A TECNOLOGIA BIM NA ATUALIDADE
Por: Gabriele Schuster Gollmann • 14/8/2022 • Trabalho acadêmico • 2.539 Palavras (11 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
A TECNOLOGIA BIM NA INDÚSTRIA CIVIL
Horizontina – RS
2021
A TECNOLOGIA BIM NA INDÚSTRIA CIVIL
Trabalho final da disciplina de Metodologia da Pesquisa como requisito parcial para a aprovação na referida disciplina do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Horizontina sob a orientação do Prof. Me. Maicon Hammes.
Horizontina – RS
2021
RESUMO
A Modelagem de Informação da Construção é uma ferramenta de projeção construtiva, a qual se encontra amplamente difundida nas indústrias civis e de cunho arquitetônico. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo que buscou explanar como essa tecnologia contribui para o sistema de gestão de projetos no ramo da construção. Ademais, os projetistas ainda desconhecem esse recurso por se tratar de um instrumento pouco disperso no Brasil. Diante disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de difundir o conhecimento e instigar as empresas de arquitetura e construção a implementarem essa ferramenta nos projetos hodiernos. Os resultados apontam que o recurso em questão auxilia no desenvolvimento e na compatibilização de projetos, haja visto os estereótipos de outros mecanismos implementados na manufatura civil.
Palavras-chave: Compatibilização. Gerenciamento. Planejamento.
Lista de abreviaturas
AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção
BIM – Building Information Modeling
CAD – Computer Aided Design
2D, 3D, 4D, 5D, 6D, 7D – Números de dimensões
sumário
1. introdução 6
1.1 tema 6
1.2 Delimitação do tema 6
1.3 Problema de pesquisa 7
1.4 hipóteses 7
1.5 justificativa 7
1.6 objetivos 9
1.6.1 Objetivo geral 9
1.6.2 Objetivos específicos 9
2. metodologia 10
Considerações finais 12
referências 13
introdução
tema
O tema deste estudo se refere ao uso da tecnologia BIM na indústria civil.
Delimitação do tema
A tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção), por se tratar de uma ferramenta que propicia a visualização do projeto da obra em 3D através de softwares, permitindo a extração de relatórios e checando inconsistências, progressivamente vem se tornando mais presente na indústria civil. Tais características contribuem para a redução do impacto ambiental, além da compatibilização e gestão de projetos, já que a projeção de custos e materiais pode ser feita antes da obra ser iniciada (KENSEK, 2018).
Quando o software empregado é em 3D, o serviço utilizado é a produção e o desenvolvimento, no qual simulam-se as dimensões geométricas e as informações não geométricas, permitindo a compatibilização e visualização do projeto na realidade virtual (NGUYEN, T.; NGUYEN, P.; DO, 2020). No software 4D, por sua vez, transcorre a análise do fator tempo e planejamento, concedendo detalhes acerca do acompanhamento do que foi executado em obra em comparação ao tempo previsto para analisar possíveis desvios. (SACKS, R. et. al, 2021).
Já no programa 5D, decorre a análise de custos da obra, onde extrai-se os quantitativos dos modelos e os associa com as composições de preços unitários do orçamento (SMITH, 2016). Ademais, no 6D verifica-se como o edifício irá proceder em termos de sustentabilidade no pré e pós construção, verificando referências precisas a respeito de cronogramas de manutenção e qualidade (BIM 6D: SUSTENTABILIDADE..., 2021). Por fim, quando o software empregado é em 7D, obtém-se o gerenciamento do edifício após a sua construção, permitindo a geração de um relatório com todas as informações de como o edifício foi construído (AS DIMENSÕES DO BIM: 3D, 4D, 5D, 6D, 7D…, 2021).
Para tanto, este trabalho de pesquisa delimita-se em colher informações sobre como a compatibilização de projetos pode influenciar na execução do processo construtivo da indústria civil, de modo a reduzir custos, retrabalhos e desperdícios, tendo como referência empresas brasileiras do setor arquitetônico, explanando alternativas que sejam eficazes no desenvolvimento de métodos sustentáveis.
Problema de pesquisa
Como a tecnologia BIM contribui para a gestão de projetos na construção civil?
hipóteses
- A tecnologia BIM contribui para a diminuição de erros de previsão orçamentária na execução do projeto na construção civil.
- A implementação de ferramentas computacionais na construção civil auxilia na diminuição dos impactos ambientais.
- A ferramenta tecnológica BIM colabora na eficiência do desenvolvimento de projetos civis, controlando o cronograma da obra consoante à perspectiva inicial.
- A execução dos métodos adotados pela BIM proporciona a melhora do gerenciamento das equipes multidisciplinares.
justificativa
A crescente inserção tecnológica tem impactado consideravelmente as empresas e os mercados brasileiros. Com o avanço da ciência e dos métodos científicos no mercado da construção, a sociedade empreendedora passou a assumir um importante papel, tanto no escopo industrial como na interface construtiva. Nesse cenário, a BIM, metodologia amplamente utilizada no setor de planejamentos civis, destaca-se como sendo a alternativa na elaboração de projetos precisamente estimados. O trabalho é responsável por averiguar informações sobre como a compatibilização de projetos é capaz de auxiliar na produtividade da modelagem civil, a qual se baseia na previsão orçamentária de cronogramas enxutos.
...