A Simulação e Implantação de Controle de Qualidade em Uma Empresa Desenvolvedora de Sistema ERP
Por: ederson11 • 22/9/2022 • Trabalho acadêmico • 4.315 Palavras (18 Páginas) • 114 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Bianca Aparecida dos Santos Silva, RA 1832218
Carlos Alberto Alves Júnior, RA 1830247
Diego Evangelista do Amaral, RA 1822030
Ederson Carvalho Rolim, RA 1803874
Edilson Custódio da Silva, RA 1830310
Marcius Massamiti Doi, RA 1825811
Valdenir dos Santos Barbado, RA 1834290
Wirley de Oliveira Moraes, RA 1828886
Simulação e implantação de controle de qualidade em uma empresa desenvolvedora de sistema ERP
Vídeo de apresentação do Projeto Integrador <> |
Franca - SP
2022
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Simulação e implantação de controle de qualidade em uma empresa desenvolvedora de sistema ERP
Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Franca - SP
2022
SILVA, Bianca Aparecida dos Santos; JÚNIOR, Carlos Alberto Alves; AMARAL, Diego Evangelista do; ROLIM, Ederson Carvalho; SILVA, Edilson Custódio da; DOI, Marcius Massamiti; BARBADO, Valdenir dos Santos; GARCIA, Vitor de Almeida; MORAES, Wirley de Oliveira. Simulação e implantação de controle de qualidade em uma empresa desenvolvedora de sistema ERP. 20f. Relatório Técnico-Científico. Engenharia de Produção – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Vitor de Almeida Garcia. Polo de Franca, 2022.
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância de se ter controle de qualidade em uma empresa que desenvolve e fornece seu sistema ERP a outras empresas, pois com o mercado competitivo torna-se necessário ter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes, atrair e reter clientes é de suma importância para qualquer empresa para aumentar seus lucros e fortalecer sua marca.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema ERP; Controle de qualidade; Vantagens Competitivas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 7
2.1 Objetivos 7
2.2. Justificativa e delimitação do problema 7
2.3. Fundamentação teórica 8
2.3.1. Sistema ERP 8
2.3.1.1. Benefícios do ERP 9
2.5. Metodologia 10
2.6. Apresentação do local de estudo 11
2.6.1. Análise dos dados observados na execução dos serviços 11
2.6.2. Identificação do problema com Diagrama de Ishikawa 11
2.7. Processo de desenvolvimento do protótipo 12
2.7.1. Primeira fase de imersão 13
2.7.2. Segunda fase ideação 13
2.7.3. Terceira fase prototipação 15
3. RESULTADOS 16
3.1. Protótipo inicial 16
3.2. Protótipo final 16
3.2.1. Simulação do resultado após tais medidas 17
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
1. INTRODUÇÃO
O cenário empresarial se apresenta cada vez mais competitivo, não existindo praticamente barreiras físicas ou fronteiras para delimitar a área de atuação. Dessa forma, um dos fatores primordiais para o sucesso ou fracasso está associado a obtenção e gerenciamento de dados e informações que podem alavancar os resultados financeiros. Segundo Machado (2022), as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), são ferramentas que ajudam de forma significativa o desenvolvimento das empresas.
No entanto, com a gradual melhoria dos meios de comunicação e o consequente aumento do volume de dados, a análise e conversão em informações relevantes para o gerenciamento empresarial representa o foco primordial de qualquer gestor.
Dentre as ferramentas utilizadas para a gestão da informação, o ERP - Enterprise Resource Planning ou simplesmente Planejamento de Recursos Empresariais, onde sua finalidade é interligar todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, com a intenção de efetivar o gerenciamento e controle de toda a empresa.
Dessa forma, este trabalho tem como intuito analisar e mensurar os processos de uma empresa desenvolvedora de sistema de ERP, diante de um panorama altamente competitivo e tecnológico, onde o acompanhamento das transformações que ocorrem tanto com o mercado como com as exigências crescentes dos clientes, na busca constante de soluções e inovações tecnológicas de processos, resultam na eficiência de seus processos e satisfação dos clientes.
Figura 01 - Sistema ERP
[pic 1]
Fonte: Omie, 2022.
Apesar de empresas de diversos portes adotarem a utilização dos sistemas de ERP, segundo Ferreira (2022), trata-se de uma tarefa árdua por ter a necessidade de abordar diversos desafios e oportunidades no processo de implantação. Ferreira (2022) também cita que a busca por resultados, ganhos de processos, mercados, estão relacionados a implementação de sistemas informatizados como ferramenta de gestão. Todavia, nem tudo se resume a vantagens na adoção de sistemas de ERP, alguns fatores preponderantes como resistência a mudanças, objetivos bem definidos, comunicação eficiente, participação da alta administração, podem se apresentar como obstáculos na adoção dos sistemas de gestão.
...