A Terraplenagem
Por: willmartins • 23/4/2017 • Projeto de pesquisa • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 383 Visualizações
TERRAPLENAGEM
Dyego Silva Martins[1]
Janderson Souza[2]
Rafael Rubim[3]
Ricardo Siqueira[4]
Willian Martins dos Santos[5]
Mirella Teixeira[6]
RESUMO
O tópico terraplenagem é um método utilizado para deixar a terra distribuída igualmente pelo terreno a ser implantado o projeto, a fim de garantir uma execução mais proveitosa. Nas últimas décadas, os métodos e maquinas tem evoluído significativamente, de forma a utilizar menos mão de obra e tempo, bem como gerar mais proveitos para os contratantes.
Palavras-chave: Terraplenagem. Materiais. Execução. Inovação tecnológica.
ABSTRACT
The topic earthworks is a method used to leave Earth distributed also by land to be implemented the project in order to ensure a more fruitful implementation. In recent decades, the methods and machinery has evolved significantly, in order to use less labor and time, as well as generate more profits for contractors.
Key-words: Earthworks. Materials. Execution. Technological innovation.
- INTRODUÇÃO
O terraplenagem, também conhecida como movimento de terras, tem como significado o conjunto de medidas necessárias para redistribuir a terra, a fim de que fique espalhada igualmente pelo terreno, para atender a um determinado projeto a ser implantado naquela área.
Para RICARDO e CATALANI (2007), terraplenar significa "encher com terra", conhecida também como mudar intencionalmente a configuração de um terreno. É um serviço complexo e especializado, e de execução agradável. Embora não haja um fator único que estabeleça tal diferença, o conhecimento e a aplicação dos princípios básicos de terraplanagem são de importância capital.
Deste modo, para que seja implantado qualquer tipo de projeto, é imprescindível a realização de terraplenagem prévio, uniformizando o terreno a ser utilizado, para garantir a boa implantação deste.
Independente do porte do projeto, a movimentação de terras de forma prévia é necessária, razão pela qual tem se desenvolvido muito nas últimas décadas.
- HISTÓRICO
Nos primórdios da humanidade até a metade do século XIX, a movimentação da terra era realizada de forma manual ou utilizando animais que, por si só ou com auxílio de instrumentos simples, carregava ou espalhava a terra pelo terreno. O instrumento mais utilizado era a chamada “pá-de-cavalo”, que consistia em uma caçamba com uma lamina de corte rebocada por tração animal.
Após a Revolução Industrial, iniciou-se uma busca pela mecanização de terraplenagem, sendo que, ao final do século mencionado, já havia escavadeiras com pás e outros tipos de maquinários para realizar tal função, principalmente no setor ferroviário.
Com o advento dos motores à combustão interna, reduziu-se o tamanho dos maquinários, ocasionando melhorias até então não experimentadas.
Nas décadas de 20 e 30 foram desenvolvidos tratores movidos a gasolina com lâmina, bem como rebocadores de trator com auto-impulsão.
Após tais inovações, os equipamentos de terraplenagem evoluíram significativamente, atingindo níveis cada vez mais satisfatórios sob o ponto de vista mecânico, gerando um maior aproveitamento da produtividade.
- TERRAPLENAGEM MANUAL
No início, a terraplenagem era feito de modo manual, utilizando ferramentas rudimentares, tais como pá e picareta para o corte e uso de vagonetas ou carroças com tração animal para o transporte.
Devido ao fato de ter pequeno rendimento, este modo de terraplenagem exigia mão de obra barata e abundante, todavia, com a inovação tecnológica, a mão de obra passou a ser escassa, tornando o trabalho mais caro, bem como mais demorado, se comparado ao mesmo trabalho executado por uma única máquina.
Desde que haja mão de obra numerosa, este método não deixa a desejar no quesito tempo, cujos prazos de execução se mantinham num nível razoável ao se comparar com os atuais.
- TERRAPLENAGEM MECANIZADA
Surgido após o período de inovação tecnológica, o uso de máquinas tornou o movimento de terras mais competitivo pelo alto índice de produtividade, apesar do custo elevado.
Pontua-se que este método surgiu em razão da escassez e encarecimento da mão de obra, aliada à eficiência mecânica dos maquinários, que baixou os preços de sua execução, quando comparado ao modo manual.
- OPERAÇÕES BÁSICAS DE TERRAPLENAGEM
O processo de terraplenagem deve seguir um procedimento para ser executado. De forma simples, distinguem-se os principais:
- Escavação;
- Carga do material escavado;
- Transporte;
- Descarga e espalhamento.
Essas operações principais podem ser executadas por apenas uma máquina, gerando economia para o projeto, ou por maquinários diversos, a fim de acelerar sua implantação.
A regularização do subleito nada mais é que a operação destinada a desenhar o leito estradal, transversal e longitudinalmente, obedecendo às larguras e cotas constantes das notas de serviço de terraplenagem do projeto topográfico, compreendendo cortes ou aterros até 20 cm de espessura.
Para a realização da regularização do subleito são indicados os seguintes tipos de equipamento para a execução de regularização:
- Motoniveladora pesada, com escarificador;
- Carro tanque distribuidor de água;
- Rolos compactadores tipo pé-de-carneiro;
- liso-vibratório e pneumático;
- Grade de discos e
- Pulvi-misturador.
A execução da sub-base compreende as operações de mistura e pulverização, umedecimento ou secagem dos materiais em central de mistura ou na pista, seguidas de espalhamento, compactação e acabamento, realizadas na pista devidamente preparada, na largura desejada, nas quantidades que permitam, após a compactação, atingir a espessura projetada.
A base é uma camada de pavimentação destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo-os adequadamente à camada subjacente, executada sobre a sub-base e subleito devidamente regularizado e compactado.
...