A Segunda Lei de Newton
Por: Víctor Franco • 22/4/2018 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 310 Visualizações
Segunda Lei de Newton
V.S. Franco
Centro Universitário Uninter
Catedral – Rua José Bonifacio – CEP: 80610 - 140 – Curitiba – Paraná - Brasil
e-mail: vsfgamer2302@gmail.com
Resumo. O objetivo deste experimento é, investigar e descobrir através de processos, como a aceleração, força e a massa estão relacionadas.
Palavras chave: (aceleração, força, massa, segunda lei de newton)
Introdução
A segunda Lei de Newton, nos diz que a aceleração de um determinado objeto, depende diretamente da sua massa, e da força total que está sendo aplicada sobre ele. Esta lei pode ser escrita pela equação matemática:
F = m x a
As aplicações onde podemos estar empregando esta Lei, são várias, como por exemplo para saber como criar bastante força, sem muito esforço, ou então, como acelerar rapidamente.
Procedimento Experimental
A seguir, veja os procedimento que foram adotados para realização deste experimento:
- Abrir o laboratório virtual "Virtual Physics" e dentro do Workbook, selecionar o experimento "8 - Newton's Second Law". O programa automaticamente vai abrir o experimento aqui descrito no relatório.
- Na bancada de testes exibida, nota-se uma esfera posicionada em cima de uma mesa sem atrito. Existe um foguete preso à esfera, com a função de empurrá-la pela mesa.
- Deve-se coletar os dados de posição e velocidade da esfera enquanto ela percorre a mesa.
- Para da início no experimento, basta clicar em "FORCE", e então o esfera irá iniciar o movimento até o final da mesa.
- Os dados obtidos, serão registrados e utilizados para montagem dos gráficos e tabelas.
.
Análise e Resultados
Abaixo, podemos observar os resultados obtidos com o experimento. Estes que estão representados em gráficos e tabelas.
Tabela 1: Dados coletados do experimento
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
Fig. 1: Gráfico Representativo. Velocidade em função do Tempo. .
Observando o gráfico, notamos que a esfera de maior aceleração, foi aquela de menor massa e maior força inicial. Isso é notado, devido a inclinação das retas, onde a velocidade varia, indicando a existência de aceleração. A aceleração, pode ser medida pela variação de velocidade dividida pelo intervalo de tempo. Mas, e a equação segundo a Lei de Newton? Se fizermos os cálculos utilizando a equação (a = f / m), que é a equação para calcular a aceleração segundo a Lei de Newton, os resultados obtidos serão os mesmos.
[pic 5][pic 6]
Fig. 2: Gráfico Representativo: Força em função da aceleração aplicada.
Podemos observar no gráfico acima, que a inclinação da reta, foi a mesma em todas as forças aplicadas. Logo, a inclinação da reta está diretamente ligada a massa do objeto. Para obter uma grande aceleração, utilizando uma força pequena, deve-se reduzir a massa do objeto o qual será aplicada a força. Então, em caso de aumentar a aceleração, temos duas possibilidades:
- Reduzir a massa do objeto em que a força está sendo aplicada.
- Aumentar a força aplicada sobre o objeto.
Conclusão
A segunda Lei de Newton então, no diz que: uma partícula em repouso, para iniciar um movimento, precisa que seja aplicada uma força sobre ele. E uma partícula que já esteja em movimento, precisa que seja aplicada uma força sobre ela, pra que ela pare e volte a seu repouso. E quanto maior a força aplicada sobre esta partícula, vamos ter uma maior aceleração. A força total aplicada sobre o a partícula, é dada pelo produto da massa da partícula pela aceleração.Quando o resultado deste produto for zero, significa que o corpo está em repouso, ou então, ele está em equílibrio. A força, poderá ser medida em Newton (N), desde que a massa esteja em Quilogramas (Kg) e a aceleração em metros por segundo ao quadrado (m/s²). Tudo de acordo com o Sistema Internacional de Unidades de Medida (SI).
...