A TERRAPLENAGEM, INFRAESTRUTURA E VIAS TERRESTRES
Por: thales weber • 31/10/2017 • Projeto de pesquisa • 790 Palavras (4 Páginas) • 539 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNI-ANHANGUERA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
ALUNA: THALES WEBER
MATRÍCULA: 201420478
DICIPLINA: TERRAPLENAGEM, INFRAESTRUTURA E VIAS TERRESTRES
PROFª.: RAQUEL FRANCO
Equipamentos de Terraplenagem
Classificação, segundo: Cândido do Rego Chaves
- Unidades tratoras;
- Unidades escavo-empurradoras;
- Unidades escavo-transportadoras;
- Unidades escavo-carregadoras;
- Unidades aplainadoras;
- Unidades transportadoras,
- Unidades compactadoras.
Unidades tratora: O trator exerce função de tracionar ou empurrar outras máquinas, sendo unidades básicas de terraplenagem. Podem se deslocar através de pneumáticos ou estreira.
[pic 1]
Função: Tracionar ou empurrar outras máquinas
Especificação técnica: Exemplo D8T Caterpilar: Motor Cat C15 Funcionando com potência líquida nominal total de 231 kW (310 HP) a 1.850 rpm, a alta cilindrada e o grande aumento de torque permitem que o D8T possa manipular materiais difíceis. Associado ao divisor de torque de alta eficiência e à transmissão Power Shift controlada eletronicamente, ele fornecerá anos de serviço confiável. O motor C15 com Tecnologia ACERT™ atende às regulamentações de emissões de Tier 3 da EPA dos EUA, Estágio IIIa da UE e MLIT Etapa 3 do Japão.
Exemplo de uso: Variável opção de uso, dependendo da ferramenta de trabalho a ser acoplado ao equipamento. Podendo ser lamina ou ríperes.
Unidades escavo-empurradoras: Unidades tratoras equipadas com lâmina frontal acionada por comando hidráulico.
[pic 2]
Função: São aplicadas em tarefas combinadas de escavar e empurrar o material terroso.
Especificação técnica: As lâminas convencionais apresentam seção transversal curva, recebendo em sua porção inferior peça cortante denominada “faca”. A faca é ladeada por duas peças menores, ditas “cantos de lâmina”, podendo ser substituído, quando necessário.
São dois tipos de mobilidade permitida nos equipamentos;
Bulldozer: A lâmina é posicionada perpendicularmente ao eixo longitudinal do trator, podendo apresentar apenas movimentos ascendentes e descendentes, permite somente a escavação e o transporte para a frente.
Angledozer ou “trator com lâmina angulável”: neste equipamento, além dos movimentos permitidos no bulldozer, são possíveis deslocamentos da lâmina no entorno de seu eixo vertical.
Exemplo de uso: Desmatamento, destocamento e limpeza de terreno; construção de caminhos de serviço; desbaste transversal de terreno, suavização de declividade de terreno; espalhamento no aterro do material depositado por unidades transportadoras, etc.
Unidades escavo-transportadoras
[pic 3]
Função: Escavação, transporte e descarga de materiais soltos, entre distâncias médias e longas.
Especificação técnica: Basicamente, há dois tipos de unidades escavo-transportadoras: o “scraper” rebocado e o “moto-scraper”.
O “scraper” rebocado é uma unidade tracionada por uma unidade tratora, composta por uma caçamba montada sobre dois eixos equipados com pneumáticos. O acionamento dos comandos é feito por sistema de cabos e polias.
Já no “motoscraper”, a caçamba dispõe de um único eixo de pneumáticos, apoiando-se diretamente na unidade tratora, que poderá ser um trator rebocador de um único eixo (mais comum) ou de dois eixos de pneumáticos.
Exemplo de uso: Corte e transporte de material em terraplenagem de rodovias.
Unidades escavo-carregadoras
[pic 4]
Função: Equipamentos que executam operação de escavação e carga do material escavado sobre outro equipamento, este último participando nas tarefas de transporte e descarga. São pneumáticas ou esteiras.
Especificação técnica: Normalmente conhecidas como pás-carregadeiras, estas máquinas são montadas sobre tratores de esteiras ou de pneumáticos, possuindo uma caçamba frontal acionada por braços de comando hidráulicos.
...