A Usinagem Materiais
Por: leticiasuzanale • 21/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com a revolução industrial, apareceram matérias mais resistentes que motivou o desenvolvimento de aços como ferramenta de corte, posteriormente fez-se o uso de água e vapor como fonte de energia impulsionando a indústria metal-mecanicanica trazendo assim a presença de máquinas-ferramentas responsáveis pela fabricação de outras máquinas e instrumentos.
Atualmente o mercado vem se expandindo, entende-se que com tal evolução se torna necessário para as empresas atualização constante em seus processos para produção das peças solicitadas por seus clientes. A busca por tecnologias, torna-se constante no processo corporativo, aplicando novas práticas no desenvolvimento dos seus processos, que tendem a ser padronizados refletindo no desempenho organizacional de forma positiva, reduzindo suas perdas na produção ou reprocesso.
Analisando-se tal cenário, podemos afirmar que o desenvolvimento do processo de fabricação exige uma escolha precisa das ferramentas de corte e dos parâmetros de usinagem, além de necessária a inovação das maquinas operatrizes, tais escolhas é uma necessidade em razão do aumento da demanda e da redução de custos do processo mantendo uma garantia na qualidade dos produtos, e não apenas a equiparar-se a tecnologia.
Novas máquinas são introduzidas e aperfeiçoadas com um ritmo tão intenso de pôr em serias dificuldades de atualizações até o técnico mais experiente. A máquina operatriz deve ser hoje conhecida por todos os que queiram dedicar-se a qualquer setor da produção mecânica. (ROSSI, 1970)
Existe organizações que operam a anos, usando mesmo métodos e processos para industrializar as suas peças sem influência da globalização industrial, e ao se comparar com o processo de empresas que engrenaram no mercado atualmente pode-se observar que existem perdas e avarias na produção que ficaram imperceptíveis aos olhos de seus gerentes. Quais são os fatores que influenciam na vida útil e no desgaste da ferramenta e suas condições econômicas de usinagem?
O propósito do trabalho é compreender os métodos e parâmetros nos processos de usinagem para que se atinja um resultado melhor na qualidade do produto final. Conceituar o processo de usinagem e seus tipos, estudar as forças de corte envolvidas no processo e os parâmetros de usinagem, apontar os tipos de ferramenta de corte utilizadas nos processos de usinagem e compreender a influência dos parâmetros de corte e ferramentas nos processos.
Com um estudo sobre a usinagem dos materiais, é possível expor que um processo tem possibilidade de ser melhorado a até mesmo alterado sem afetar seu produto final, pelo contrário, é importante sempre estar estudando as tecnologias no processo de produção para agregar melhoria, atraindo maior demanda para o produto.
Através de uma pesquisa minuciosa, encontra-se as teorias que apontam uma necessidade de qualidade na produção, e redução das perdas.
[pic 1]
NOÇÕES BÁSICAS DA USINAGEM DOS MATERIAIS
A usinagem é reconhecidamente o processo de fabricação mais popular do mundo, transformando em cavacos algo em torno de 10% de toda a produção de metais e empregando dezenas de milhões de pessoas (TRENT, 1985).
- – CONCEITOS DOS TIPOS DE USINAGEM
Usinagem é um processo que da forma a uma matéria-prima, engloba uma série de processos. Seu principal proposito, além da obtenção de objeto a partir de um bloco solido, é a criação de peças em series por um custo baixo, envolve basicamente o uso de máquina-ferramenta, como tornos, fresadoras, retificadoras e etc e deve ser considerado diversos fatores durante o processo.
- – A usinagem química
Apesar de mais lentas, entrega resultados mais exatos.
Nesse processo, a usinagem dos metais é através de sua dissolução em uma solução agressiva (ácida ou básica) por esse motivo, as outras partes devem estar protegidas dessa ação usando uma “máscara” com formas e dimensões adequadas feita de um material insensível a solução corrosiva.
As principais etapas de execução da usinagem química são:
- Preparação da superfície do metal;
- Confecção da máscara e revestimento da peça;
- Usinagem química propriamente dita;
- Limpeza
É utilizada em peças com micro detalhes, precisos e complexos, além de furos, rebaixos e gravações
Figura 1- Modelos de peças usinadas por processo químico
[pic 2]
Fonte: Blog PLQ: https://www.plq.com.br/blog/artigo/fotocorrosao
Na Figura 1, observa-se peças rica em detalhes, com características delicadas que podem ser usadas para compor um acessório como brinco ou pingentes.
- – Usinagem convencional
São processos manuais que são supervisionados por um operador como torno ou moinho, processo CNC (controle numérico computadorizado) que também mencionado como não-convencional por depender de um computador no lugar do operador.
...