A Tecnologia Bim
Por: jualfe • 20/10/2018 • Resenha • 507 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
A tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção) é um novo conceito que engloba desde a concepção de um edifício à sua construção e manutenção. Ele uniu vários processos necessários na área da construção de forma padronizada, tornando possível que todos trabalhem em um mesmo projeto e ao mesmo tempo, o que permite maior agilidade e minimização dos erros.
O sistema SIM possibilita que todos os envolvidos (investidores, engenheiros, arquitetos, orçamentistas, planejamento, equipe operacional, entre outros) possam obter informações de acordo com cada necessidade em tempo real e de acordo com cada alteração, as mudanças são recalculadas para todos os processos automaticamente.
A nova sede do Sebrae de Vitória no ES é um ótimo exemplo da eficiência e importância desta tecnologia. A recente instalação conta com 6.820m² de área construída, foi planejada para ser executada com 22 meses (do início a entrega) e um investimento total de R$ 27,8 milhões, segundo superintendente do Sebrae ES José Eugênio Vieira. A tecnologia BIM foi adotada para executar e planejar este empreendimento, o que permitiu a integração entre os processos, proporcionando agilidade, diminuição de ruídos na comunicação, sincronismo dos cronogramas como avanço da obra e planejamento financeiro, além de minimizar os erros de compatibilidade de projetos e isso tudo pôde ser refletido no cumprimento rigoroso do cronograma e do planejamento financeiro do projeto.
O prédio foi premiado na categoria Green Building (Construção Verde), da Associação Latino Americana de Arquitetura, por incluir em seu empreendimento 15 itens de sustentabilidade, tornando o prédio moderno e alinhado as boas práticas de desenvolvimento socioambiental. De acordo com o Sebrae os 15 itens de sustentabilidade inseridos no empreendimento foram:
- Gestão de logística sustentável aos acessos: Interação ao plano de Mobilidade Urbana, com pontos de transporte público e principais ciclovias da cidade.
- Fachada verde: Bio-adaptável, permite ventilação cruzada e barreira natural à ensolação, garantindo conforto térmico & redução uso energia climatização.
- Brises-soleil: Utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar no interior do edifício, de forma a evitar aí a manifestação de um calor excessivo.
- Revestimentos duráveis: Regionais e de baixo impacto ambiental.
- Sistema de reaproveitamento de água da chuva
- Sistema de reaproveitamento de águas cinzas: Águas residuais não industriais e derivadas de processos domésticos
- Sistema de energia solar fotovoltaico: Permite uma economia média de 20% ao mês com despesas referentes à energia elétrica.
- Iluminação natural: Aproveitamento da luz natural/energia solar.
- Sensor de Presença nas áreas comuns
- Sistema de Iluminação Natural Controlada (SINC)
- Gestão de resíduos sólidos
- Uso de técnicas passivas para condicionamento térmico dos ambientes
- Acessibilidade plena
- Equipamentos sanitários de baixo consumo e acionamento automatizado
- Galeria técnica vertical com shafts visitáveis: O shaft, também conhecido como duto, são aberturas verticais para a passagem de tubulações, sobretudo para instalações hidros sanitárias.
Enfim, a tecnologia BIM uni todos os dados dos projetos em um único arquivo, como arquitetura, estrutural, elétrico, hidráulico, incêndio, orçamentário, planejamento, o que permite que toda equipe trabalhe no mesmo arquivo, transmitindo maior confiabilidade, agilidade, precisão e economia nas obras. Além do modelo tridimensional facilitar a visualização do projeto para os clientes.
...