pelo fornecimento de calor à superfície da peça e também evita que o jato de oxigênio seja contaminado pela atmosfera.
- Quais são os equipamentos usados?
Os equipamentos podem ser manuais ou mecanizados e efetuar cortes retos, curvilíneos, múltiplos etc. É basicamente o mesmo que o usado na soldagem a gás, mudando apenas o tipo de bico, que é próprio para operações de corte. Possui uma tubulação extra para o oxigênio de corte, dotada de uma válvula de acionamento rápido.
- Como é o corte mecanizado?
É feito com uma velocidade mais uniforme, dando melhor aparência e regularidade da superfície
...