TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM
Ensaios: TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aalneto • 26/9/2013 • 2.418 Palavras (10 Páginas) • 904 Visualizações
INTRODUÇÃO
A EVOLUÇÃO DA SOLDAGEM
A soldagem industrial tem-se desenvolvido de forma acelerada e consistente, fazendo com que as áreas de apoio sejam ágeis para absorver tais desenvolvimentos. Portanto, no setor a cada dia processa-se novos materiais, novos consumíveis, provocando uma verdadeira revolução tecnológica. Estas inovações obrigam os engenheiros especializados no assunto a exaustivos e constantes esforços de atualização.
Este fato ocorre em virtude da atual conjuntura tecnológica e se evidência na soldagem, porque esta, por sua própria natureza, sempre acompanhou de perto os avanços da ciência. Está claro que se processa uma autêntica revolução tecnológica cuja projeção para o futuro é imprevisível. O Brasil está sendo atingido por esta revolução. Por isso deve-se preparar a nação para absorvê-la e, mais que isto, criar a sua própria tecnologia.
CARACTERIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE SOLDAGEM
TERMINOLOGIA
DE
SOLDAGEM
I - TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM
Em soldagem, no que se refere à terminologia, é difícil a desvinculação dos termos técnicos da um perfeito entendimento da matéria. língua inglesa. Estes, sempre que possível, serão mencionadas entre parêntesis para permitir
Os termos relacionados a seguir são apenas alguns dos mais usuais. Os termos técnicos em língua inglesa e suas definições são encontradas numa abordagem mais completa na norma AWS A 3.0 (Standard Welding Terms and definitions).
Abertura da raiz (root opening) – Separação na raiz da junta entre duas peças a serem unidas.
Ângulo do Bisel (Bevel Angle) - Ângulo formado entre a borda preparada do componente e um plano perpendicular à superfície do componente.
Ângulo do Chanfro (Groove Angle) - Ângulo integral do chanfro entre as partes a serem unidas por uma solda.
Abertura da raiz, Ângulo do Bisel, Ângulo do Chanfro, Face da Raiz, Raio do Chanfro.
Bisel (Bevel) - Borda do componente a ser soldado preparado na forma angular.
Bisel (Bevel) - Borda do componente a ser soldado preparado na forma angular.
Brasagem (Brazing, soldering) - Processo de união de materiais onde apenas o metal de adição sofre fusão, ou seja, o metal de base não participa da zona fundida. O metal de adição se distribui na fresta formada pelas superfícies da junta, pela ação da capilaridade.
Camada (layer) – Deposição de um ou mais passes consecutivos situados aproximadamente em um mesmo plano.
Certificação de qualificação ( ou simplesmente qualificação) –ação de atestar por escrito a qualificação de técnicos, de fornecedores, de processos, de procedimentos ou de itens em conformidade com requisitos aplicáveis.
Chapa ou tubo de teste (test coupon) - peça soldada e identificada para qualificação de procedimento de soldagem ou de soldadores ou de operadores de soldagem.
Cobre-junta (backing) – material ou dispositivo colocado no lado posterior da junta (ou em ambos os lados), com a finalidade de suportar o metal fundido durante a execução da soldagem. O cobre junta pode ser ou não metálico; pode ser parcialmente fundido, podendo fazer ou não parte da junta soldada.
Chanfro (Groove) - Abertura ou sulco na superfície de uma peça ou entre dois componentes, que determina o espaço para conter a solda. Os principais tipos de chanfro são os seguintes:
Chanfro reto (Square - groove)
Chanfro em J (Single – J- groove)
Chanfro em duplo J (Double – J- groove)
Chanfro em U (Single – U- groove)
Chanfro em duplo U
Chanfro em V (Single – V- groove)
Chanfro em X (Double – V- groove)
Chanfro em meio V (Single bevel- groove)
Chanfro em K (Double – bevel- groove)
Consumível - Material empregado na deposição ou proteção da solda tais como: eletrodo, vareta, arame , anel consumível, gás e fluxo. Pode ser metálico ou não.
Cordão de solda (weld bead) Depósito de solda resultante de um passe.
Corpo de prova (test specimen) - amostra retirada e identificada da chapa ou tubo de teste para executar ensaios mecânicos, químicos ou metalográficos.
Documentação- informação, escrita ou ilustrada, descrevendo, definindo, especificando, relatando ou certificando atividades, requisitos, procedimentos ou resultados.
Documentos de fabricação - documentação na qual é descrita a seqüência ordenada das atividades de fabricação e/ou inspeções necessárias à produção de peças, subconjuntos, conjuntos e componentes.
Ensaio/teste - determinação ou verificação da capacidade de um item em satisfazer requisitos especificados, através da submissão desse item a um conjunto de condições físicas, químicas, ambientais ou operacionais. Normalmente, a palavra ensaio é usada quando o item ainda está em fase de aceitação até ser considerado como um produto acabado, e a palavra teste é usada para comprovar se o item satisfaz as condições de funcionamento ou de operação para as quais foi projetado.
Especificação - conjunto de requisitos a serem satisfeitos por um item ou
...