A Utilização do aço na construção civil
Por: Marcel aço • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.410 Palavras (6 Páginas) • 200 Visualizações
Na Tarefa 2.2 você apresentou um provável tema, problema e objetivos da pesquisa que pretende realizar ao longo do curso. Agora, na Tarefa 3.2 resgate esses 3 componentes da pesquisa e apresente outros 3 componentes (justificativa, revisão de literatura e metodologia) descritos a seguir:
- Tema:
R: Utilização do aço na construção civil
- Problema:
R: Quais vantagens em usar aço na construção civil?
Nota-se quais impactos tanto positivo e negativo em usar o aço na construção civil, tais como rapidez na execução, custo benefício e praticidade.
- Objetivo Geral:
R: Fazer um diagnóstico profundo mostrando as vantagens e desvantagens em usar o aço na construção civil. Podendo até especificar as construções (estruturas) onde fica mais viável usar o aço ou não.
- Objetivos Específicos:
R: - Fazer uma revisão bibliográfica sobre o uso de aço na construção civil - Fazer uma análise sobre as vantagens e desvantagens do uso do aço na construção civil
- Quais são os impactos positivos e os negativos, tais como rapidez na execução ou a demora da execução ou também quais são os impactos ambientais em usar o aço e quais os impactos em usar outro material.
- Utilizar uma metodologia para que seja provado que o uso do aço na construção civil de fato é uma verdade.
- Justificativa: em até 200 palavras, justifique a escolha e a relevância de se estudar este tema com os demais elementos necessários para problematizar sua situação de pesquisa.
R: O uso do aço na construção civil tem origem no século XVIII com a construção da ponte sobre o Rio Severn na Inglaterra em 1779. Esse foi um importante marco na construção civil, pois permitiu que um material mais resistente, porém caro, fosse utilizado para criar estruturas maiores. Já no século em que nos encontramos e devido a variedade de produtores de aço e também um diversos misto de produtos que se pode encontrar hoje no mercado esse empecilho, chamado “Caro” se tornou muito barato. Hoje em dia dependendo do tamanho da estrutura, uma estrutura fabricada em aço fica barato em relação a madeira, levando em consideração que a madeira hoje se tornou escassa e também há diversas leis que barram a venda de madeira ilícita tornando-a assim mais cara. Embora o aço ter um fator em desfavor, que no caso é a corrosão, podemos quebrar essa barreira com produtos que aplicados nele possa ter uma durabilidade muito boa. O uso do aço hoje é visto em qualquer obra seja externa ou até mesmo oculta, porém dentro de uma viga de concreto, sempre está lá, ele, o forte e resistente aço.
- Revisão de literatura:
Aço, liga de ferro, carbono, silício entre outros componentes, começou a ser utilizado no século XVII. Onde olhamos hoje no século atual, podemos ver um material com nome tão pequeno, porém com uma utilização e aplicação gigantesca.
Com tantas utilizações, o aço hoje é encontrado em diversas obras famosas dentro do Brasil. Citamos a ponte rodoferroviária que liga São Paulo ao estado de Mato Grosso do Sul, onde observa uma obra mista entre aço e concreto, mostrando assim o quão importante é o uso desse material nos dias de hoje e no futuro.
No mundo atual, tempo significa dinheiro e com isso o aço veio com um objetivo que é a rapidez de se executar uma obra esculpida em aço e assim vamos ver o que fala o que grandes empresas e pesquisas falam sobre esse uso.
Segundo o Portal Metálica:
A utilização de aço na construção tem vantagens significativas, podendo citar alguns deles como: Flexibilidade, compatibilidade com outros materiais tal como concreto, alivio de carga nas fundações, organização no canteiro de obra, reciclabilidade, preservação do meio ambiente, precisão construtiva, menor prazo de execução e entre outros benefícios.
A corrosão, deformações excessivas, flambagem local e global e fraturas são algumas prevenções patológicas que podemos chamar de “desvantagens” que o aço pode ter. Contudo não há problema algum para os profissionais que trabalham com isso fazer as correções e adequarem a utilização do aço conforme a necessidade de cada obra (Pravia e Betinelli 2003).
Depois de analisar cada opinião citada observamos que as desvantagens em relação as vantagens no uso do aço é bem inferior e mesmo assim é possível trabalhar 100 % utilizando o aço, atentando a cada cuidado na execução para que haja problemas estruturais e estéticos causados por deformação, flambagem, fraturas e corrosões.
...